"Globalmente, número de novos produtos foi 5,4% menor no primeiro semestre deste ano comparado ao mesmo período de 2010"
Globalmente, também houve baixa, de 5,4%, no mesmo período. Nos seis primeiros meses de 2010 foram colocadas 134.918 novas embalagens no mercado mundial, enquanto entre janeiro e julho deste ano houve um decréscimo de 7.288 unidades. Os Estados Unidos continuam liderando o ranking, com 11,9% dos lançamentos globais. Já o Brasil garantiu a oitava posição, com 4,6%. Aparecem ainda Reino Unido (8,1%), Alemanha (6%), Japão (5,4%), China (5,1%), França (4,8%), Canadá (4,7%), Índia (4,3%) e Itália (3,2%).
Maquiagem para Lábios lidera o ranking mundial
O panorama traçado no primeiro semestre deste não é muito diferente do observado de janeiro a março, quando também houve queda. Em relação às subcategorias, Maquiagem para Lábios foi a que mais colocou novos produtos no mercado, com 3,8%, seguida por Cuidado Facial/Pescoço (3,2%), Biscoitos Doces (2,8%), Esmalte para Unhas (2,5%), Produtos para o Corpo (2,3%), Produtos para Banho (1,9%), Maquiagem para os Olhos (1,9%), Bolos e Pastelaria (1,7%), Shampoo (1,5%) e Produtos de Carne (1,4%).
“O destaque do período vai para o Esmalte de unha, que continuou subindo, alcançando o quarto lugar entre as categorias com maior número de lançamentos”, ressalta Mestriner, lembrando que, no Brasil, Esmalte para Unhas ocupa o topo do ranking, com 4,8%. A lista nacional conta ainda com Produtos para o Corpo (4,4%), Maquiagem para os Lábios (4,3%), Shampoo (3,7%), Tratamento para Cabelo (3,5%), Condicionador (3%), Biscoitos Doces (2,6%), Sabonete em barra (2,4%), Desodorantes (2,2%) e Produtos para Banho (1,7%).
O Boticário em primeiro lugar no Brasil
No Brasil, os cosméticos também dominam praticamente todo o ranking, que é liderado pelo Grupo Boticário, (2,6%), Avon (2%) e Jequiti (1,7%). Aparecem ainda Natura (1,5%), Nestlé (1,3%), 5Cinco Produtos Químicos e Farmacêuticos (1,2%), Unilever (1,2%), Nasha Cosméticos (1,1%), Procter & Gamble (1,1%) e Coop – Cooperativa de Consumo (1,1%).
Já as marcas próprias permanecem em expansão no mercado nacional. “Os lançamentos de marca própria recuaram no mundo, mas continuam crescendo no Brasil, que respondeu por 19,2%. As embalagens rígidas voltaram à liderança entre o tipo de embalagem mais adotado nos lançamentos, ultrapassando novamente as embalagens flexíveis”, destaca Mestriner.
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