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quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Brasileiros devem gastar em média R$ 58,00 com cada presente de Natal

"Em pesquisa realizada pelo Groupon em países da América Latina, os entrevistados afirmaram que comprarão cerca de oito presentes, gastando no total de R$ 462,00."


#.-$-.# Por Bianca Ribeiro | 16/12/2015


Em média, os brasileiros devem gastar R$ 462,00 em presentes de Natal neste ano. O dado é do Groupon, que em levantamento feito com sua base de usuários na América Latina constatou que no Brasil os consumidores pretendem dar cerca de oito presentes neste fim de ano e cada um com valor de R$ 58,00.

Já os latino-americanos em geral devem gastar total de R$ 815,00, quase o dobro previsto pelos brasileiros que passam por sério período de retração da economia. 

O estudo mostra ainda que para 60% dos consultados o presente mais desejado é uma viagem, um final de semana em um hotel, seguidos de roupas com 45% dos entrevistados e uma experiência diferenciada com amigos e ou familiares (41%).

Quando perguntados sobre quais presentes mais marcantes, 75% diz que ficam mais impactados quando recebem exatamente aquilo que queriam, mas por outro lado, 85% dos entrevistados afirmam que não compartilham nenhuma lista com o que gostariam de ganhar. Os presentes considerados como os mais memoráveis são aqueles dados pelo parceiro(a), com 85% dos votos.

Apesar de valorizar a troca de presentes, no Brasil, assim como em outros países pesquisados, um Natal perfeito é composto por atividades familiares, para 75% dos entrevistados, e também por uma grande ceia, afirmaram 72% dos participantes do estudo.

Recente pesquisa da ecGlobal Solutions também mostra a média de gasto do brasileiro com as lembranças de Natal deve ficar em torno de R$ 400,00 para 94% dos brasileiros
Pesquisa, comportamento, Natal

Fitch Ratings tira selo de bom pagador do Brasil

"Agência de classificação de risco rebaixou a nota do país de BBB- para BB+. O patamar ainda continua com perspectiva negativa, o que deixa a porta aberta para futuros cortes."


*.-=-.* Por Bianca Ribeiro | 16/12/2015


A Fitch Ratings rebaixou, pela segunda vez em dois meses, a nota do Brasil. Com a medida, o país perde o selo de bom pagador de mais uma agência de classificação de risco. Em setembro, a Standard & Poor’s já havia revisado para baixo a posição do país. 

Nesta quarta-feira, 16 de dezembro, a agência comunicou que passou de BBB- para BB+. Além disso, a nota continua com perspectiva negativa, o que deixa a porta aberta para futuros cortes. 

Em nota, a agência afirmou que “o rebaixamento do Brasil reflete o crescente peso da dívida pública do país, os crescentes desafios para consolidação fiscal e a deterioração do cenário de crescimento econômico”. 

A decisão já era esperada pelo mercado e pode representar a saída de recursos do país. Parte dos fundos de investimento internacionais exige o selo de bom pagador de pelo menos duas das três grandes agências para direcionar seus recursos. 

O Brasil agora é grau de investimento apenas pela Moody's, mas a nota está um degrau acima do nível especulativo e foi colocada em revisão há uma semana.
Brasil, economia, selo, Fitch Ratings