Total de visualizações de página

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Como copiar e mover fórmulas no Excel


André Sugai
por
Para o TechTudo

12/08/2016 08h00 - Atualizado em 12/08/2016 08h00
Postado em 12 de agosto de 2016 às 20h30m
GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013
Para mover uma fórmula do Microsoft Excel existem duas opções: clicando e arrastando da maneira correta ou copiando e colando a fórmula que deve ser adaptada para a ação. Se você já teve problemas ao movimentar fórmulas dentro de uma planilha, é possível que o procedimento tenha sido realizado da maneira incorreta. Confira no tutorial abaixo como fazer a atividade da forma certa. 

Como remover e desativar links no Excel
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone.

Opção 1: clique e arraste a fórmula
Passo 1. Abra uma planilha no Microsoft Excel que tenha alguma fórmula;
Planilha com a fórmula que será copiada (Foto: Reprodução/André Sugai)
Planilha com a fórmula que será copiada 
(Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 2. Posicione o mouse sobre a borda da célula onde se encontra a fórmula, assim que o cursor do mouse se transformar em um ícone de mão;
Ícone alterado na planilha (Foto: Reprodução/André Sugai)
Ícone alterado na planilha (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 3. Clique e mova a célula para a posição desejada.
Fórmula movida (Foto: Reprodução/André Sugai)
Fórmula movida (Foto: Reprodução/André Sugai)

Opção 2: copie e cole a fórmula
Passo 1. Clique na célula que contém a fórmula;
Célula que contém a fórmula que será copiada (Foto: Reprodução/André Sugai)
Célula que contém a fórmula que será copiada 
(Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 2. Na barra de fórmulas insira o $ entre todos os ítens somados e pressione Enter;
Fórmula alterada (Foto: Reprodução/André Sugai)
Fórmula alterada (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 3. Clique na célula da fórmula e pressione Ctrl+C para copiar ou Ctrl+X para recortar;
Fórmula copiada (Foto: Reprodução/André Sugai)
Fórmula copiada (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 4. Vá na célula de destino e pressione Ctrl+V para colar a fórmula copiada.
Fórmula colada(Foto: Reprodução/André Sugai)
Fórmula colada(Foto: Reprodução/André Sugai)

Com estas duas opções será muito fácil mover fórmulas em suas planilhas de Excel.

Malware finge ser WhatsApp para atacar, identifica PSafe


Solange Calvo, 
2016/08/12, 07:30
Postado em 12 de agosto de 2016 às 20h05m
GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013

A empresa de segurança da informação PSafe identificou que uma nova versão de malware chegou para confundir usuários de Android. Batizado de WhatsApp.CreditCardStealer, o vírus que simula o WhatsApp vem tentando roubar informações de cartão de crédito dos usuários por meio de phishing, exibindo uma falsa tela que solicita os dados do cartão de credito do usuário.

De acordo com a empresa, o vírus foi identificado pelos especialistas em segurança da PSafe, o WhatsApp.CreditCardStealer. Ele inicia seu processo de infecção por meio de um e-mail que convida o usuário a instalar o Novo WhatsApp, com funções inéditas. 

Ao clicar no link malicioso e instalá-lo em seu celular, o usuário é surpreendido com uma mensagem de erro e o app falso desaparece, porém, o WhatsApp oficinal continua funcionando normalmente, fazendo com que o usuário acredite que nada tenha mudado.

A partir daí, o ícone de atalho do Google Play é desativado e uma mensagem de erro aparece toda vez que o usuário tenta acessar a loja virtual, evitando a instalação de ferramentas antivírus. Dessa maneira, o vírus se mantém inativo por cerca de quatro horas, dificultando sua detecção por parte de ferramentas automatizadas de análise.

O ataque
Após esse período, o malware passa a executar seu real comportamento malicioso, solicitando as informações do cartão de crédito da vítima, o que dá a impressão de que esses dados são necessários para liberar novamente o acesso ao serviço da Google Play.

As informações são enviadas para o servidor do hacker por meio da url: http://goglstats.co.ua/google-stats/watcher.php. Além disso, o vírus também faz o cadastro do celular em um serviço de SMS pago, fazendo com que o usuário tenha prejuízo financeiro.

Por ser um dos aplicativos mais utilizados no mundo, o WhatsApp se torna extremamente visado por hackers. Apenas este ano, o app PSafe Total já bloqueou mais de 166 mil vírus que se passam pelo WhatsApp ou que fingem adicionar funcionalidades especiais ao app oficial.

A infecção por esses malwares geralmente se dá por meio de e-mails, SMS e posts ou mensagens em redes sociais que condicionam o usuário a baixar e instalar os aplicativos contaminados em seu celular.

Para evitar este tipo de problema, o CEO da PSafe, Marco DeMello, alerta que somente um cérebro eletrônico é capaz de se defender de um ataque cibernético e que, para isso, é de extrema importância o uso de um antivírus.

Além disso, o usuário deve ficar atento ao excesso de solicitação de permissões e evitar baixar aplicativos de fontes não oficiais, recebidos por e-mail ou via SMS.