por Edivaldo Brito
Para o TechTudo
30/03/2016 17h03 - Atualizado em 30/03/2016 17h03
Postado em 01 de abril de 2016 às 17h35m
A Microsoft anunciou que o Windows 10 receberá o Bash, a famosa linha de comando do Linux. A novidade é resultado de uma parceria inédita entre a gigante de Redmond e a Canonical, a mesma produtora do Ubuntu Linux.
O anúncio foi feito por Kevin Gallo, vice-presidente corporativo da Microsoft, durante a conferência Build 2016, realizada na Califórnia. Gallo afirmou que “o shell Bash está vindo para o Windows”.
Segundo o executivo, a nova função será ativada como parte da atualização do Windows 10 Anniversary Update, que será lançada em breve.
Windows 10 Anniversary Update: atualização será de graça para PCs
Microsoft faz parceria com Canonical e leva Linux ao Windows 10
(Foto: Arte/Paulo Alves)
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone.
“Fizemos uma parceria com a Canonical para oferecer esta grande experiência”, disse Gallo ao apresentar a novidade, que já era um rumor. Apesar de parecer algo inédito, ferramentas de terceiros têm permitido isso há anos.
A parceria direta entre a Microsoft e a Canonical deve oferecer ainda mais flexibilidade e conveniência para os desenvolvedores que preferem usar essas ferramentas.
Microsoft anunciou que o Bash está chegando ao Windows
(Foto: Divulgação/Microsoft)
Assim como no Linux, os binários são baixadas pelo usuário (usando apt-get, afinal é baseado no Ubuntu Linux). É possível até usar o apt-get e baixar outras ferramentas como Ruby, Redis e emacs.
O Bash interpreta comandos, um tipo de tradutor entre o sistema operacional e o desejo do usuário, normalmente conhecido como shell e utilizado no Linux e outros sistemas baseados no estilo Unix, principalmente por desenvolvedores.
Permite a execução de sequências de comandos diretamente no prompt do sistema operacional ou armazenadas em arquivos de texto, também conhecidos por muitos como shell scripts.
Bash sendo executado no Windows (Foto: Divulgação/Microsoft)
Nenhum comentário:
Postar um comentário