"Bruno Mello, Editor Executivo do Mundo do Marketing."
Esta semana veiculamos uma tirinha do João Marketeiro em que ele recebia a notícia de que a verba de Marketing não iria diminuir 20% como quase todos os anos, mas sim 40%. O quadro pinta uma situação extrema, mas exemplifica a realidade da grande maioria dos profissionais de Marketing no mundo todo.
Uma verdade é que desde a crise mundial em 2008, os investimentos em Marketing nunca foram os mesmos, mas há quatro fatores inerentes ao próprio Marketing, que não são de hoje, e que estão entre os reais causadores desta situação.
Dois causados por responsabilidade do próprio departamento de Marketing e outros dois pelo cenário externo. O primeiro motivo que corta sem piedade os investimentos em Marketing é a tradicional falta de capacidade de comprovar o retorno sobre o investimento.
E como isso é velho. Cada vez mais, o que não se mede será cortado sem piedade. Poucas empresas estão dispostas a continuar rasgando dinheiro em ações cujo retorno não consegue se comprovar. Estamos na era da eficiência do Marketing. Mostre-me resultado que até aumento a verba.
Outro causador do corte de verba é o insucesso constante de estratégias mal planejadas. Depois que se colocou rios de dinheiro numa ideia que morre na praia, ninguém vai arcar com mais prejuízo. Tudo tem um limite. Já sabemos que o histórico de produtos lançados todos os anos que não vingam é muito maior do que aqueles que fazem sucesso.
Mas continuamos subjugando as inúmeras mudanças de mercado e do comportamento das pessoas nas últimas décadas que não compram mais qualquer porcaria.
Aí chegamos aos pontos motivadores da diminuição da verba de Marketing que são dados do problema, pois são fatores externos e devemos trabalhar para nos aproveitar deles e não sermos reféns.
A multiplicação de pontos de contato com os consumidores obrigou a realocação de orçamento, fazendo até com que áreas que não dispunham de muito dinheiro passassem a gozar de algum investimento.
Então, se em propaganda não consigo medir, coloco dinheiro em promoção no ponto de venda. Afinal, a exigência por resultado em curto prazo também mexe com este cenário. Enquanto uns perdem, outros ganham.
A lista poderia ter até mais de quatro itens, afinal, o Marketing tem muitas questões ainda a serem resolvidas e melhoradas, mas o quarto fator de diminuição está nos novos investimentos da empresa. A diversificação do portfólio das companhias ganhou velocidade nos últimos anos.
Com todos buscando novas fontes de receita, é natural se focar mais nelas, enquanto as antigas ficam com que é necessário apenas para manter o que já se tem, pois, sem inovação, sem mudanças, o mercado atual continua estagnado, ou pior, perdendo faturamento.
São muitos os pratos para se equilibrar ultimamente. A vida do profissional de Marketing nunca foi tão difícil.
Ao mesmo tempo em que o Marketing deveria ter aumentando a sua importância dentro das empresas por ser o real gerador de valor, vem perdendo espaço porque não tem sido capaz de reverter os desafios da atualidade em oportunidades de geração de produtos, serviços e marcas únicas para pessoas que estejam realmente dispostas a pagar pelo que se vende.
Uma verdade é que desde a crise mundial em 2008, os investimentos em Marketing nunca foram os mesmos, mas há quatro fatores inerentes ao próprio Marketing, que não são de hoje, e que estão entre os reais causadores desta situação.
Dois causados por responsabilidade do próprio departamento de Marketing e outros dois pelo cenário externo. O primeiro motivo que corta sem piedade os investimentos em Marketing é a tradicional falta de capacidade de comprovar o retorno sobre o investimento.
E como isso é velho. Cada vez mais, o que não se mede será cortado sem piedade. Poucas empresas estão dispostas a continuar rasgando dinheiro em ações cujo retorno não consegue se comprovar. Estamos na era da eficiência do Marketing. Mostre-me resultado que até aumento a verba.
Outro causador do corte de verba é o insucesso constante de estratégias mal planejadas. Depois que se colocou rios de dinheiro numa ideia que morre na praia, ninguém vai arcar com mais prejuízo. Tudo tem um limite. Já sabemos que o histórico de produtos lançados todos os anos que não vingam é muito maior do que aqueles que fazem sucesso.
Mas continuamos subjugando as inúmeras mudanças de mercado e do comportamento das pessoas nas últimas décadas que não compram mais qualquer porcaria.
Aí chegamos aos pontos motivadores da diminuição da verba de Marketing que são dados do problema, pois são fatores externos e devemos trabalhar para nos aproveitar deles e não sermos reféns.
A multiplicação de pontos de contato com os consumidores obrigou a realocação de orçamento, fazendo até com que áreas que não dispunham de muito dinheiro passassem a gozar de algum investimento.
Então, se em propaganda não consigo medir, coloco dinheiro em promoção no ponto de venda. Afinal, a exigência por resultado em curto prazo também mexe com este cenário. Enquanto uns perdem, outros ganham.
A lista poderia ter até mais de quatro itens, afinal, o Marketing tem muitas questões ainda a serem resolvidas e melhoradas, mas o quarto fator de diminuição está nos novos investimentos da empresa. A diversificação do portfólio das companhias ganhou velocidade nos últimos anos.
Com todos buscando novas fontes de receita, é natural se focar mais nelas, enquanto as antigas ficam com que é necessário apenas para manter o que já se tem, pois, sem inovação, sem mudanças, o mercado atual continua estagnado, ou pior, perdendo faturamento.
São muitos os pratos para se equilibrar ultimamente. A vida do profissional de Marketing nunca foi tão difícil.
Ao mesmo tempo em que o Marketing deveria ter aumentando a sua importância dentro das empresas por ser o real gerador de valor, vem perdendo espaço porque não tem sido capaz de reverter os desafios da atualidade em oportunidades de geração de produtos, serviços e marcas únicas para pessoas que estejam realmente dispostas a pagar pelo que se vende.
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