Total de visualizações de página

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

E-commerce: estudo revela elevada taxa de abandono de carrinhos de compras


Henrique Candeias, 
2018/02/06, 10:04 
Postado em 06 de fevereiro de 2018 às 23h45m


O recente estudo E-Commerce Radar, com os resultados consolidados no comércio eletrônico brasileiro em 2017, apresentou importantes informações sobre o comportamento dos consumidores nos mais diversos segmentos. 
Entre os dados apresentados destaca-se a alta taxa do chamado abandono de carrinho, em que o cliente seleciona os produtos que pretende comprar no site, porém não finaliza a venda. A média observada no E-Commerce Radar foi de 82% de carrinhos abandonados em 2017.
Apesar de elevada, a taxa de abandono de carrinho manteve-se estável em comparação aos anos anteriores. Porém o aumento do acesso por meio de dispositivos móveis surge como novo fator a ser trabalhado pelo mercado para transformar o abandono em conversões em venda.
Hoje em dia é muito comum os consumidores realizarem pesquisas de preços, ou até mesmo ‘reservar’ os produtos desejados em um site utilizando o celular. Porém para a tomada de decisão eles ainda sentem-se mais seguros utilizando um desktop, onde pode analisar com maior cuidado as informações. Nesse sentido o abandono do carrinho pode representar uma desistência da compra, mas também pode ser uma venda a médio prazo, explica Anderson Martins da loja virtual ImpressorAjato.com, especializada em artigos para impressão.
Para o especialista, mesmo a alta taxa de abandono de carrinho sendo considerada normal, é necessário um trabalho constante para reduzir essa porcentagem, em grande parte ligada a UX, como é chamada a experiência do usuário ao navegar no site. Fatores como falta de informação, tempo de carregamento de página ou mesmo preenchimento de pesquisas e cadastros são capazes de fazer o consumidor preferir adquirir o produto desejado em outra loja.
Em muito sites não é possível saber o valor do frete diretamente na página do produto, sendo o consumidor obrigado a colocar o produto no carrinho para só assim saber o custo e prazo de entrega. São detalhes como esse que torna a navegação mais demorada e difícil para o cliente, e isso pode afetar na decisão de compra.
Segundo o Radar E-commerce, o segmento de eletrônicos obteve a menor porcentagem de abandono de carrinho, com 69,1%, enquanto materiais artísticos e tabacaria ficaram com as maiores taxas, 90,3% e 91,3%, respectivamente.

UOLDIVEO apresenta nova área focada em inovação


Mafalda Martins, 
2017/12/27, 11:00 
Postado em 06 de fevereiro de 2018 às 23h10m


A empresa do Grupo UOL que oferece serviços de tecnologia para apoiar as companhias em sua jornada para o digital, anuncia a criação da área de Inovação, que iniciará atividade com trabalhos em projetos-piloto a partir de necessidades apresentadas por clientes.
A nossa atuação está focada em quatro pilares principais: Big Data & Analytics, Internet of Things, Machine Learning/Artificial Intelligence e Jornada de Nuvem/transformação Digital. A célula de Inovação tem por missão colaborar com todas as áreas do UOLDIVEO, disseminando a cultura ágil e facilitando a adoção de ferramentas e processos estado-da-arte. 
Dessa forma, queremos liderar a modernização da forma que trabalhamos, simplificando entregas e focando na transformação de nossos clientes, explica Alexis Rockenbach, Head de Inovação da empresa que assume a liderança da nova área.
O UOLDIVEO tem o objetivo de acelerar a criação de um novo portfólio de serviços especializados, ampliando o leque de soluções de transformações dos negócios. Em sua primeira fase, a divisão conta com  40 profissionais voltados a desenvolver novas soluções tecnológicas para o mercado baseadas nas necessidades dos clientes, resolvendo os problemas sentidos em diversos setores.
Essa equipe está trabalhando em nosso núcleo, mas todos os membros seguirão integrados e atuando também em suas funções de origem. O conceito é que a inovação não é uma ação apenas de um grupo específico, e sim uma responsabilidade de todos na organização, destaca o executivo.
A expectativa é que a empresa, após a criação da nova área, consiga ampliar em 5 vezes o número de colaboradores, investindo em novos talentos, automatização e inteligência.  
Inovação é a nossa grande prioridade em 2018. A evolução constante sempre marcou o portfólio do UOLDIVEO e estou certo de que esse processo será ainda mais rápido a partir de agora, com a criação de uma área específica para Inovação, conduzida por profissionais comprometidos e amplamente capacitados, finaliza Rockenbach.

Opinião | Construindo uma internet mais segura para os jovens


Marc Asturias - Fortinet, 
2018/02/06, 12:47 
Postado em 06 de fevereiro de 2018 às 22h15m


A internet tornou-se parte fundamental da nossa vida. Ela nos conecta a pessoas do mundo inteiro e permite inúmeras oportunidades devido ao seu grande alcance. Apesar da confiança que depositamos nela, seja para buscar soluções para um problema ou enviar trabalhos de escola ou relatórios do trabalho, a internet não é um espaço 100% seguro. Na verdade, ela é muitas vezes usada com intenções que visam danificar outras pessoas. 

E com o número de usuários maior a cada ano – 404 milhões de usuários da internet na América Latina e no Caribe em 2017 e mais de 60% são jovens entre 15 e 24 anos – a responsabilidade também aumenta.

Por isso, 6 de fevereiro foi escolhido o Dia da Internet Segura em 2018. Esta é a ocasião perfeita para incentivar todos os usuários da internet, principalmente as novas gerações, a criar um ambiente digital seguro para todos. Porém, isso exige um esforço coletivo para criar e reforçar a conscientização dos usuários. É fundamental conhecer as ameaças e os riscos potenciais e promover uma mudança cultural no uso da internet para construir uma internet mais segura.


Com um volume diário médio de 1,8 bilhão de ataques detectados em um trimestre de 2017, mais do que nunca agora é importante estar ciente sobre as ameaças latentes. Com os avanços tecnológicos, também evoluem as ferramentas de hackers destinadas a roubar informações sensíveis do usuário para obter ganhos pessoais. Algumas medidas podem ajudar a proteger os dados dos usuários e melhorar suas defesas contra violações.
Faxina diária
Estar familiarizado com práticas seguras é apenas metade da batalha. A implementação dessas práticas é o que vai, de fato, evitar violações de dados, ataques de ransomware e outras ameaças maliciosos resultantes do uso da internet. Veja abaixo algumas práticas comuns que podem ajudar a prevenir ciberataques:

Atualização do navegador de internet, dos dispositivos e software
  1. É desagradável parar o que você está fazendo para instalar uma nova atualização de software, mas esses 5 a 10 minutos da instalação podem evitar horas de trabalho perdido, sem contar o estresse de perder dados pessoais e o tempo para cancelar cartões de crédito e obter novos documentos pessoais. É essencial manter todos os navegadores, dispositivos e software atualizados para obter uma experiência de internet saudável.

Atenção especial aos e-mails
Os anexos de e-mail continuam entre os métodos mais comuns de ataque; atraindo os usuários a fazer, sem querer, o download de malware malicioso. Uma regra básica é abrir anexos somente de pessoas que você conhece, ou de quem você solicitou informações e que pareçam legítimas.

Força da senha
Já aprendemos a usar mais do que nosso sobrenome ou aniversário nas senhas. Porém, uma boa senha não leva em conta somente sua força. O hábito de mudar as senhas a cada dois meses e não usar sempre a mesma senha contribui para proteger suas informações pessoais. Os gerenciadores de senhas criptografadas podem ajudar a coordenar todas elas.

Além disso, a autenticação de dois fatores não permite aos hackers o acesso à sua conta de e-mail ou conta bancária, mesmo que consigam roubar sua senha. A autenticação de dois fatores exige tentativas individuais de acesso e a digitação de um código de segurança enviado ao telefone do usuário.

Práticas de uso das redes sociais

  1. As redes sociais estão cada vez mais incorporadas à nossa rotina. Dados estatísticos mostram que o uso médio diário das redes sociais aumentou para 135 minutos por dia em escala global. As gerações mais jovens usam as redes sociais com mais frequência; e as pesquisas mostram que os adolescentes gastam em média um terço do seu dia nas redes sociais. Práticas seguras contribuem para um ambiente mais seguro, como limitação de informações pessoais, uso de configurações de privacidade em jogos e aplicativos de redes sociais, filtro regular de solicitações de amizade e atenção ao fornecer informações de cartão de crédito em compras de jogos.

Expansão da conectividadeA conexão de internet não está mais limitada ao seu smartphone ou notebook; agora temos carros inteligentes, TVs inteligentes, sistemas de entretenimentos e até mesmo aquecedor e ar condicionado controlados por Wi-Fi. Em uma era de hiperconexão, onde cada homem, mulher e criança do planeta deve ter 4,3 dispositivos conectados à internet até 2020, é importante saber onde você está se conectando, quais informações estão sendo compartilhadas e com quem essas informações estão sendo compartilhadas para garantir o uso seguro da internet.

A Internet das Coisas (IoT) e os ambientes na nuvem abriram um mundo de possibilidades, mas também trazem riscos. Nunca foi tão fundamental aumentar a conscientização entre os jovens usuários de internet e incentivar a educação desde cedo sobre o uso adequado.

Opinião | A nova era da TI Analítica e seu papel para o sucesso nos negócios


Luis Carlos Nacif - Microcity, 
2018/02/06, 09:00 
Postado em 06 de fevereiro de 2018 às 20h00m


O que faz uma empresa ser considerada um sucesso? Muitos podem afirmar que é a quantidade de clientes, outros que é a receita gerada ao final de cada mês, enquanto alguns dirão que é a presença de uma marca em diferentes mercados e regiões do planeta. Mas, o que de fato faz a diferença entre vencer e fracassar no mundo dos negócios é a maneira como são tomadas as decisões críticas que impactam em todos os pontos citados acima.

Nesse sentido, a tecnologia tem um papel fundamental para tornar as companhias mais competitivas e seus gestores mais preparados para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que irão surgir amanhã, no mês que vem ou nos próximos anos. 
A partir de informações estratégicas geradas por soluções e ferramentas de inteligência analítica, comobusiness intelligence e analytics, é possível viabilizar a geração de dados precisos sobre todos os processos do negócio, como vendas e compras, finanças, atendimento, estoque, contabilidade, etc..
Em outras palavras, são essas tecnologias capazes de analisar grandes volumes de dados, o famoso big data, que irão entregar insights e visão abrangente dos negócios, possibilitando tomadas de decisões mais assertivas e proativas. Com essas análises, as companhias podem criar indicadores mais detalhados de diversas rotinas, e identificar onde cortar custos, onde investir em melhorias, quais unidades geram mais renda, onde estão as perdas de receita, entre outros.
Mas não para por aí, para obter ainda mais diferenciais competitivos, é preciso pensar em como reverter essas informações obtidas em leads de vendas, fidelização de clientes, e outras oportunidades. Estou falando da geração de resultados. Afinal de contas, os insights fornecidos têm de virar algo tangível, ou não terão valor algum, não é mesmo?
E quem acha que este é um caminho que será trilhado apenas por alguns players do mercado em setores específicos, enquanto a maioria continuará exercendo suas atividades como sempre fez, está redondamente enganado.
Assim como os apps tornaram os smartphones indispensáveis para as nossas vidas, permitindo manter contato com outras pessoas, acessar dados e funções bancárias, organizar gastos pessoais, comprar e vender na internet, e inúmeras outras coisas, as soluções e ferramentas que permitem enxergar os negócios como um todo devem se tornar obrigatórias para gestores, diretores, gerentes, supervisores, coordenadores, ou qualquer outro tomador de decisão, basearem suas escolhas em fatos, e não em achismos.
No entanto, essa não será uma tarefa fácil. Nesse novo modelo de negócios, no qual as informações é que darão suporte às operações corporativas, as empresas terão de contar com infraestrutura de TI de ponta para sustentar toda a carga de análises, serviços de manutenção, monitoria e atendimento, sem falar na adequação e implantação das tecnologias analíticas. Fazer todas essas adaptações internamente, sobrecarregaria as equipes de TI, que têm outras prioridades em seu dia a dia.
Por isso, o outsourcing surge como a melhor opção. Mas fique atento na escolha do seu parceiro. É fundamental avaliar se ele está pronto para atender às mudanças que são necessárias para colocar os negócios nessa nova era, na qual a informação se tornou o combustível que mantém as organizações em movimento, sobrevivendo às crises, concorrentes e às transformações do segmento no qual atuam.