Total de visualizações de página

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Miami Heat: campeão na NBA e no Marketing



ÚLTIMAS NOTÍCIAS: POR Daniel D'Amelio 



esportivo,miami heat,marketing
"Quem não gostaria de vir para Miami e ver o jogo dos Três Reis?", indaga Lori Medici, Vice-Presidente de Marketing do Miami Heat, equipe de basquete campeã da NBA desta temporada 2011/12.


Com ousadia e alto investimento, a franquia decidiu contratar, em 2010, três jogadores renomados: LeBron James, Dwyane Wade e Chris Bosh. Claro, esperava-se o título na primeira temporada, mas a equipe terminou em segundo, perdendo para o Dallas Mavericks. Neste ano, a história foi diferente. Os craques resolveram jogar e fecharam a série em quatro vitórias contra apenas uma derrota para o Oklahoma City Thunder.

O Miami Heat se aproveita deste elenco milionário para angariar diversos tipos de patrocinadores. A Kia, por exemplo, fechou acordo para que todos os jogadores andem com carros da marca.

Os acordos do Heat vão do uso de relógios da Hublot, remédios das farmácias Walgreens, os restaurantes Duffy Sports Grill, a Assist-Card com os seguros para viagens, o naming rights do Arena American Airlines, a loja de roupas Perry Ellis e até agência oficial de turismo de Barbados.

Existem outros vários patrocinadores, e todos os acordos giram entre US$ 100 mil e US$ 500 mil por temporada. O valor parece pouco, mas a NBA tem regras rígidas para não extrapolar a exposição de publicidade e desnivelar os contratos de Marketing das equipes. Além disso, o lucro vem de contratos de transmissão de TVs aberta e a cabo, venda de mercadorias, ingressos, entre outros.

Segundo o site da Forbes, após a conquista da NBA, o Miami Heat subiu o seu valor de mercado para US$ 457 milhões, crescendo 25% em duas temporadas com o novo elenco.

Um astro concentrado
LeBron James, ao lado de Kobe Bryant, do Los Angeles Lakers, são os dois principais jogadores de basquete norte-americanos (senão, do mundo todo) na atualidade. Mas LeBron nunca havia sido campeão.

Para ganhar o título inédito, o astro foi referência para os seus companheiros dentro da quadra, batendo recordes de pontuação, e fora também se manteve tranquilo, chegando a não ler jornais, assistir à TV e não usar o seu popular perfil no Twitter.

Além de levar o título coletivo, também ganhou como melhor da competição e das finais. Agora, LeBron James, Dwyane Wade e Chris Bosh estão em outro patamar. A tendência é que os três ganhem mais títulos e lucrem com muito mais novas ações de Marketing.

Nenhum comentário:

Postar um comentário