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sábado, 8 de março de 2014

Dia da Mulher: como é a relação dela com a família, contas e profissão



"Pesquisa da Expertise aponta hábitos e percepções de ambos os sexos sobre temas como família, divisão de contas, remuneração e ocupações profissionais."




#.*||*.# Por Luisa Medeiros, do Mundo do Marketing | 07/03/2014



O Dia Internacional da Mulher acende a antiga discussão sobre a igualdade entre os sexos. Uma pesquisa da Expertise aponta que 75% dos brasileiros percebem a sociedade como machista. 

Apesar de a maioria concordar nesse quesito, existe diferença na percepção de homens e mulheres: 82% delas acreditam que o Brasil é machista, enquanto 69% deles partilham da mesma opinião. O levantamento ouviu 1.258 pessoas de ambos os sexos de diferentes classes sociais, em todos os estados.

Diante de uma autoavaliação, um terço dos homens admitiu ser machista ou pelo menos um pouco machista. No entanto, 96% das pessoas acreditam que existem diferenças entre homens e mulheres no país, enquanto 62% reconhecem a legitimidade do movimento feminista. 

Contraditoriamente, um em cada cinco entrevistados considera inaceitável que a mulher use roupas curtas ou decotadas.
A pesquisa levou em conta ainda aspectos de igualdade entre os gêneros e identificou que quatro em cada cinco brasileiros não consideram um problema a esposa ganhar mais do que o marido. 

Quando o tema é dividir as contas, a percepção também é igualitária: 81% dos entrevistados de ambos os gêneros acham justo que a despesa do bar ou restaurante seja dividida e 56% acreditam que os gastos domésticos devam ser partilhados pelo casal. A percepção de responsabilidade mútua é ainda maior quando o tema é o cuidado com os filhos, assim como a divisão das tarefas domésticas.

A relação social entre os cônjuges também foi abordada: 90% dos brasileiros consideram normal sair sem a companhia do cônjuge, enquanto 10% consideram o comportamento inaceitável. Para 46% dos homens é aceitável que a esposa faça programas apenas com os amigos. Este índice sobe para 53% quando é o marido quem sai sozinho.

Igualdade em funções profissionais
As funções domésticas e o cuidado com as crianças continuam sendo tarefas associadas às mulheres: 83% dos entrevistados optam pela contratação delas para cuidar de seus filhos, enquanto apenas 17% disseram que poderiam contratar também um homem. Reconheceram estranheza nesta segunda opção 50% deles, enquanto 12% se sentiriam desconfortáveis.


Quanto à presença de pessoas do sexo feminino em profissões tradicionalmente dominadas por homens, o fato de uma mulher ser instrutora de autoescola, por exemplo, gera indiferença. Apesar disso, 17% das pessoas estranhariam caso se deparassem com uma motorista de táxi.

Uma mulher como comandante de um avião também foi percebido como algo normal entre os entrevistados: 21% estranhariam inicialmente, mas alegaram que isso não seria um problema.

Veja também nas pesquisas do Mundo do Marketing Inteligência: A rotina da mulher brasileira


 

Hábitos de consumo de beleza das brasileiras mostra diferentes perfis



"Pesquisa mostra diferenças entre os perfis de mulheres telespectadoras, leitoras de revistas femininas e ouvintes de rádio. Emagrecimento e jovialidade são as metas."




*.#||#.* Por Luisa Medeiros, do Mundo do Marketing | 07/03/2014



A preocupação das mulheres com a beleza impulsiona os investimentos publicitários no setor. Em 2013, foram R$ 11 bilhões aplicados em publicidade para produtos de cuidados pessoais, o que representa um crescimento de 39% em relação a 2012, de acordo com pesquisa do IBOPE. 

O levantamento levou em consideração os hábitos de consumo de mulheres brasileiras expectadoras de televisão, leitoras de revistas e ouvintes de rádio nas categorias de higiene e beleza. 

Apenas 31% do total das mulheres dizem não se preocupar com a beleza, contra 49% que afirmam gastar muito dinheiro com cosméticos e produtos para higiene pessoal.

Investimento publicitário por categoria
O principal ponto de contato das empresas com o público feminino ainda é a TV aberta: 35% das mulheres que assistem televisão regularmente afirmam que gostam de se destacar em locais públicos. 

Para alcançar este perfil, a indústria de maquiagem investiu nos canais abertos R$ 330 milhões em publicidade e R$ 43 milhões em ações de merchandising no último ano.

A indústria de colônias e perfumes movimentou mais de R$ 1 bilhão em divulgação, sendo 53% deste total destinado à TV aberta e 26% à TV por assinatura. 

Merchandising aparece com 12% dos investimentos, enquanto anúncios em revistas com 7% e sites com 2%. Já o setor farmacêutico voltado para produtos de emagrecimento totalizou um movimento de  R$ 83,5 milhões em anúncios.

Os produtos para cuidados com a pele, por sua vez, movimentaram R$ 777 milhões em publicidade em 2013, enquanto os medicamentos de tratamento para a pele representaram R$ 602 milhões de investimento.

Beleza para a conquista, emagrecimento e jovialidade
A aparência ainda é vista pelas mulheres como ponto fundamental para a conquista do sexo oposto e, por isso, 69% das expectadoras de TV consideram os atributos físicos fundamentais, enquanto 73% das leitoras de revistas femininas compartilham da mesma opinião. 

O emagrecimento é outro objetivo: 42% das leitoras de revistas dizem tentar emagrecer constantemente, entre as internautas este índice é de 40% e entre as ouvintes de rádio chega aos 38,5%.

53% das telespectadoras dizem tentar manter uma dieta balanceada, enquanto 37% das internautas dizem não ter tempo para preparar refeições saúdáveis. 

Na busca pela juventude, 24% das telespectadoras dizem que gastariam tudo o que tivessem em troca de parecerem mais jovens.  Entre as ouvintes de rádio, 65% consideram muito importante conservar uma aparência jovem.