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domingo, 8 de fevereiro de 2015

5 resoluções urgentes para todo CMO este ano


"Priorizar os dados e integrar estratégias são alguns dos passos que os executivos de Marketing precisam dar em 2015 para manterem as organizações à frente do mercado."



*#:#* Por Renata Leite, do Mundo do Marketing | 06/02/2015



A tecnologia foi a grande aliada e, ao mesmo tempo, a principal fonte de preocupação dos CMOs nos últimos anos. Ela tornou as ações mais assertivas, as informações sobre o consumidor mais completas e o engajamento mais próximo e ao alcance das corporações. 

Ao mesmo tempo, muitos executivos de Marketing se sentiram sobrecarregados e oprimidos por tantos dados e pela exigência de que todas as iniciativas sejam direcionadas por essas informações.
Não parece que a tecnologia vá perder força dentro das empresas este ano. 

Os CEOs e acionistas continuam demandando resultados mensuráveis e, mais do que nunca, as ações devem alcançar uma multiplicidade de dispositivos móveis. Bob Murphy, Sócio-Gerente da empresa de Marketing B-to-B Movéo, elencou – para a Associação Americana de Marketing - cinco resoluções que todo CMO moderno deve considerar para ficar à frente da curva.

1. Priorize os dados
O Marketing é uma ciência. Tratá-lo como tal deve ser sua prioridade em 2015. Os dados coletados reúnem informações valiosas para as operações de uma empresa, incluindo detalhes sobre o desempenho das campanhas, quem elas estão atingindo e quais são as reações à sua marca, assim como sobre o que você está fazendo especialmente bem (ou mal).


Repense a sua estratégia, se ela parece estar desalinhada com os dados e os resultados observáveis. É importante obter uma visão mais profunda de como as operações da empresa estão se saindo, para manter você e sua equipe conscientes e ajudar a determinar o ROI relativo a seus diversos investimentos
.CMO, 2015
2. Integre suas estratégias
Você está fazendo malabarismos para equilibrar uma estratégia digital, uma estratégia de Marketing tradicional e uma estratégia móvel, cada uma com diferentes objetivos e resultados? Este ano, integrar essas peças díspares deve ser uma prioridade, de modo a ter uma estratégia de Marketing coesa e a simplificar as operações.


Revisite o seu plano de Marketing de 2015 e pense sobre como todos esses segmentos diferentes alimentam seus objetivos gerais. Revise elementos táticos e orçamentos para que eles reflitam suas metas. O objetivo é que todas as ações trabalhem juntas em torno de uma estratégia única e que elas apoiem umas às outras perfeitamente.

3. Abrace tanto o conteúdo amador quanto o profissional
Você sabe o que as pessoas estão dizendo sobre a sua empresa? Como suas iniciativas de Marketing são recebidas pelo mercado-alvo? Reconheça que pessoas fora de sua equipe estão falando e criando conteúdo em torno de sua marca. Seja por meio de posts e tweets, ou mesmo de conversas em família e entre amigos, sua marca está sendo divulgada.


Em vez de tentar anular este conteúdo amador ou afogá-lo com o conteúdo profissional, elaborado dentro da companhia, opte por abraçá-lo. Aprenda com ele e aproveite para melhorar a autenticidade de sua comunicação com as partes interessadas.


4. Acompanhe, relate e, de fato, entregue suas metas e objetivos
Você quer se sentar ao lado dos executivos sênior que estão no topo da empresa? Claro que sim, mas você pode estar negligenciando as responsabilidades que te levarão lá. 


A fim de provar o seu valor, você precisa ser capaz de entregar números concretos para o seu CEO, e isso só pode ser feito se você resolver questões de forma proativa e amarrar os vários esforços diretamente com as vendas.

Se você pode mostrar que está entregando os resultados que geram um impacto financeiro positivo em sua empresa, vai ter mais relevância na estrutura da companhia.
5. Comunique-se com o resto de sua empresa
Quais são os objetivos da companhia para 2015, e em que pontos o Marketing se encaixa neles? A fim de provar o seu valor, comunique o que você está fazendo para o resto da organização e explique como a área está alinhada à estratégia da empresa. Em seguida, tome um passo adiante e explique o que outros departamentos podem fazer para ajudar e deixe suas portas abertas para conselhos e sugestões.


Ter uma perspectiva de fora ajuda a refrescar e realinhar os objetivos de Marketing e permite àqueles que estão fora dele entenderem o que você faz e por que você é importante para a empresa como um todo. Além disso, mostrar que o departamento está alinhado aos objetivos da empresa fomenta a apreciação em relação ao seu trabalho e incentiva que o resto da companhia colabore contigo.

O último ano foi tremendamente inovador no Marketing, e 2015 não será diferente. Os CMOs atuais precisam aprender as lições do passado e se comprometer em dar alguns passos que manterão a organização à frente de seu mercado.

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