"A rede social já conta com mais de 10 milhões de usuários no mundo e começou a ser descoberta no Brasil no ano passado. Plataforma vem sendo usada pelas marcas como forma de interação com consumidores."
*\\* Por Leticia Muniz || 08/08/2012
A Netshoes criou seu perfil em março de 2012 e já registra vendas geradas pelo tráfego do Pinterest, apesar de não abrir números. A marca segmenta o que é colocado à mostra por públicos, de acordo com tipos de esporte e busca inovação no mural virtual. “Nosso objetivo é a construção de marca por meio do relacionamento com o cliente. O Pinterest é importante porque funciona quase como uma vitrine, e as pessoas usam esse espaço para compartilharem as imagens dos produtos que desejam”, afirma Douglas Costa, Coordenador de Mídias Sociais da Netshoes.
A empresa trabalha no sentido de manter um relacionamento entre as redes sociais nas quais atua, justamente por o Pinterest não funcionar como uma ferramenta de conversa com o público, mas de compartilhamento de imagens, atuando como uma vitrine. “Ainda estamos desenvolvendo uma série de ações para aumentar o nosso número de seguidores. O Pinterest está se popularizando no país. A pessoa que segue uma marca ali é mais heavy user de rede social, pinando e repinando os conteúdos e, nesse sentido, temos aumentado os números consideravelmente”, completa Douglas Costa.
Foco nas mulheres
A Tecnisa utiliza o Pinterest como uma forma de estimular as consumidoras a levarem inovação para dentro do lar de uma forma criativa, simples e, muitas vezes, barata. A estratégia trabalha a atratividade para aproximar as mulheres da Tecnisa e, consequentemente, alavancar as vendas. “Acaba sendo uma forma diferente de mostrar nossos produtos. Como temos stands, pegamos uma arquiteta para falar sobre os decorados dos nossos produtos. Ela dá dicas mostrando como foi montado aquele ponto de venda, passando por todos os cômodos. As mulheres adoram ver que há dicas interessantes que podem ser utilizadas nas casas delas”, completa Marcelo Trevisani.
A construtora também trabalha temas isolados, como “faça você mesmo” e “mês das noivas”. As dicas foram a forma encontrada de conversar com o consumidor, levando não apenas produtos, mas também serviços para que mudanças possam ser implementadas nas casas.
Consumo de marca
Conhecida por trabalhar com as imagens diferenciadas, a Imaginarium também usa o Pinterest como estratégia de relacionamento com o consumidor. A marca utiliza o espaço tanto para expor as imagens dos seus próprios produtos, quanto aquelas que os inspiram. O foco não é vender apenas a marca, mas levar conteúdos que passem o estilo de vida da Imaginarium. A estratégia é promover o consumo da marca independente da compra dos itens.
O que a imaginarium faz é buscar imagens consideradas atrativas do ponto de vista do humor e da inovação para compartilhar “O que fazemos é transmitir o estilo Imaginarium de ser. Em termos de resultados práticos, ainda é muito incipiente. O grande portal ainda é o Facebook, mas o Pinterest atua como um complemento das nossas ações. Ele ainda está muito no começo e é muito rico para o que a Imaginarium faz, que é o design e a diversão”, conta Gilberto Carvalho, Gerente de Marketing da Imaginarium, em entrevista ao portal.
O Pinterest ainda está sendo descoberto no Brasil e se mostra promissor até para marcas que não possuem perfil. A Farm Rio, por exemplo, apesar de não contar ainda com uma estratégia voltada para a plataforma, possui uma grande quantidade de conteúdos pinados e repinados pelos próprios consumidores, que expõem ali as coleções da marca de roupas, gerando visibilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário