"Rede investe em restaurantes para aumentar a identificação com clientes e fortalecer a entrega em domicilio. Em formato de fast food, a marca busca espaço nas praças de alimentação."
*//||\\* Por Luisa Medeiros | 19/02/2013
A estratégia dos novos pontos de venda
O hábito de ir ao restaurante é também uma forma de consumir novas culturas. O fenômeno registrado no China In Box aconteceu também com outras redes como McDonald’s e Pizza Hut. “A classe C guarda dinheiro para entretenimento, por exemplo, para levar o filho uma vez por mês para ganhar o McLanche Feliz. A Pizza Hut chegou ao país propondo uma experiência norte americana. A culinária chinesa deve sair da conveniência para entrar no campo do desejo de consumir esta cultura por meio da gastronomia”, explica Saiani.
Franquias e franqueados
As franquias são responsáveis por 90% das operações do China in Box desde a fundação da marca. Para garantir o sucesso do negócio, é fundamental identificar o perfil adequado de franqueado. A empresa não aceita investidores como candidatos e busca o empresário “mão na massa”, com perfil operador. Os pré-requisitos para abrir uma unidade são: disponibilidade financeira, dedicação integral ao negócio e gerenciamento pessoal.
O processo de abertura de uma franquia da marca envolve entrevista com o futuro empreendedor, análise de potencial de público, hábitos de consumo da região e distância de outras unidades. O custo médio inicial é de R$ 500 mil para uma loja equipada com os serviços de refeição no local e entregas, e o tempo estimado para o retorno do investimento é entre três e quatro anos.
Ao final de sua segunda década, a marca aponta como um dos motivos do seu sucesso a fidelidade dos empresários donos de franquias. “Temos franqueados que estão conosco há 20 anos, cuidando pessoalmente da operação. Acredito que esse é um dos fatores que nos garante uma taxa de sucesso muito elevada. Agora começamos um processo de sucessão com filhos de franqueados começando a tocar os negócios”, conta o CEO do Grupo Trend Foods em entrevista ao portal.
Conquistando a classe média
Inicialmente o China in Box acreditava que suas lojas mais fortes seriam as localizadas no eixo Rio-São Paulo, devido à quantidade de habitantes. Na prática, a constatação foi diferente: um levantamento da empresa sobre seus pontos de venda revelou que as três lojas de Manaus, no Amazonas, são as que mais vendem em todo o país. Por isso, os investimentos em novos restaurantes devem se estender também para outras cidades do estado.
Os valores dos pratos são os mesmos para todas as regiões, com média de R$ 30,00 para uma refeição que serve duas pessoas, uma porção com meio quilo de alimento. O prato mais famoso da casa, o Yakissoba, é também o mais barato, saindo por R$ 11,90 na porção júnior, que serve uma pessoa, e R$ 20,90 no box padrão para duas pessoas. Este cardápio atrai especialmente as mulheres com faixa etária entre 20 e 35 anos das classes B e C. Os novos pontos de venda também terão cardápios exclusivos.
Para conquistar o novo mercado consumidor que se abriu com a pacificação das favelas cariocas, onde 30% da população pertencem à nova classe média, o Grupo Trend Foods estuda a viabilidade de realizar entregas nas casas dos moradores e não descarta a abertura de pontos de venda no futuro.
“Queremos entender como funcionaria essa logística, porque as ruas ainda não constam no Google Maps, e os CEPs são confusos. Este é o maior entrave para nossa atuação nessas regiões. Ficamos muito na dependência de um entregador local, o que é ao mesmo tempo positivo e negativo, pois não temos muita oferta de profissionais. Porém, não queremos atender a comunidade mal. Atualmente entregamos até a entrada das favelas”, conta Robinson Shiba.
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