Android 9 e Android 10 podem mostrar notificação para lembrar que determinado aplicativo pode acessar localização, câmera ou microfone.
Por Altieres Rohr
07/07/2020 07h00 Atualizado há 10 horas
Postado em 07 de julho de 2020 às 17h00m
* Post.N. -\- 3.785 *
Se você está usando seu smartphone e recebe um aviso informando que um aplicativo está acessando sua localização, câmera ou microfone, não se desespere: trata-se apenas de um "lembrete" do sistema para que você saiba o que os aplicativos estão fazendo.
Ver esse alerta não significa que há um problema com seu telefone – ao contrário, é um sinal de que tudo está funcionando como devia.
A ideia desse tipo de notificação é melhorar a transparência da coleta de dados. Em alguns casos mais raros, isso até pode ajudar você a identificar a presença de um programa indesejado, mas, na maioria das vezes, as notificações vão envolver aplicativos populares e conhecidos.
Afinal, quase todos os aplicativos que usamos diariamente – redes sociais, comunicação, bancos, apps de delivery e transporte – precisam de alguma dessas permissões.
Os avisos são relativamente novos e muita gente pode acabar se deparando com essas notificações pela primeira vez após atualizar o sistema ou comprar um telefone novo.
Segundo o Google, o Android 9 exibe avisos sobre as permissões de câmera e microfone, enquanto os avisos sobre a localização aparecem no Android 10.
O lembrete sobre a localização aparece no Android 10 porque o sistema passou a ter dois tipos de permissão para a localização: uma que autoriza o acesso à informação apenas quando o app está em uso e outra que libera essa informação a qualquer momento.
O objetivo do lembrete é permitir que o usuário confirme se a permissão concedida está correta.
"É comum que apps solicitem todas as permissões durante o setup inicial do app e, ao realizar o download do app e com pressa para realizar uma tarefa, os usuários tendem a aceitar tudo no primeiro uso. O nosso sistema 'relembra' de tempos em tempos o usuário que o aplicativo tem acesso àquela informação, exatamente para que o usuário reveja sua privacidade", explicou o Google ao blog.
Em muitos casos, os apps continuarão funcionando normalmente se a permissão for alterada para apenas permitir acesso à localização durante o uso do app. Em versões antigas do Android, no entanto, essa restrição não existia: era possível apenas liberar ou negar a permissão.
Fabricantes também podem adicionar lembretes sobre permissões e adaptar o texto específico que é mostrado.
O que é o 'compartilhamento' de dados?
Muitos aplicativos necessitam da localização para funcionar. É o caso de apps de transporte ou de mapas. Apps como Instagram podem marcar a localização em fotos, enquanto o WhatsApp tem um recurso que compartilha a localização em tempo real para comunicar outra pessoa quando você está a caminho de um local.
Aplicativos bancários também podem usar a sua localização para recomendar a agência mais próxima ou fazer uma checagem de segurança durante o uso do internet banking.
Todos esses apps podem gerar um alerta sobre "compartilhamento" de localização por parte do Android – o que pode dar a entender que o apps estaria coletando essa informação para enviar a terceiros.
Mas o "compartilhamento" que o Android menciona não é um compartilhamento com terceiros, mas sim com o próprio aplicativo – ou seja, ele pode ser necessário para certas funções do app.
No caso do Banco do Brasil, a instituição explicou ao blog que o app funciona mesmo que o usuário bloqueie a permissão de localização e que ela não é compartilhada externamente. Ou seja, não ocorre nenhum "compartilhamento" da localização – apenas o uso da localização para melhorar funções do próprio aplicativo.
"O BB hoje solicita permissão ao cliente em suas primeiras utilizações para acesso aos seus dados de localização, com o objetivo de promover a segurança do cliente no acesso à sua conta. O banco não compartilha esses dados de geolocalização externamente ou os coleta sem a permissão de seus clientes, como dito da notificação padrão do Android", disse o banco.
Para saber se um determinado aplicativo realmente "compartilha" informações de localização com terceiros e não apenas as utiliza em suas próprias funcionalidades, é preciso conferir os termos de uso e a política de privacidade de cada serviço.
Não existe, por enquanto, nenhum alerta que defina exatamente o que um app está fazendo com cada permissão.
Entenda as permissões que alguns aplicativos pedem no Android
Android 10: Como verificar as permissões de localização
- Abra as "Configurações"
- Toque em "Localização"
- Toque em "Permissões do app".
- Você verá uma lista dos aplicativos que podem acessar a localização a qualquer momento ou apenas quando estão em uso. Se você tocar em um dos apps, pode alterar a configuração.
- Abra as "Configurações"
- Toque em Privacidade
- Toque em Gerenciar permissões
- Você verá uma lista das permissões existentes e poderá tocar em cada uma delas para conferir os aplicativos que estão autorizados.
- Como verificar as permissões de um aplicativo
Esses passos servem para qualquer versão do Android.
- Abra as configurações do smartphone e toque em "Apps" ou "Apps e notificações"
- Toque em "Ver todos os apps", se necessário
- Toque no app desejado e depois em "Permissões"
Muitas vezes, também é possível, na bandeja de aplicativos, segurar o dedo sobre o app desejado e movê-lo até a opção "Informações do app" ou selecionar "Info do app" (ou "Informações do app") em um menu suspenso. Em seguida, basta tocar em "Permissões".
Dúvidas sobre segurança, hackers e vírus? Envie para g1seguranca@globomail.co
------++-====-----------------------------------------------------------------------=================---------------------------------------------------------------------------------====-++------
Nenhum comentário:
Postar um comentário