Total de visualizações de página

quarta-feira, 16 de março de 2016

Novo SSD da Seagate promete ser o mais rápido do mundo

<<>--------------                    -------------____--__  _============____--_____-------------                    ---------------.>>
Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

11/03/2016 07h00 - Atualizado em 11/03/2016 07h00
Postado em 16 de março de 2016 às 18h00m


A Seagate anunciou a criação de um novo SSD capaz de atingir velocidades de até 10 GB/s por meio de uma interface PCIe. Com essa velocidade, o dispositivo será o mais rápido do mundo quando for lançado no mercado, de acordo com as previsões da fabricante.

Novo SSD da Samsung tem 16 TB e preço de quatro iPhones 6S Plus
Os 10 GB/s prometidos permitem, por exemplo, que um Blu-Ray inteiro seja copiado em cinco segundos, ou que 1 TB de dados seja transferidos em 1 minuto e 40 segundos. 

Na comparação com produtos atuais da Seagate, voltados para performance bruta, as melhores alternativas atingem apenas 4 GB/s, também por meio de interfaces do tipo PCIe.
Novos SSDs PCIe da Seagate atingirão velocidades de 10 GB/s no fim do ano (Foto: Divulgação/Seagate)
Novos SSDs PCIe da Seagate atinge velocidades de 10 GB/s 
(Foto: Divulgação/Seagate)

Além da alta velocidade, o novo SSD suporta a tecnologia NVMe, desenvolvida para aposentar o SATA. As unidades também terão suporte ao Open Compute Project, iniciativa que visa padronizar componentes destinados ao trabalho pesado em servidores.

O grande impasse da novidade é que, conforme é comum acontecer com todos os grandes saltos de performance envolvendo SSDs, esse produto será destinado a data centers. Nesses ambientes, a altíssima velocidade de transferência de dados é primordial, muitas vezes sendo mais relevante que a própria confiabilidade das unidades.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone.

Ainda não há informações sobre as capacidades que serão oferecidas, o que deixa em aberto a possibilidade de que a alta velocidade esteja disponível em mais de uma versão dos novos SSDs.

Em relação aos preços, o valor de um SSD varia muito em relação a capacidade oferecida. Em todo caso, a aplicação principal em servidores já denuncia a possibilidade de preços altos.

Via Seagate

Nenhum comentário:

Postar um comentário