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domingo, 2 de março de 2014

Cachaça Caraçuípe adota posicionamento premium



"Marca adota nova embalagem e pretende alcançar o mercado internacional até o fim do ano. O produto pode ser encontrado no território nacional em duas versões: Ouro e Prata."




*.#||#.* Por Luisa Medeiros, do Mundo do Marketing | 28/02/2014


Em busca de um novo perfil de consumidor a cachaça Caraçuípe adota uma embalagem premium. A garrafa pertence a linha Covet e é produzida pela Owens-Illinois. 

A bebida com a nova roupagem pode ser encontrada em duas versões: Ouro, armazenada em um barril com madeira especial que interfere na coloração e sabor do produto, e Prata, considerada pura por não sofrer interferência da madeira na qual é armazenada. 

A cachaça é distribuída em todo o mercado nacional, pelo preço sugerido de R$ 44,00 a Ouro, e R$ 34,00 a Prata. Com a mudança, a marca pretende alcançar o mercado internacional.

Ações criativas ativam marcas no carnaval



"Durante a festa, empresas lançam produtos comemorativos, patrocinam camarotes e blocos de rua, além de desenvolverem conteúdos digitais para interagir com o folião."



#.*||*.# Por Luisa Medeiros, do Mundo do Marketing | 28/02/2014



A força cultural do carnaval e as festas que movimentam milhões de reais atraem as marcas em busca de se aproximar do seu consumidor final. As ativações vão desde patrocínios a camarotes e blocos de rua até a elaboração de conteúdo digital, distribuição de brindes e deslocamento da força de venda para os lugares mais badalados das comemorações. 

Empresas como Geneal e Itália planejam um aumento de pelo menos 20% em suas produções para atender à demanda dos consumidores que estarão presentes na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. Ambas vêm treinando ambulantes para levarem os produtos até os foliões na passarela do samba.

Em salvador, a Nova Schin lança latas comemorativas estampadas com símbolos regionais, como o Elevador Lacerda e a típica baiana. A Skyy Vodka aproveita o período para lançar uma coleção de copos com gravuras de pandeiros, máscaras e passistas. O produto será comercializado em supermercados em todo território nacional, dentro de uma embalagem promocional contendo também uma garrafa da bebida. O preço sugerido é de R$27,90.

O Cinemark, por sua vez, aproveita a ocasião para absorver os consumidores que querem fugir da agitação. A rede lança a promoção “Samba no pé, ingresso na mão” que reduzirá o preço das entradas para R$ 4,00 a meia e R$ 8,00 a inteira. Os valores são válidos para as sessões iniciadas até as 17 horas, exceto salas 3D e XD, no período entre o dia 1º e 4 de março.

Presença certa nos camarotes
Um dos espaços preferidos de grandes empresas é o Camarote Brahma, que recebe ativações de marcas como Knnor, Hellmann’s e Zero-Cal. A Knnor oferecerá aos convidados tigelas personalizadas com ensopadinho de costela feito na panela de pressão com o caldo da marca. A Hellmann’s servirá cachorro-quente acompanhado de seus condimentos: maionese, mostarda e ketchup. Já a Zero-Cal disponibiliza drinks que combinam cerveja e chope com o adoçante.

Ainda na Marquês de Sapucaí, o camarote Guanabara receberá mil pessoas por noite. O espaço conta com serviço de maquiagem, customização de camisetas e distribuição de adereços. Os convidados desfrutarão ainda do serviço de massagem e cervejas importadas. As mulheres ganharão um kit de produtos Mabyline.  O espaço conta com climatização, elevador, três bares, pista de dança e 14 shows.

A Camil servirá caldinho de feijão durante os desfiles do Sambódromo do Rio de Janeiro para 300 convidados internacionais de mais de 50 países. A ativação acontece no camarote da Agência Brasileira de Promoção e Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O espaço conta com móveis e objetos de decoração produzidos por artistas brasileiros.


Carnaval de Salvador
A Neutrogena investe simultaneamente nos carnavais do Rio e de Salvador. A marca da Johnson & Johnson fará ativações dentro do Camarote Expresso 2222,  que fica no circuito Barra Ondina em Salvador, e no Camarote Veja Rio, na Marquês de Sapucaí. O objetivo é proporcionar uma experiência de cuidados com a pele. Já a Niely cosméticos patrocina pela primeira vez o carnaval de Salvador, investindo no camarote e no trio da cantora Daniela Mercury. Em Recife, a aposta da empresa foi o Bloco Galo da Madrugada.


O investimento total foi de R$ 2 milhões. A intenção é promover a linha CliniHair e para isso a marca oferecerá durante os eventos o serviço de penteados estilizados. A Cacau Show também disponibilizará cerca de 20 mil produtos da marca para os convidados do camarote da família Gil. Entre os intens estão trufas e tabletes.

A Accorhotels, por sua vez, terá um espaço exclusivo no Camarote Salvador para os clientes que resgatarem ingressos utilizando os pontos do programa de fildelidade da rede. A companhia investe em uma ativação inusitada, colocando uma cama padrão dos quartos dos hotéis Ibis no local durante o evento. A intenção é provar o conforto do móvel e que com ele é possível dormir mesmo em meio ao barulho.

Carnaval de rua
Além do camarote próprio, voltado exclusivamente para executivos e fornecedores, o supermercado Guanabara investe também do carnaval de rua por meio de patrocínio aos blocos Imprensa que Eu Gamo, Banda da Barra e Bloco Show do Antônio Carlos. A empresa patrocina ainda a escola de samba do Grupo Especial Beija Flor e a Acadêmicos de Santa Cruz, que desfila no Grupo A do Rio de Janeiro. 

O Engov, patrocina o “Simpatia é quase amor”, que desfila em Ipanema, na Zona Sul da cidade. O bloco que originalmente adota as mesmas cores da embalagem do comprimido, amarela e lilás, receberá pela primeira vez o patrocínio oficial. Os ritmistas usarão camisetas com a identidade visual do medicamento e a marca também distribuirá ventarolas e viseiras para os foliões.

Folia digital
No clima carnavalesco, o Groupon criou uma brincadeira para ser compartilhada entre seus clientes. O site de compras coletivas disponibilizou como oferta da semana o Vale Night. O voucher não tem custo real e não se relaciona a nenhum produto ou serviço verdadeiro. A oferta consiste em um texto divertido com recomendações para curtir a folia e pode ser compartilhado com os amigos em forma de cupom presente enviado por e-mail.

A Luftal também aproveita a internet para lançar uma web serie de animação com o seu mascote Borgorigmo. O personagem que é um antivilão viverá aventuras em cenários carnavalescos da Bahia, sendo derrotado pelo medicamento. As produções poderão ser acompanhadas na semana do carnaval no canal da marca no YouTube.