The North Face trocou fotos de pontos turísticos na Wikipedia para incluir imagens que tivessem pessoas usando a marca. Ideia da ação era melhorar resultados da empresa nas buscas do Google.
Por G1
Postado em 30 de maio de 2019 às 23h35m
Postado em 30 de maio de 2019 às 23h35m
A Fundação Wikimedia, que coordena a enciclopédia online Wikipedia, criticou nesta quarta-feira (29) a fabricante de roupas de montanhismo The North Face e a agência de publicidade Leo Burnett, que substituíram imagens de picos e montanhas na plataforma por fotos que continham conteúdo da marca.
A ideia por trás da ação da The North Face era colocar a marca no topo de buscas orgânicas no Google sem pagar nada por isso. A Fundação Wikimedia negou qualquer envolvimento com a campanha e reiterou que não são eles que determinam, escrevem ou editam o conteúdo que existe na Wikipedia, o que é feito por voluntários ao redor do mundo.
Já que a maioria das primeiras fotos que aparecem em uma busca no mecanismo do Google é de alguma imagem da Wikipedia, a The North Face enviou equipes fotográficas para diversos pontos de escalada e aventura ao redor do mundo — vários deles no Brasil — e depois colocou as imagens produzidas em artigos sobre esses lugares na Wikipedia.
"Quando companhias como a The North Face tiram vantagem da confiança que você tem na Wikipedia apenas para te vender roupas, você deveria ficar furioso. As ações deles foram diretamente contrárias ao espírito, propósito e políticas da Wikipedia, que são de fornecer conhecimento neutro, baseado em fatos, para o mundo", disse a Fundação Wikimedia em nota.
A The North Face inclusive apresentou um vídeo, mostrando como o caso tinha sido bem sucedido. A ação de marketing foi veiculada em um site especializado em publicidade.
Depois de ser criticada publicamente por editores da Wikipedia e pela Fundação Wikimedia, a The North Face afirmou que descontinuou a campanha publicitária.
"Nós acreditamos na missão da Wikipedia e pedimos desculpa por termos compactuado com atividade incondizente com esses princípios", disse a fabricante de roupas também em nota.
Segundo a Wikipedia, voluntários já removeram as imagens da The North Face dos artigos que foram modificados e que esses artigos estão sendo reavaliados para verificar se eles atendem os padrões de neutralidade da plataforma.