Total de visualizações de página

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Elon Musk quer lançar internet espacial


Andreia Luís, 
2016/11/22, 19:00
Postado em 22 de novembro de 2016 às 23h15m
GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013

O bilionário sul-africano Elon Musk tem um projeto para lançar uma internet espacial que promete acelerar a conexão na Terra e conectar planetas distantes. O custo total do projeto para lançar internet espacial é de 10 mil milhões.

Segundo Elon Musk, os primeiros resultados só devem aparecem dentro de cinco anos. Esse projeto de internet espacial abastecida por satélites pretende acelerar as ligações de internet no planeta Terra e chegar a planetas como Marte.

Musk esteve presente no evento SpaceX, em Seatle, onde aproveitou para anunciar sua nova ideia de lançar uma vasta rede de satélites de comunicação em órbita com a Terra. Essa rede de satélites permitirá acelerar o fluxo geral de dados de Internet e oferecer serviços de Internet de alta velocidade a custos mais baixos. Antes do anúncio, Musk afirmou que o objetivo é criar um sistema de comunicação global que será maior do que qualquer outra coisa falada até agora.

O empreendimento Space Internet, ao qual ainda não foi dado um nome oficial, seria constituído por centenas de satélites. Esses satélites estariam em órbita a cerca de 750 milhas acima da Terra, muito mais perto que os satélites de comunicações tradicionais.

Com os satélites mais perto, o serviço de Internet seria mais rápido porque os sinais eletromagnéticos viajariam uma distância mais curta. O atraso nos sistemas de satélites atuais torna, por vezes, as aplicações, como o Skype, difíceis de utilizar.

Este serviço vem fazer frente aos cabos de fibra óptica na terra e disponibilizar internet em regiões remotas e com pouco acesso. Na perspetiva de Musk, os dados de internet de um lado para outro do mundo não teriam que passar por dezenas de roteadores e redes terrestres. Em vez disso, os dados iam de satélite em satélite até retornarem a uma antena na Terra. Musk afirma que a velocidade da luz é 40% mais rápida no vácuo do espaço do que na fibra.

Este projeto vai ter a base em Seattle e o escritório vai começar com cerca de 60 pessoas, que podem chegar a ser mil dentro de três ou quatro anos. Os funcionários irão trabalhar também nos foguetes da SpaceX Falcon, cápsulas Dragon e veículos adicionais de transporte de diversos materiais para o espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário