"Não existem métodos, conceitos, práticas e ferramentas que, sozinhos, resolvam os problemas diários de uma empresa. É preciso um conjunto de pequenas coisas."
*.=.=.* Por Bruno Mello | 14/09/2015
É natural dos seres humanos, especialmente dos homens de negócios, buscarem métodos, conceitos, práticas e ferramentas que resolvam seus problemas diários e, no caso das empresas, as direcionem ao sucesso.
Ao mesmo tempo em que esses "atalhos" são vendidos aos montes, percebemos que se fosse assim tão simples quanto ingenuamente imaginamos não veríamos a quantidade de profissionais e empresas numa busca infindável por... métodos, conceitos, práticas e ferramentas que levem ao sucesso.
O mais interessante é que esses processos podem levar ao sucesso, porém, não existe fórmula pronta. Você sabe que cada negócio, situação e ambiente são únicos e demandam soluções customizadas. Mas vai além disso.
Nunca será um método, um conceito, uma prática, uma ferramenta isolada que solucionará todos os problemas ou criará soluções para as empresas. Aqui mora um dos principais erros corporativos. Vendem-se e compram-se soluções específicas para questões complexas, amplas e, essencialmente, holísticas.
Você deve comprar e aplicar as ferramentas desde que elas sejam diversas e integradas. O grande integrador é o Marketing orientado ao propósito. Mas, de novo, não existe fórmula mágica para o sucesso. O caminho é ter uma cultura e uma estratégia bem desenhada e uma execução exímia, outros três pontos em que os erros são constantes.
Esses, aliás, foram os fatores que jogaram o CRM no limbo por muito anos. Vendia-se uma ferramenta essencialmente por meio da tecnologia que aterrissava nas empresas sem a cultura do cliente e sem estratégia. Simplesmente não funcionava.
Durante os últimos 10 anos acompanhando, conversando e entrevistando diretores de Marketing, CEOs e sócios de empresas brasileiras e multinacionais diariamente, além de liderar um negócio, percebo que nunca é um método, um conceito, uma prática e uma ferramenta que faz a diferença.
O que leva ao sucesso são muitas pequenas coisas juntas, como novamente me ensina Romeo Busarello, Diretor de Marketing da Tecnisa, e recentemente me relembrou Leila Velez, CEO do Instituto Beleza Natural, em recente entrevista para a TV Mundo do Marketing.
No caso do Beleza Natural, é a junção de um produto único (o Super Relaxante), com um serviço que não vende apenas a aplicação do produto, e sim um atendimento diferenciado, aliado ao propósito da marca, que é elevar a autoestima das mulheres.
Tudo isso, com uma cultura muito forte de servir, aprendizado, inovação, pertencimento, alinhamento de valores, seleção e treinamento cuidadoso e relacionamento efetivo e diferenciado com todos os colaboradores. São detalhes. Desde a música ambiente na entrada até a flor na saída.
Lembra-me o Rock in Rio, longe de ser um festival de música. É a excelência em todos os pontos de contatos não só com o cliente, mas da estratégia diferenciada à execução cuidadosa em mínimos detalhes. É o todo, é o Marketing Holístico que defendemos.
Que não é fácil, não tem atalhos e não permite amadorismo. Erros, acontecem, especialmente quando insistimos em correr mais rápido do que nossas pernas permitem na ânsia de entregar o resultado trimestral.
Ter uma marca que faz a diferença na vida das pessoas não se faz da noite para o dia, usando um método, conceito, prática e ou ferramenta que promete soluções como aqueles lambe lambes colados em postes, dizendo trazer o seu amor de volta em sete dias.