Objetivo é concentrar na página gov.br informações que ficam espalhadas em diferentes sites. Governo diz que custo do projeto é de R$ 43 milhões.
Por G1
Postado em 16 de setembro de 2019 às 14h35m
Postado em 16 de setembro de 2019 às 14h35m
O governo federal pretende integrar serviços digitais oferecidos à população em único canal, o portal gov.br. Lançado em agosto, ele reúne informações que antes estavam espalhadas em diferentes sites.
Até o fim de 2020, o objetivo é levar todos os 1,6 mil sites da administração federal para esse portal. O governo diz que o custo com a criação da nova página e a migração dos dados é de R$ 43 milhões, mas prevê economizar cerca de R$ 100 milhões por ano com a mudança.
Os primeiros sites que fizeram parte do novo portal são o de Serviços, Governo do Brasil e Planalto — juntos, os 3 recebem cerca de 13 milhões de visitantes todos os meses.
A mudança é parte de um decreto, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro quando completou 100 dias de governo.
Veja como começar a usar o serviço:
- Acesse o site gov.br;
- Clique na opção "Acesse sua conta gov.br";
- Em seguida, se ainda não possui uma conta, crie uma clicando na opção "Crie sua conta";
- Insira suas informações pessoais, como o CPF. O portal irá pedir ainda outras informações, como ano ou dia de nascimento e primeiro nome da mãe para confirmar a operação;
- É necessário também incluir alguns dados de contato, como e-mail e celular. Para isso, o gov.br envia um número para autenticação para o endereço ou número disponibilizados.
Por esse login, é possível acompanhar os pedidos dos serviços disponíveis (veja mais abaixo as categorias), os que já foram concluídos e os que têm algum tipo de pendência.
Na página de acesso do cidadão, é possível realizar cadastro nos serviços digitais do INSS, por exemplo, além de outros serviços.
O que pode ser encontrado no portal?
O gov.br chega com mais de 3 mil serviços públicos, quase metade deles já digitais.
Segundo comunicado da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, mais de 300 serviços foram digitalizados em 2019. Até o final, a meta é colocar outros 400 serviços na plataforma. Para o ano que vem, outros mil estão na lista.
Entre o que já está lá, por exemplo, é possível encontrar serviços de trânsito, como CNH digital, infrações e veículos cadastrados.
A unificação de canais também está prevista no projeto: 41 aplicativos estão disponíveis no site, desde um jogo sobre a Constituição Federal até o SISU, sistema usado para acessar notas do ENEM.
Veja a lista de categorias que têm serviços no gov.br:
- Agricultura e pecuária
- Assistência social
- Comunicações e transparência pública
- Ciência e tecnologia
- Cultura, artes, história e esportes
- Educação e pesquisa
- Empresa, indústria e comércio
- Energia, minerais e combustíveis
- Finanças, impostos e gestão pública
- Forças armadas e defesa civil
- Justiça e segurança
- Meio ambiente e clima
- Infraestrutura, trânsito e transportes
- Trabalho, emprego e previdência
- Saúde e vigilância sanitária
- Viagens e turismo