Levantamento feito pelo Cetic também mostrou que presença on-line cresceu, com perfis em redes sociais e com uso de aplicativos de mensagens como o WhatsApp.
Por Thiago Lavado, G1
Postado em 28 de abril de 2020 às 12h50m
Segundo pesquisa, 98% das empresas brasileiras já usam a internet, comdestaque para a conexão via fibra ótica — Foto: Mario Alberto Magallanes Trejo/FreeImages
O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), que fornece informações sobre o estado da conexão à internet no Brasil, divulgou nesta terça-feira (28) os dados da pesquisa TIC Empresas.
O levantamento mostra que cresceu o número empresas brasileiras que usam fibra ótica para se conectar à internet, de 49% em 2017 para 67% em 2019. A fibra ótica é uma tecnologia de conexão mais robusta, com maior agilidade e com menor tempo de resposta.
De todas as empresas que responderam à pesquisa, 98% delas têm acesso à internet, seja via fibra ótica, linha telefônica (DSL) ou ainda modem 3G ou 4G, ou outras tecnologias.
“É um sinal de melhoria da qualidade da internet com que as empresas estão trabalhando”, explicou Leonardo Lins, coordenador da pesquisa.
A pesquisa consultou 7 mil empresas de 11 segmentos e inclui pequenas, médias e grandes empresas. Microempresas, com menos de 10 empregados, não foram contempladas no levantamento.
Segundo a TIC Empresas a velocidade contratada também aumentou. Em 2019, 17% das empresas tinham velocidade de conexão acima de 100 Mbps (megabits por segundo), mais do que o dobro dos 7% registrados em 2017. Velocidades entre 10Mbps e 100Mbps também aumentaram, de 44% para 53% nesse mesmo período.
Presença on-line aumentou
A pesquisa aponta que 54% das empresas possuem site e 36% pagaram por anúncios online.
O número de empresas com perfil em redes como Facebook aumentou de 59% para 62% entre 2017 para 2019. Mas o dado chama a atenção em redes sociais e aplicativos de mensagem, que ganharam ainda mais notoriedade nos últimos anos.
Segundo a pesquisa, em 2019 54% das empresas tinham contas para atuar em aplicativos como WhatsApp e Telegram, alta em relação aos 42% de 2017.
Aplicativos e canais de mensagens também foram os meios mais usados para vender on-line nos últimos 12 meses, com 42% das empresas usando essas plataformas. Na sequência vêm e-mail, usado por 39% das empresas, e redes sociais, usadas por 20%.
A presença no LinkedIn também aumentou, de 12% para 15%, e dobrou na categoria de redes sociais que inclui o Instagram, de 22% em 2017 para 44% em 2019.
Segundo Lins, esse aumento está em linha com o que foi apurado na pesquisa TIC Domicílios, que afere o atual estado do uso da internet entre residências e consumidores. Em 2018, a pesquisa mostrou que 70% da população tinha acesso à internet, com metade das classes mais baixas já conectadas.
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