Total de visualizações de página

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Petrobras inicia reestruturação da área de comunicação

"Novo modelo será implantado a partir de dia 1° de novembro. Setor inclui atendimento à imprensa, comunicação interna, publicidade, mídias sociais e patrocínios." 

*:=.=:* Por Priscilla Oliveira | 14/10/2015

Gipope-Marketing
A Petrobras está iniciando a reestruturação da sua área de comunicação, que inclui atendimento à imprensa, comunicação interna, publicidade, mídias sociais e patrocínios. O novo modelo – que é parte de uma revisão mais ampla do projeto atual de gestão da estatal como um todo – foi aprovado pela Diretoria Executiva e entrará em vigor a partir do dia primeiro de novembro.

A mudança foi planejada com apoio da consultoria Bain, que já possuía contrato com a companhia para esse tipo de serviço. De acordo com comunicado oficial da Petrobras, dado em resposta à solicitação ao jornal Folha de São Paulo, o trabalho teve como premissas principais a centralização das atividades, melhoria dos processos e otimização de recursos. 

Com o novo modelo, haverá redução de 30% dos gastos referentes ao corpo gerencial, com gerências que deixarão de existir ou que mudarão de status.
Como resultado dos estudos realizados, também foram identificadas possibilidades de redução dos serviços contratados, em licitações futuras. 

Após os novos processos licitatórios, caberá às empresas prestadoras de serviço definir o efetivo necessário para execução das atividades. Em maio deste ano o corpo de colaboradores da área contava com 1.146 postos. Com a reestruturação, cerca de 511 devem deixar de existir. 
Petrobras, Reestruturação, Comunicação

Das telas para toda a casa: Google mostra que o futuro já chegou

"Gigante de tecnologia equipa suíte em São Paulo e apresenta todas as funcionalidades que o celular oferece para facilitar a rotina durante o evento #CasaGoogle."


Por Roberta Moraes | 15/10/2015

Gipope-Marketing

Uma casa do futuro onde é possível ter ideias do que cozinhar com alguns cliques e assistir a um vídeo com a explicação da receita, saber notícias ou definir o roteiro de uma saída apenas com o comando de voz, escolher música ou um livro para deixar a permanência no banheiro mais agradável, ou até mesmo transformar TV’s comuns em smartTVs para ver filmes por streaming. 

O que antes parecia tema de ficção científica, já faz parte da realidade, inclusive dos brasileiros. Casas comuns podem ser transformadas em residências inteligentes apenas com o uso de um smartphone. O futuro já começou e a ativação dele está na palma da mão.

Depois de conquistar a rotina dos usuários, o Google agora quer marcar presença no lar deles. E para isso, é preciso apenas aproveitar os recursos que já disponibilizados. Para mostrar todas essas funcionalidades, a empresa transformou a suíte presidencial do Hotel Unique, em São Paulo, em um apartamento conectado para apresentar a um grupo de jornalistas da América Latina como a tecnologia desenvolvida pela empresa pode estar presente em ações corriqueiras.

A jornada começa pela cozinha. Espaço bastante valorizado nas casas brasileiras por ser área de integração e palco de grandes encontros familiares. Mas, se quem está na cozinha tem que cozinhar, de onde vem a inspiração para preparar os pratos para oferecer a parentes e amigos? Do YouTube, responderia o Google. 

A plataforma de vídeo conta com um grande número de canais de culinária e, apenas em 2015, foram assistidos ao equivalente a 2.600 anos deste tipo de conteúdo. O dado reforça como essa tendência está transformando a vida das pessoas: tanto das que assistem, quanto das que produzem.

Além de facilitar a rotina de quem não tem dotes culinários desenvolvidos, o sucesso desses programas está fazendo com que seus produtores sejam levados para mídias tradicionais. Este é o caso do casal Carol Thomé e Duca Mendes, do canal “Cozinha Pra Dois”, que após três anos e centenas de receitas, lançou um livro de culinária e passou a comandar um programa homônimo no GNT.

“Hoje vivemos disso e somos responsáveis por toda a produção: elaboração da receita, gravação, sustentação nas redes sociais. A monetização vem por meio das visualizações, participação em eventos e posicionamento de produto (vídeos patrocinados). Conseguimos encaixar as marcas de maneira natural na nossa programação, sem ferir a nossa linha editorial, o que é mais importante”, explicou a jornalista Carol Thomé, apresentadora do canal “Cozinha Pra Dois”, durante o evento #CasaGoogle.

Ok, Google
Depois de se aventurar na cozinha, chega a hora de ir ao quarto para descansar. Se enquanto relaxa surge uma dúvida sobre quando será o próximo jogo do time do coração ou a próxima sessão do filme não é preciso mais perder tempo digitando na busca, basta perguntar em voz alta. Com o comando “Ok, Google” a pesquisa por voz é acionada e o sistema procura as respostas mais relevantes para o usuário. 


Para garantir a eficiência neste retorno, a ferramenta leva em consideração a geolocalização, dados já passados pelo próprio usuário, como preferências, endereços importantes, como casa e trabalho. O mecanismo é capaz até encontrar o melhor trajeto e o tempo de percurso em diversas formas de condução.

Mas para melhorar a experiência é possível ainda programar um lembrete, buscar roteiros para atividades de lazer, fazer conversão de moedas, rastrear encomendas, procurar um presente perfeito para um amigo. Apenas “conversando” com o celular o usuário pode ainda verificar horários de voos, o clima de qualquer lugar do mundo e se há possibilidade de chuva para um determinado destino. 

Essas informações podem ser úteis na hora de preparar a bagagem, por exemplo. Este serviço, no entanto, ainda tem que ser manual. Ainda não há atalhos para dobrar roupas e colocá-las na mala.

Seguindo para a sala, a televisão ainda é o centro das atenções. Mas para quem gosta de assistir a vídeos pela internet o Google desenvolveu um equipamento em que é possível transformar uma televisão comum em uma smartTV. 

O ChromeCast é uma espécie de pendrive que conectado à porta HDMI permite que o que esteja sendo visto pelo celular ou tablete seja exibido na telona. A integração do entretenimento possibilita que mais pessoas vejam a mesma programação. 

O conteúdo a ser acessado pode ser escolhido em diversos aplicativos, como Netflix, Spotfy, YouTube, Vevo, Google Play entre outros. Entre os filmes mais vistos estão Vingadores: A Era de Ultron, Mad Max: Estrada da Fúria, Cinquenta Tons de Cinza, Interestelar e Velozes e Furiosos.

Lazer no banheiro
Se depois de cozinhar, descansar no quarto e ver filmes der vontade de ir ao banheiro, o usuário não estará sozinho. Para que a experiência não seja monótona, a empresa sugere que este tempo seja ocupado com cultura e lazer. 


Para deixar esse momento mais aprazível, o sanitário da Casa Google foi equipado com tablets conectados ao PlayStore, loja virtual do Android onde é possível adquirir livros e músicas. Os conteúdos são pagos e estão disponíveis títulos de todos os temas e para todos os públicos.

Entre as publicações mais lidas estão “Grey, Cinquenta Tons de Cinza”, “O Cérebro como Foco e Disciplina”, “Como Melhorar o Comportamento de Seu Filho Hoje”, “O Poder da Ação” e “Muito Mais que Cinco Minutos”. Já as cinco músicas mais tocadas pelo aplicativos estão “Worth It”, do grupo Fifth Harmony, “Suíte 14”, da dupla Henrique e Diego, “Drag Me Down”, do Onde Direction, “Cheerleader”, do jamaicano OMI, e “All About That Bass”, de Maghan Trainor.

Em tempos de compartilhamento, nenhuma experiência dessa seria suficiente se não fosse possível tirar fotos para postar nas redes sociais e dividir o momento com os amigos. A do banheiro poderia ficar de fora, talvez. Pensando nesse público apaixonado por imagens, a solução apresentada pela companhia é o Google Fotos. 

A ferramenta simplifica a organização e a pesquisa das memórias, que podem ser acessadas por tema, mesmo sem serem renomeadas ou tagueadas. O APP possui algoritmos que analisam as imagens combinando-as em álbuns de acordo com os assuntos.

Além de simplificar a identificação, a ferramenta faz o backup automático das imagens, armazenando-as em nuvem, possibilitando que seja acessada de qualquer lugar, inclusive desktops, precisando apenas de uma conta no Gmail – e liberando a memória do aparelho. 

O sistema também traz um programa de edição acoplado, permitindo pequenas alterações na foto antes que ela seja publicada. Além de facilitar o armazenamento, o aplicativo é capaz de reunir uma sequência de fotos, criando um pequeno vídeo. A cada criação, um novo arquivo é gerado para que não haja perdas. 

Marshmallow Para que todas as funcionalidades sejam intensamente aproveitadas pelos usuários, a companhia está disponibilizando um novo sistema operacional. O Marshmallow será a versão 6.0 do Android, que oferecerá maior autonomia de bateria, entre outras novidades. 

O modo de energia fará com que os aplicativos não consumam a carga enquanto o smartphone não estiver sendo usado. Diferente de outros padrões, não será necessário ativar nenhuma ferramenta para que o recurso seja acionado em modo standby. Com tantas ferramentas e com a bateria do celular durando cada vez mais, ficar em casa poderá se transformar em um programão. 

* A jornalista viajou a São Paulo a convite do Google.  

Leia também: Satisfação do consumidor com o tempo dedicado ao lazer. Pesquisa no Mundo do Marketing Inteligência. Conteúdo exclusivo para assinantes.