"Comparação é com o mesmo período de 2014. Receita foi de R$ 31,3 bilhões contra R$ 28,7 bilhões no ano passado, segundo levantamento realizado pela ABF."
Apesar da desaceleração econômica atual, o setor de franchising continua crescendo. Seu faturamento nominal ampliou 9,2% no primeiro trimestre deste ano, comparado ao mesmo período de 2014, segundo pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF). A receita foi de R$ 31,3 bilhões contra R$ 28,7 bilhões no ano passado.
O bom desempenho é atribuído à abertura de novas lojas (mesmo que em ritmo menor), à manutenção em níveis relevantes do emprego e renda e às mudanças comportamentais que vêm de alguns anos, como a busca por qualificação profissional, a necessidade de se alimentar fora do lar e a presença da mulher no mercado de trabalho.
Os segmentos do franchising que mais cresceram no período foram: Alimentação e Esporte, Saúde, Beleza e Lazer, ambos com uma expansão do faturamento da ordem de 14%; e Comunicação, Informática e Eletrônicos, com 11%. Nos três primeiros meses do ano, foram abertas 3,7% de novas lojas e fechadas 1,1%, ficando o mercado com um saldo positivo de 2,5% de novas lojas.
Tendo como base o dia 31 de março de 2015, operam no Brasil 128.809 unidades de franquias. Em número de pontos, os segmentos que mais cresceram foram Acessórios Pessoais e Calçados (14%) e Comunicação, Informática e Eletrônicos (13%).
Em relação à internacionalização, 8% das redes brasileiras contam com operações no exterior, sejam unidades próprias ou franqueadas, com destaque para os segmentos de Acessórios Pessoais e Calçados (16%) e Comunicação, Informática e Eletrônicos (15%).
Em relação ao ponto comercial, foi registrado que 50% das redes operam exclusivamente com lojas de rua e 11% somente com lojas de shoppings. De forma geral, 72% das unidades de franquias no Brasil são de rua.
Frente o apurado na pesquisa trimestral, a ABF mantém sua estimativa de crescimento do faturamento do setor em 2015 entre 7,5% e 9,0%. Já o número de marcas deve aumentar 8% e o de novas unidades, crescer entre 9% e 10%.
O bom desempenho é atribuído à abertura de novas lojas (mesmo que em ritmo menor), à manutenção em níveis relevantes do emprego e renda e às mudanças comportamentais que vêm de alguns anos, como a busca por qualificação profissional, a necessidade de se alimentar fora do lar e a presença da mulher no mercado de trabalho.
Os segmentos do franchising que mais cresceram no período foram: Alimentação e Esporte, Saúde, Beleza e Lazer, ambos com uma expansão do faturamento da ordem de 14%; e Comunicação, Informática e Eletrônicos, com 11%. Nos três primeiros meses do ano, foram abertas 3,7% de novas lojas e fechadas 1,1%, ficando o mercado com um saldo positivo de 2,5% de novas lojas.
Tendo como base o dia 31 de março de 2015, operam no Brasil 128.809 unidades de franquias. Em número de pontos, os segmentos que mais cresceram foram Acessórios Pessoais e Calçados (14%) e Comunicação, Informática e Eletrônicos (13%).
Em relação à internacionalização, 8% das redes brasileiras contam com operações no exterior, sejam unidades próprias ou franqueadas, com destaque para os segmentos de Acessórios Pessoais e Calçados (16%) e Comunicação, Informática e Eletrônicos (15%).
Em relação ao ponto comercial, foi registrado que 50% das redes operam exclusivamente com lojas de rua e 11% somente com lojas de shoppings. De forma geral, 72% das unidades de franquias no Brasil são de rua.
Frente o apurado na pesquisa trimestral, a ABF mantém sua estimativa de crescimento do faturamento do setor em 2015 entre 7,5% e 9,0%. Já o número de marcas deve aumentar 8% e o de novas unidades, crescer entre 9% e 10%.
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