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quarta-feira, 22 de abril de 2015

Petrobras despenca em ranking de prestígio de marca


"Empresa caiu da 11ª posição, em 2014, para a 40ª nesta edição de levantamento da TroianoBranding. Entre as companhias que mais respeitam brasileiros, está em 66ª."



*:* Por Renata Leite, do Mundo do Marketing | 22/04/2015



As denúncias de esquemas de corrupção dentro da Petrobras, a posterior saída de diretores e os prejuízos em negócios realizados pela empresa não deixaram a reputação da companhia ilesa. A marca despencou no ranking de prestígio realizado pela TroianoBranding. 

Ela foi uma das que mais sofreu abalo nessa esfera em sete anos de monitoramento das flutuações de mais de 250 organizações que operam no país, sejam elas nacionais ou globais.

Na sétima edição do estudo “As 100 empresas de maior prestígio no Brasil”, realizado anualmente desde 2008, a Petrobras caiu para a 40ª posição, entre as 274 companhias analisadas. Em 2014, ela aparecia no 11º lugar do ranking. Já havia sido a terceira no estudo de 2012 e ocupou o topo do ranking em 2008. 

No segmento mais jovem da amostra (de 18 a 34 anos), a posição da Petrobras é ainda mais baixa, 58ª. Entre as faixas de renda, são os mais pobres, com verba familiar inferior a R$ 2,5 mil, os mais desgostosos com a situação da empresa.

Na pergunta em que se pede ao entrevistado para indicar a marca que mais demonstra ter respeito pela população brasileira, aparece em 66ª, atrás de organizações menos comprometidas historicamente com o país e menos importantes na economia do Brasil.

Estatais como Eletrobras, Embratel, Eletronorte e Itaipu Binacional também caíram no ranking, até mais do que a Petrobras. O cenário mostra que a desconfiança em relação à competência e seriedade da gestão pública é algo que tem poder de contágio.

Petrobras despenca em ranking de prestígio
Primeiras colocadas
A liderança no ranking geral deste ano ficou com a Nestlé, seguida pela Johnson & Johnson. Do terceiro ao 10º lugar, aparecem Natura, Google, Apple, Microsoft, Samsung, O Boticário, Volkswagen e Coca-Cola. 


O estudo também segmentou a listagem das empresas preferidas do público em 30 categorias de negócio, por região do país, renda familiar, idade, gênero e entre CEOs e diretores.

Quando a análise considera a região, a Nestlé é a líder na preferência dos brasileiros em todo o país. A Johnson & Johnson ganhou posições importantes no Nordeste. No ranking passado, ela era a oitava empresa de maior prestígio. 

Neste, aparece em segundo lugar. A marca também ocupa o segundo lugar no Sudeste. Destaque para o Boticário no Norte, e para o Google no Sul, ambos em segundo lugar depois da Nestlé.

Na análise por renda familiar, a Nestlé também lidera em todas as faixas. Entre os que contam com até R$ 2.564,00 por mês, Johnson & Johnson e Volkswagen aparecem empatadas em segundo lugar. 

Na faixa entre R$ 2.564,00 e R$ 4.417,00, Johnson & Johnson, Google, Microsoft e Tramontina também aparecem empatadas em segundo lugar. Para aqueles que têm renda acima de R$ 4.417,00, Johnson & Johnson, Apple, Natura e Google ocupam a segunda colocação.

Segmentação por idade e gênero
O estudo também analisa a preferência dos entrevistados por geração. Entre aqueles com idades entre 18 a 34 anos, Apple, Nestlé e Google são as três primeiras colocadas nesta ordem; de 35 a 49 anos, Nestlé, Johnson & Johnson e Apple; e para os que têm mais de 50 anos, Nestlé, Johnson & Johnson e Volkswagen.

Homens e mulheres consideram a Nestlé a empresa de maior prestígio e a Johnson & Johnson vem em segundo lugar. Entre as mulheres, Natura e Apple estão em terceiro e quarto lugares; entre os homens, Google e Microsoft. Para os presidentes e diretores, Nestlé, Apple, Microsoft e Toyota são as marcas de maior prestígio.

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