Total de visualizações de página

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Pedidos de falência registram queda de 5,8% no 1º trimestre de 2015

"Piora do cenário econômico influencia os indicadores de solvência de empresas Pequenas empresas representam cerca de 85% das solicitações e 90% efetivamente fechadas."



** Por Priscilla Oliveira, do Mundo do Marketing | 02/04/2015



A piora do cenário macroeconômico e a improvável reversão dessa dinâmica no curto prazo influenciam os indicadores de solvência das empresas. Os pedidos de falência registraram queda de 5,8% no primeiro trimestre de 2015, em relação ao mesmo período de 2014, de acordo com dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). 

Já as falências decretadas nesse período subiram 15,7%, em relação ao ano anterior. Na comparação interanual o aumento foi de 59,7% e permaneceram estáveis ante o mês anterior.
Em março de 2015, o número de solicitações aumentou 59,8% na comparação com o mês anterior e foi 16,5% maior em relação a março de 2014. 

Os pedidos de recuperação judicial e as solicitações deferidas diminuíram no acumulado de 2015, mesmo que em menor intensidade, 15,2% e 23,3%, respectivamente. As pequenas empresas representam cerca de 85% dos pedidos de falências e 90% efetivamente fechadas. Elas também correspondem ao maior percentual de pedidos e deferimentos de recuperação.

Na divisão por setor da economia, o setor de serviços foi o que apresentou mais casos nos pedidos de falência (42%), seguido do setor industrial (30%) e do comércio (28%). Pode-se observar que o setor de serviços perdeu representatividade nas solicitações de recuperação judicial, pois o comércio passou a concentrar a maioria dos casos (40%). 

Com as projeções de retração da atividade econômica, aumento nas taxas de juros e inadimplência, a Boa Vista SCPC prevê que os indicadores de falência fechem o ano em patamares superiores aos de 2014.
Boa Vista SCPC, Pedidos de falência, PME

Nenhum comentário:

Postar um comentário