Total de visualizações de página

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Pesquisadores criam rede 50 mil vezes mais rápida que a banda larga


--------------------------------______  _____________-------------------------------



por
Para o TechTudo
17/02/2016 10h57 - Atualizado em 17/02/2016 10h57
Postado em 19 de fevereiro de 2016 às 23h20m

A maior velocidade de transferência de dados entre um transmissor e um receptor, 1.125 terabits por segundo, usando tecnologia ótica, foi atingida por pesquisadores da University College, em Londres, Inglaterra. 

Esse valor é 50 mil vezes maior que a velocidade possível em um plano de Internet de 25 mega, velocidade considerada alta no Brasil.

Mito ou Verdade? O que realmente prejudica ou ajuda a sua conexão Wi-Fi
É difícil ter a perspectiva do que uma conexão de 1 tera significaria. 

Em virtude disso, os cientistas responsáveis pelo projeto mensuraram, em um comunicado à imprensa, que os 1.125 terabits por segundo são suficientes para copiar todos os episódios já lançados de Game of Thrones, em resolução HD, em apenas um segundo.
Técnica usou meio ótico para transmitir informação em velocidade recorde (Foto: Divulgação/Google Fiber)
Técnica usou meio ótico para transmitir informação em velocidade recorde (Foto: Divulgação/Google Fiber)

Polina Bayvel, um dos cientistas responsáveis pelo experimento, comemorou o resultado e declarou que a pesquisa mostra “que conexões de terabits por segundo são possíveis na busca por capacidades cada vez maiores de transmissão de dados via fibra ótica”. 

Para os pesquisadores, esse primeiro passo abre espaço para o desenvolvimento de uma tecnologia que torne esse tipo de velocidade de conexão uma realidade no cotidiano.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tech no Android ou iPhone
O feito foi possível porque os pesquisadores aplicaram um sistema ótico para transferir a informação de um lado a outro do sistema.

Usando 15 canais e uma série de técnicas de processamento, os dados foram divididos e modulados em diferentes frequências de luz para ocupar cada um desses canais.

Na outra ponta do sistema as 15 vias de informação foram fundidas no que os cientistas chamaram de super canal. Por fim, um receptor preparado para esse volume de informação recebeu o sinal e o transformou na informação originalmente transmitida.

Qual a melhor empresa de banda larga no Brasil? Comente no Fórum do TechTudo!
O próximo desafio do estudo é desenvolver uma técnica que permita a transmissão a velocidades tão altas usando cabos óticos normais. 

Nesse cenário, os pesquisadores terão de enfrentar a perda de sinal que ocorre naturalmente nesse tipo de conexão. Como o estudo ainda está em fases iniciais, infelizmente, não há perspectivas de que esse tipo de tecnologia chegue ao usuário comum no curto e médio prazos.

Via Phys.org

Disco de vidro pode guardar arquivos com até 360 TB 'para sempre'


--------------------------------______  _____________-------------------------------


Raquel Freire
por
Para o TechTudo
17/02/2016 14h57 - Atualizado em 17/02/2016 14h57
Postado em 19 de fevereiro de 2016 às 21h55m

Pesquisadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, anunciaram uma unidade de disco que pode armazenar dados, como documentos e obras de arte, 'para sempre'. O dispositivo, que consiste em um pequeno vidro nanoestruturado e tem gravação a laser, é capaz de guardar 360 TB por até 13,8 bilhões de anos.

Pesquisadores criam rede 50 mil vezes mais rápida que a banda larga
A tecnologia foi batizada de armazenamento digital 5D. O nome surgiu a partir do tamanho e da orientação, além da posição dos dados – que é tridimensional. Por enquanto, cientistas estão em busca de empresas interessadas em tornar o protótipo um produto comercializável.
Novo disco de dados pode guardar 360 TB por 13,8 bilhões de anos (Foto: Divulgação/Universidade de Southampton)
Novo disco de dados pode guardar 360 TB por 13,8 bilhões de anos (Foto: Divulgação/Universidade de Southampton)

A enorme durabilidade do dispositivo está relacionada à sua resistência. Os discos de armazenamento de vidro são estáveis a temperaturas de até 1.000º C. O período de 13,8 bilhões de anos é estabelecido tomando como referência uma temperatura ambiente de até 190º C.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tech no Android ou iPhone
Segundo os cientistas, que apelidaram a mídia de "Superman memory crystal", por conta dos cristais mostrados no filme "Superman", a descoberta abre uma nova era de arquivamento de dados eterno. 

Com o armazenamento 5D, documentos, livros históricos importantes, obras de artes e descobertas científicas podem ter uma vida ilimitada, pelo menos virtualmente.

De acordo com o professor Peter Kazansky, um dos responsáveis pelo projeto, o protótipo pode ajudar no futuro: "Esta tecnologia pode garantir a última prova da nossa civilização: tudo o que aprendemos não será esquecido", afirma.
Armazenamento óptico 5D tem vida útil infinita (Foto: Divulgação/Universidade de Southampton)
Armazenamento óptico 5D tem vida útil "infinita" (Foto: Divulgação/Universidade de Southampton)

Ainda não há previsão de quando a mídia chegará ao mercado e o preço do protótipo não foi anunciado pela universidade. 
Confira no vídeo abaixo a fabricação do disco de armazenamento 5D. 
Via University of Southampton e Peta Pixel 

Nova tecnologia permite trocar de operadora sem mudar o chip

--------------------------------______  _____________-------------------------------

O plano é fazer com as pessoas possam ativar remotamente o chip inserido nos aparelhos para que eles se conectem à rede do celular. O GSMA, grupo que representa empresas de telefonia e fabricantes de dispositivos móveis, planeja lançar um padrão similar para todos os dispositivos deste tipo (smartphones, smartwatches, tablets, entre outros) em junho.

A tecnologia também permitirá que as fabricantes possam produzir aparelhos que sejam menores e leves, já que o novo chip ocupará bem menos espaço e não precisará ser retirado manualmente. O relógio inteligente Gear S2 Classic 3G, da Samsung, será o estreante da tecnologia e deve chegar ao mercado em março.

Vale lembrar que os chips programáveis não são exatamente uma novidade no mercado, já que os iPads já contam com recurso semelhante. No entanto, a GSMA ressaltou que “ esta é a única solução comum, interoperável e com especificação global que tem o apoio da indústria móvel”. 

Via: GSMA e Samsung.