"Censo da Abrasce aponta expansão do setor fora das capitais. De acordo com pesquisa, 41% dos centros comerciais estão concentrados em cidades com menos de 500 mil habitantes."
Mesmo com menos dias úteis e com incertezas na economia, o mercado de shopping centers brasileiro atingiu um faturamento de R$ 142,27 bilhões em 2014, registrando um crescimento de 10,1% em vendas, em relação ao ano anterior.
A expectativa do setor para 2015 é de alcançar uma alta de 8,5%, segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). O Natal foi a data comemorativa que mais contribuiu para o aumento das compras.
No mês e no período das festas, os campeões de vendas foram telefonia (26,83%), artigos diversos (15,71%), lazer e entretenimento (17,06%) e conveniência e serviços (16,45%).
Em média, as aquisições no mês de dezembro cresceram 8,5% em relação ao mesmo período de 2013, performance maior que a do comércio em geral, que apresentou crescimento de 1,2%, se comparado ao ano passado.
A indústria de shopping centers recebeu 24 novos centros de compras em 2014, tendo na região Sudeste o maior número de empreendimentos, com 12 novos pontos. Em seguida aparecem Nordeste, Norte, Sul e Centro-Oeste.
Do total de lançamentos, apenas seis ocorreram nas capitais. O percentual de abertura no interior foi maior do que nas capitais, pela primeira vez na história da indústria. Apesar de perfis variados, 41% dos malls estão concentrados em municípios que possuem até 500 mil habitantes. Estão previstas 26 inaugurações em 2015, somando às atuais 520 unidades em operação em todo o Brasil.
Outro destaque fica por conta do número de empregos diretos gerados: foram abertos cerca de 112 mil novos postos de trabalho no setor durante o ano de 2014. Atualmente, estima-se que haja aproximadamente 979 mil empregos diretos nesses locais, o que corresponde a um aumento de 12,9 % com relação a 2013.
O número de frequentadores também saltou de 415 milhões de visitas por mês para 431 milhões em 2014, o que representa uma alta de 3,7% com relação ao ano anterior. Além disso, o número de lojas cresceu 10,4%, totalizando 9.242 estabelecimentos comerciais em malls.
A expectativa do setor para 2015 é de alcançar uma alta de 8,5%, segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). O Natal foi a data comemorativa que mais contribuiu para o aumento das compras.
No mês e no período das festas, os campeões de vendas foram telefonia (26,83%), artigos diversos (15,71%), lazer e entretenimento (17,06%) e conveniência e serviços (16,45%).
Em média, as aquisições no mês de dezembro cresceram 8,5% em relação ao mesmo período de 2013, performance maior que a do comércio em geral, que apresentou crescimento de 1,2%, se comparado ao ano passado.
A indústria de shopping centers recebeu 24 novos centros de compras em 2014, tendo na região Sudeste o maior número de empreendimentos, com 12 novos pontos. Em seguida aparecem Nordeste, Norte, Sul e Centro-Oeste.
Do total de lançamentos, apenas seis ocorreram nas capitais. O percentual de abertura no interior foi maior do que nas capitais, pela primeira vez na história da indústria. Apesar de perfis variados, 41% dos malls estão concentrados em municípios que possuem até 500 mil habitantes. Estão previstas 26 inaugurações em 2015, somando às atuais 520 unidades em operação em todo o Brasil.
Outro destaque fica por conta do número de empregos diretos gerados: foram abertos cerca de 112 mil novos postos de trabalho no setor durante o ano de 2014. Atualmente, estima-se que haja aproximadamente 979 mil empregos diretos nesses locais, o que corresponde a um aumento de 12,9 % com relação a 2013.
O número de frequentadores também saltou de 415 milhões de visitas por mês para 431 milhões em 2014, o que representa uma alta de 3,7% com relação ao ano anterior. Além disso, o número de lojas cresceu 10,4%, totalizando 9.242 estabelecimentos comerciais em malls.
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