Total de visualizações de página

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Veja as diferenças entre um flash embutido na câmera e um flash externo


Filipe Garrett
por
Para o TechTudo
28/10/2016 07h35 - Atualizado em 28/10/2016 07h35
Postado em 07 de novembro de 2016 às 22h15m
GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013
O uso do flash é um elemento crucial na fotografia digital, porque permite obter imagens de qualidade, mesmo em ambientes mal iluminados. No entanto, existem dois tipos principais de flash: aqueles que são embutidos nas câmeras e os flash externos, que precisam ser comprados separadamente e instalados para funcionar em harmonia com a máquina. 

Embora cumpram basicamente a mesma função, liberar um feixe de luz em um curto espaço de tempo para iluminar um objeto, há diferenças centrais entre os dois. Veja quais são abaixo.

Veja cinco câmeras semiprofissionais por até R$ 2 mil
Flash embutido
O flash embutido dispara de forma uniforme, sempre numa única direção. Isso tem dois efeitos práticos: o primeiro deles, positivo, garante que o fotógrafo possa prever o comportamento do flash em sua foto, calculando o resultado final com boa margem de previsibilidade. O outro, negativo, é que a limitação de direção e intensidade acabam impedindo composições mais inovadoras com o equipamento.
Flash da câmera é conveniente, mas tem limitações (Foto: Divulgação/Canon)
Flash da câmera é conveniente, mas tem limitações 
(Foto: Divulgação/Canon)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular
Outro aspecto decisivo em relação ao flash embutido é que ele usa a alimentação da câmera e é normalmente mais fraco do que as opções externas. Além disso, seu uso não requer preocupações com transporte e compatibilidade, já que ele é construído na câmera e oferece compatibilidade total com o equipamento.

Para quem o flash embutido é ideal?
O flash embutido é mais simples em relação ao uso e isso direciona suas funções para usuários com perfil mais amador. Não significa que profissionais não utilizem esse acessório, mas apenas que sua margem de manobra mais estreita acaba limitando sua aplicação em fotografia profissional.

Flash externo
Flash externo é independente da câmera e permite maior qualidade fotográfica (Foto: Divulgação/Canon)
Flash externo é independente da câmera e permite 
maior qualidade fotográfica (Foto: Divulgação/Canon)

Em geral, o flash externo é ideal para profissionais, porque permite maior controle sobre o resultado da foto em baixa luminosidade. Como ele é externo à câmera, pode ser usado em ângulos diferentes do que o flash embutido permitiria, abrindo espaço para composições mais criativas. 

Uma vantagem de desempenho desse tipo de flash é o fato de que, normalmente, eles são montados em posições elevadas em relação à lente da câmera, o que significa que o feixe de luz emitido por eles não causa sombras na lente, algo recorrente com flashes embutidos.
Outra perspectiva é a de que o flash do tipo externo utiliza alimentação própria, obrigando o uso de baterias. Isso tem dois resultados: por um lado, o flash não consome a bateria da câmera, por outro, vai ser preciso carregar baterias.

Esse detalhe, somado ao fato de que o flash é um dispositivo a mais para carregar, acaba fazendo do acessório algo mais distante de usuários comuns. Outra vantagem do flash do tipo externo é que o usuário pode comprar um acessório que seja fabricado por outra marca, desde que compatível com a câmera que usa, ganhando assim mais opções na hora de se equipar.
Flash externo permite maior nível de customização (Foto: Divulgação/Yongnuo)
Flash externo permite maior nível de customização 
(Foto: Divulgação/Yongnuo)

Além disso, flashes externos são normalmente mais poderosos do que aqueles montados diretamente nas câmeras, permitindo que sua ação seja muito mais eficiente em ambientes realmente escuros. Há diversos tipos de flash externos, alguns mais eficientes que os outros.

Por fim, os flashes externos também permitem algum nível de customização, já que o fotógrafo pode usar acessórios para rebater a luz e a direcioná-la, além de ter configurações personalizadas para melhor resultados.

Para quem é o flash externo é ideal?
O flash externo é ideal para profissionais e para quem leva a fotografia a sério. Seus pontos negativos estão relacionados à portabilidade, mas no fim das contas, a qualidade de imagem proporcionada e o maior controle sobre a composição de uma fotografia acabam compensando o peso extra.

Canon ou Nikon: qual é a melhor? Comente no Fórum do TechTudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário