Total de visualizações de página

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Como usar um roteador como repetidor para melhorar o Wi-Fi


Diego Honorato
por
Para o TechTudo

13/08/2016 06h00 - Atualizado em 15/08/2016 13h48
Postado em 16 de agosto de 2016 às 23h40m
GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013
Nem sempre o roteador Wi-Fi consegue abranger todo o local desejado, prejudicando downloads, streaming de vídeos e demais recursos online. No mercado existem diversos aparelhos para repetir o sinal, porém vamos usar um outro método para resolver este problema.

Repetidor Wi-Fi: tudo que você precisa saber sobre o aparelho
Felizmente, podemos contornar esta situação usando um outro roteador que tenha função de repetidor. A maioria dos roteadores tem esta função, e é exatamente isto que irá resolver a questão de cobertura de rede no local. Esta é uma solução mais barata para quem vai adquirir ou quem já possui um roteador parado e sem uso em casa.
Aprenda a usar um roteador como repetidor (Foto: Divulgação/Intelbras)
Aprenda a usar um roteador como repetidor 
(Foto: Divulgação/Intelbras)

Passo 1. Faça uma análise de interferências no local para verificar até onde o seu roteador principal consegue transmitir um bom sinal para ser repetido. Um aplicativo que pode ajudar na tarefa é o Wifi Analyzer. 

Lembrando que para o sinal ter uma melhor qualidade, a potência do Wi-Fi, no local onde irá ficar o repetidor, deve ser maior que 30dB.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
Print da tela do aplicativo Wi-Fi Analyze (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)
Primeiro é necessário verificar o grau de interferências no 
sinal local (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Caso não tenha disponível um aparelho para auxiliar nesta análise, não se preocupe. O próprio roteador também tem uma função parecida que irá mostrar a potência do sinal. O único detalhe é que você terá que usar um computador para verificar a potência que seu roteador está recebendo no ponto que considera ideal para posicionar o repetidor.
Já sabendo qual o local ideal para posicionar o seu roteador secundário, que vamos usar como repetidor, vamos conectá-lo a um computador para realizar as configurações. Neste tutorial, usamos como exemplo um roteador da marca Intelbras WRN 342. O procedimento é o mesmo para outros modelos do mesmo fabricante, como WRN240, WRN342, WRN150, WRN300 e WIN300.

Já com roteadores de outras marcas, o procedimento é bem parecido. Com um pouco de atenção é possível realizar os passos em quase todos os roteadores do mercado.

Passo 2. Conecte seu computador em uma das entradas LAN - geralmente sinalizadas com números - do roteador que irá servir de repetidor, usando um cabo de rede. Após conexão, você deverá abrir a interface do aparelho. 

Usando um navegador da internet de sua preferência, digite na barra de endereço o destino correspondente à interface do seu roteador. No caso da Intelbras, o IP será: 10.0.0.1, com nome de usuário: admin e senha: admin (sem aspas). Já em outras marcas o endereço pode ser 192.168.0.1, com o mesmo padrão de senhas.
Interface do roteador
Digite o login e senha para acessar o menu de configuração 
(Foto: Reprodução/Diego Honorato)

Após acessar a interface, selecione a opção "Rede" no menu lateral esquerdo e altere o endereço de IP do roteador secundário para a mesma faixa de IP do roteador principal. Neste caso, usamos o IP 192.168.0.10.
Menu Rede
É necessário alterar o IP do roteador secundário para 
mesma faixa do principal (Foto: Reprodução/Diego Honorato)

Salve as informações e espere o roteador reiniciar. Após ser reiniciado, você deverá entrar com nome de usuário e senha novamente.
Passo 3. Após acessar novamente a interface do roteador, vá na opção Wireless, altere o nome da rede e, logo abaixo, marque a opção WDS.

Lembrando que o canal não pode ficar em automático. Selecione o mesmo canal de operação que o seu roteador principal. Usando o mesmo aplicativo informado no início, o Wifi Analyzer, você poderá escolher qual o melhor canal para operar.
Menu Wireless (Foto: Reprodução/Diego Honorato)
Lembre-se de não deixar o canal em "automático" 
(Foto: Reprodução/Diego Honorato)

Após selecionar a opção WDS, outras opções serão abertas logo abaixo. Ao clicar no botão "localizar", o programa fará uma varredura e será exibida uma lista de todas as redes sem fio disponíveis para conexão, junto com o MAC, canal e potência do sinal. Lembrando que a potência deve estar acima 30dB.
Listas de redes
Listas de redes disponíveis para conexão 
(Foto: Reprodução/Diego Honorato)

Selecione a sua rede sem fio clicando em "conectar" e o campo SSID bridge agora ficará com o nome da sua rede. Logo abaixo, você deverá selecionar o mesmo tipo de segurança que está o seu roteador principal e a senha. Após preencher, clique em salvar.

Passo 4. Vamos agora configurar a senha. Basta clicar em segurança, também no menu lateral esquerdo. Selecione o tipo de segurança novamente e digite a nova senha. Para facilitar as conexões, o recomendável é colocar a mesma senha do seu roteador principal. Finalizando, salve as informações e reinicie o roteador conforme solicitado na mensagem abaixo.
Menu Segurança
Para facilitar, use a mesma senha do roteador principal 
(Foto: Reprodução/Diego Honorato)

Passo 5. Após o roteador reiniciar, a tela da interface se abrirá no item "status", onde podemos confirmar que o segundo roteador já consegue identificar o sinal Wi-Fi do primeiro roteador e já está apto para trabalhar.
Menu Status (Foto: Reprodução/Diego Honorato)
Já é possível conferir que o segundo roteador está funcionando
(Foto: Reprodução/Diego Honorato)

Por fim, no menu lateral, selecione o item DHCP e clique em "desativar".
Menu DHCP
Finalize as configurações no DHCP 
(Foto: Reprodução/Diego Honorato)

Novamente para que as informações sejam salvas e ativadas, o seu roteador será reiniciado mais uma vez. Após este procedimento, está pronto! O seu aparelho já deverá funcionar corretamente como um repetidor de sinal e abrangendo uma área maior.

Agora já pode desconectar o cabo roteador e do computador e testar o acesso. O sinal repetido deve ser observado, pois poderá haver uma perda na qualidade em relação à velocidade.

Então, após finalizar o procedimento, faça um teste de velocidade para conferir se a configuração feita supre as suas necessidades.
Qual é o repetidor mais barato? Comente no Fórum do TechTudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário