Total de visualizações de página

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Intel continua aposta na IoT com aquisição de empresa italiana

<<>--------------                    -------------____--__  _============____--_____-------------                    ---------------<.>>
Ana Rita Guerra, 
2016/04/08, 06:05
Postado em 27 de abril de 2016 às 23h00m


intel-684x250
Um dos grandes focos da Intel nos últimos tempos é a Internet das Coisas e as oportunidades que se abrem para a fabricante de processadores, depois de ter perdido o comboio dos dispositivos móveis. É neste contexto que se insere a compra da italiana Yogitech.

Trata-se de uma especialista em segurança funcional e de standards para semicondutores, sendo que os termos financeiros do negócio não foram revelados. Ken Caviasca, diretor-geral  de engenharia e desenvolvimento no grupo da Intel para Internet das Coisas, refere que a equipe da Yogitech baseada em Itália irá juntar-se a esta divisão na gigante de Santa Clara.

“Há anos que a Intel oferece sistemas IoT que permitem às pessoas e aos negócios tomarem decisões mais bem informadas”, diz Caviasca. Se a indústria se está movendo em direção à automação das ações, não apenas dos dados, é para aí que a Intel quererá ir. 

“Esta evolução é visível nos protótipos de carros autônomos que têm, quase todos, Intel lá dentro.” A empresa vê a combinação de alta performance com segurança funcional como “uma evolução natural” da sua plataforma e estratégia.

A segurança funcional, incluindo ADAS –
Advanced Driver Assistance Systems, é usada como o nome indica para melhorar a segurança de sistemas de transporte e industriais. É um dos segmentos que mais cresce na eletrônica automóvel e aquilo que torna possível o estacionamento assistido – e que estará na base dos carros autônomos. As estimativas da Intel apontam para que 30% do mercado de Internet das Coisas requeira segurança funcional em 2020.

“Esta aquisição reforça os nossos esforços para liderar em ADAS, robótica e máquinas autônomas em segmentos como o mercado automóvel, indústria e outros sistemas IoT que requerem segurança funcional e elevada performance”, justifica Ken Caviasca.

O mesmo executivo sublinha que a segurança funcional se irá tornar fulcral à medida que os sistemas de TI se forem fundindo com os sistemas operacionais em edifícios, fábricas e carros, e que as oportunidades na Internet das Coisas estão ligadas a este segmento.

Qual será o contributo da Yogitech para o portfólio da Intel? A fabricante ainda não está pronta para o revelar, mas promete que a equipe italiana irá “levar para o próximo nível” os esforços da gigante em sistemas autônomos. 

Dropbox revela Project Infinite que vai promover integração total com o PC

<<>--------------                    -------------____--__  _============____--_____-------------                    ---------------<.>>
Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

26/04/2016 15h54 - Atualizado em 26/04/2016 15h55
Postado em 27 de abril de 2016 às 21h30m


O Dropbox anunciou o Project Infinite, uma abordagem que promove integração total do serviço de armazenamento na nuvem com o computador. A ideia é que, ao gerenciar arquivos e pastas, o usuário não precise mover os itens para pastas específicas, que serão sincronizadas com o Dropbox

OneDrive diminui armazenamento para 5 GB em julho, entenda
No Project Infinite, será possível visualizar todos os documentos do usuário, tanto armazenados na nuvem como no computador, no mesmo espaço do Explorador de Arquivos do Windows 10, ou do Finder do Mac OS


A medida fará com que o uso do Dropbox seja mais eficiente, já que o app não fará mais download compulsório de arquivos da nuvem para o computador.
Dropbox Project Infinite promete integração total com computadores Windows e Mac OS (Foto: Divulgação/Dropbox)
Dropbox Project Infinite promete integração total 
com computadores Windows e Mac OS (Foto: Divulgação/Dropbox)
Com o Dropbox no computador, os arquivos serão visualizados nos exploradores como se estivessem todos guardados num mesmo local. Toda vez que tentar acessar algo que está salvo na nuvem, o Dropbox dará início ao processo de download para que o arquivo seja aberto.

Qual é a nuvem com mais espaço e mais confiável? Troque dicas no Fórum do TechTudo.
Para que o usuário não se perca, e saiba exatamente onde estão os arquivos, os ícones receberão um sinal verde, quando estiverem sincronizados, e um sinal de nuvem, determinando que ainda aguardam sincronização local.

Quando encontrar um arquivo cuja cópia exista apenas no Dropbox, haverá a opção de abrir um menu de contexto via botão direito do mouse e escolher a opção “Salvar cópia local”. Assim, o Dropbox dará início ao download do arquivo ou pasta desejada.
Project Infinite permitirá controle mais preciso dos arquivos entre Dropbox e PC (Foto: Divulgação/Dropbox)
Project Infinite permitirá controle mais preciso dos arquivos 
entre Dropbox e PC (Foto: Divulgação/Dropbox)

Além disso, de acordo com o Dropbox, ao passar o mouse sobre arquivos e pastas, o usuário receberá informações de tamanho, datas e outros detalhes de cada item na pré-visualização.

Segundo o Dropbox, o Project Infinite está em fase de testes com alguns usuários selecionados, mas ainda não há data definida para que a novidade seja implementada em novas versões dos apps clientes do serviço para Windows e Mac OS. Veja abaixo, no vídeo, como tudo funciona.

Via Dropbox, Engadget

terça-feira, 26 de abril de 2016

Build 14328 do Windows 10 ganha novo menu Iniciar e mais novidades

<<>--------------                    -------------____--__  _============____--_____-------------                    ---------------<.>>
Elson de Souza
por
Para o TechTudo

25/04/2016 17h07 - Atualizado em 25/04/2016 17h12
Postado em 26 de abril de 2016 às 23h00m


A Build 14328 do Windows 10 trouxe mais novidades para computadores e celulares. Liberada durante o feriado no Brasil, a nova prévia do sistema possui uma interface diferente para o Menu Iniciar, melhor integração com canetas stylus e também recursos para a assistente virtual Cortana. 

Além disso, a Microsoft promoveu diversas mudanças na usabilidade do sistema, especialmente nos aplicativos universais, central de notificações e barra de tarefas. Confira as novidades liberadas no modo rápido apenas para membros do Windows Insider.

Windows 10: lista tem 20 dicas para você usar no seu computador

Windows 10 libera atualizações primeiro para membros do Windows Insider (Foto: Divulgação/Microsoft)
Windows 10 libera atualizações primeiro para membros do 
Windows Insider (Foto: Divulgação/Microsoft)

Novo menu Iniciar
Mesmo sendo um ponto polêmico no Windows, a Microsoft decidiu modificar o Menub Iniciar novamente. Dessa vez, adicionou um botão sanduíche no topo do menu e moveu os atalhos para o Windows Explorer, desligar computador e configurações para a lateral, tornando-os sempre visíveis.

Além disso, a Microsoft unificou a lista de apps mais usados com a de “todos os programas”, fazendo com que a parte esquerda tenha uma barra de rolagem que traz todos os aplicativos instalados.

Windows 10 ganhará novo menu Iniciar de acordo com Build 14328 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)
Windows 10 ganhará novo menu Iniciar de acordo com Build 14328 
(Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Segundo a Microsoft, as mudanças no Menu Iniciar farão com que o usuário tenha que dar menos cliques para acessar programas e pastas. Além disso, a seção “Adicionado recentemente” passar a mostrar três apps recém-instalados, em vez de um. Infelizmente, quem não gostar das mudanças não poderá optar pela versão original do Iniciar do Windows 10.

Windows Ink
Parte do Anniversary Update, a central de canetas do Windows 10 finalmente foi disponibilizada para os Insiders. Nela, usuários poderão ter acesso a notas rápidas para anotação a mão, apps com suporte a stylus e até ferramentas como régua virtual para facilitar desenhos e anotações.
Windows Ink promete melhorar a integração do sistema com canetas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)
Windows Ink promete melhorar a integração do sistema com canetas 
(Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Segundo a Microsoft, o Windows Ink vem ativado por padrão sempre que uma caneta com tecnologia ativa é pareada com o computador. No entanto, quem tem uma stylus comum ou quer simplesmente testar com o mouse pode ativar a função manualmente. Basta tocar com o botão direito na barra de tarefas e escolher “Show Windows Ink Workspace button”, ainda sem tradução.

Cortana
A assistente virtual da Microsoft recebeu novas melhorias na build 14328. Algumas delas, já estão disponível para brasileiros.
 
Na tela de bloqueio: Também anunciada como parte do Anniversary Update, a Cortana agora pode ser acessada na tela de bloqueio do computador. A assistente poderá dar informações como tráfego para casa, jogos esportivos, lembretes, entre outras funções que não envolvam dados pessoais. Fora isso, a função de ativação por voz também está disponível. Pode ser usado em Português.
Windows 10 ganhou Cortana na tela de bloqueio do PC (Reprodução/Elson de Souza)
Windows 10 ganhou Cortana na tela de bloqueio do PC 
(Reprodução/Elson de Souza)

Novas formas de criar lembretes:
A Cortana agora pode lembrar usuários de informações a partir de fotos e aplicativos. Os “lembretes de  fotos” prometem ser bastante útil para quando o usuário não quer digitar ou quer mesmo guardar uma imagem. Fora isso, o usuário poderá usar aplicativos universais para salvar informações na Cortana a partir do compartilhamento nativo do sistema.
Cortana sem configuração:
Atualmente, é preciso fazer login com uma conta da Microsoft e preencher algumas informações antes de começar a usar a Cortana. No entanto, a Microsoft agora liberará a assistente para funções como pesquisas na Web e perguntas sem que seja necessário fazer a configuração inicial.


Instagram para Windows 10 Mobile: atualização vale a pena? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

Trânsito em Português: A versão brasileira da assistente virtual agora pode dar sugestões de trajetos de carro e transporte público na nossa língua. Basta perguntar “Como chegar [ao seu destino]” para receber orientações na modalidade escolhida. Infelizmente, o recurso não funciona tão bem com coletivos como em trajetos de carro. Outra novidade é a possibilidade de checar o trânsito em um local.
Cortana agora pode mostrar informações de trânsito em português do Brasil (Foto: Reprodução/Elson de Souza)
Cortana agora pode mostrar informações de trânsito em 
português do Brasil (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Melhorias na pesquisa por arquivos: 
A Cortana agora oferecerá resultados mais detalhados para pesquisas por documentos e arquivos salvos no computador e também na nuvem. Basta digitar o nome ou informações desejadas, aplicar os filtros disponíveis e checar os resultados locais e na conta pessoal do OneDrive.

Integração com celulares: Donos de Lumias com a Build 14328 poderão finalmente receber notificações de bateria baixa, localização do aparelho, integração com mapas, entre outras coisas. A função já tinha sido introduzida, mas não funcionava corretamente nas versões anteriores do Windows 10 Mobile.

Central de Ações e Notificações
Mudanças visuais: A Microsoft quer deixar a central de ações mais acessível ao usuário e melhor organizada. O atalho foi movido para o canto direito da tela, ao lado do relógio, para se distinguir e agora oferece um contador para os alertas presentes na central. Fora isso, o Windows mostrará as notificações agrupadas, não repetindo o ícone do aplicativo como acontece atualmente como uma notificação independente.
Windows 10 ganhou reformulação na Central de Notificações na Build 14328 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)
Windows 10 ganhou reformulação na Central de 
Notificações na Build 14328 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Atalhos rápidos: Nas configurações do Windows em PC e celulares, a Microsoft reorganizou a página de personalização da Central de Ações. Agora, o usuário pode pegar e arrastar o botão para a posição desejada. Além disso, o atalho para Wi-Fi agora mostra as conexões disponíveis quando clicado ao invés de apenas desligar a conexão, como anteriormente.

Barra de tarefas
A Microsoft também turbinou a barra localizada na parte inferior da tela, onde os programas abertos são usados. Para começar, haverá uma opção dedicada para o espaço na sessão “Personalização” das configurações do Windows. Confira as demais mudanças:

Relógio integrado ao calendário e melhorado:
Agora, o Windows 10 mostra o compromisso do calendário do usuário ao clicar sobre o relógio da barra de tarefas. Assim, fica mais fácil gerenciar atividades e lembrar de compromissos. A Microsoft decidiu também mostrar o relógio em todos os monitores, algo solicitado por quem usa múltiplos dispositivos conectados.
Windows 10 agora mostra compromissos no relógio e alertas no ícone da barra de tarefas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)
Windows 10 agora mostra compromissos no relógio e 
alertas no ícone da barra de tarefas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Alertas em ícones:
Agora, os ícones de aplicativos da barra de tarefas exibirão um pequeno balão com números de notificações ou alertas sobre apps universais. A função lembra bastante a interface do iOS e mostrará, por exemplo, a quantidade de emails não lidos pelo usuário, que há alarmes configurados no app de relógio, entre outras coisas.

Gerenciamento de som:
A ícone de som da barra de tarefas agora pode gerenciar diferentes saídas de som. Por exemplo, se o usuário conecta o fone de ouvidos no aparelho, agora pode aumentar ou diminuir o volume deles separadamente do restante do sistema e da caixa de som, por exemplo.

Modo Tablet:
Menu iniciar:
Para quem usa o menu iniciar em tela cheia ou em tablets, a Microsoft trouxe de volta a antiga lista “Todos os aplicativos” do Windows 8. No entanto, a nova versão da grade de aplicativos está melhor organizada e tem rolagem vertical, prometendo ser mais fácil de encontrar um app do que sua antecessora. Até agora, a lista com todos os aplicativos ficava escondida dentro de um botão sanduíche do Iniciar.

Windows 10 trouxe de volta lista de apps do Windows 8 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)
Windows 10 trouxe de volta lista de apps do Windows 8 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Esconder barra de tarefas: Uma boa notícia para quem gosta de aplicativos em tela cheia é que a barra de tarefas poderá ser escondida automaticamente no modo tablet. Essa função é bem similar à forma como a barra se comportava nos aplicativos modernos do Windows 8. No entanto, usuários poderão optar por deixá-la sempre visível no app de configurações do sistema.

Configurações
Gerenciamento de apps: Usuários que tiverem problemas com aplicativos no Windows poderão excluir os dados dos programas sem ter que desinstalar cada um deles do computador. A mudança lembra bastante a função de “Excluir dados” do Android, que remove o login e informações de apps. Outra mudança foi a opção de gerenciar “add ons” em programas, mas o recurso ainda não está disponível na Windows Store.
Windows 10 ganhou nova interface nas configurações da Build 14328 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)
Windows 10 ganhou nova interface nas configurações da Build 14328 
(Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Interface e novas opções: A Microsoft fez mudanças na interface e organização. Agora, cada opção das configurações terá ícones próprios visando facilitar a identificação ao fixar atalhos no menu Iniciar. Além disso, foram criadas abas específicas para as configurações de caneta, aproveitando o Windows Ink, e para as opções do programa Insider, que testa as versões prévias do sistema.

Mudando de desktops com o Touchpad
Quem usa a função de múltiplas áreas de trabalhos do Windows agora poderá transitar entre elas usando o touchpad do notebook. Basta arrastar quatro dedos para os lados na área sensível ao toque para trocar o desktop ativo. Para usar isso, no entanto, é preciso ter um componente compatível com multitoques.
Tela de bloqueio
Windows 10 agora pode ter faixas controladas pela tela de bloqueio (Foto: Reprodução/Elson de Souza)
Windows 10 agora pode ter faixas controladas pela tela de bloqueio 
(Foto: Reprodução/Elson de Souza)

A Microsoft corrigiu problemas de privacidade na tela de bloqueio, como a que mostrava o endereço de e-mail do usuário com o computador travados. 

Além disso, a nova versão do Windows 10 agora exibe controle de faixas para que o usuário avance ou retroceda uma música reproduzida no Groove, que é o player padrão do Windows.
Mudanças de Interface
Windows 10 teve modificações em alguns elementos da interface (Foto: Divulgação/Microsoft)
Windows 10 teve modificações em alguns elementos da interface 
(Foto: Divulgação/Microsoft)

As janelas do Controle de Usuário, comuns em instalação de apps, agora tem uma interface mais harmoniosa com os apps universais do Windows. 

Outra mudança importante foi o ícone do Explorer, que perdeu o preenchimento amarelo para ficar mais simples e monocromático como os demais apps nativos. Por fim, o explorador não é mais fixado na barra de tarefas para oferecer mais espaço.

Soluções e problemas conhecidos
Como toda Build, a Microsoft detalhou os problemas solucionados e também os bugs da versão 14328. A lista completa de soluções e erros encontrados nesta versão pode ser encontrada no blog do Windows.

Notebook velho? Veja cinco dicas para deixar o computador mais potente

<<>--------------                    -------------____--__  _============____--_____-------------                    ---------------<.>>
Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

23/04/2016 06h00 - Atualizado em 23/04/2016 06h00
Postado em 26 de abril de 2016 às 20h00m


Com o passar do tempo, o notebook começa a apresentar alguns pequenos problemas no uso diário que podem incomodar o usuário. Entre as falhas estão lentidões e travamentos, sistema com vírus, bateria que não dura mais como antes e até o armazenamento interno que não dá mais conta do recado.

Descubra mitos e verdades sobre baterias e carregadores
Para quem não está podendo gastar para investir em um modelo mais novo, cinco dicas podem ajudar a otimizar o laptop e deixá-lo com cara de novo com recursos mais potentes. Confira.
Veja como recuperar recursos e deixar seu notebook antigo mais potente (Foto: Thiago Barros/TechTudo)
Veja como recuperar recursos e deixar seu notebook antigo mais potente (Foto: Thiago Barros/TechTudo)

1. Limpar ou aumentar memória RAM
A memória RAM trabalha junto com o processador para executar ações no notebook. Um equipamento mais avançado resulta em respostas mais fluidas durante o uso do sistema, para abrir programas, executar jogos e até navegação web. 

Para fazer uma limpeza de dados na RAM confira esta lista com os melhores programas, assim você pode dar um gás no funcionamento da máquina sem gastar nada.
Limpezas periódicas na memória RAM também são necessárias (Foto: Reprodução) (Foto: Limpezas periódicas na memória RAM também são necessárias (Foto: Reprodução))
Veja dicas para turbinar a memória RAM do seu notebook antigo
 (Foto: Divulgação)

Caso prefira investir um pouco e turbinar seu notebook com uma placa RAM nova, neste tutorial é possível verificar qual é a memória compatível com seu notebook. Além disso, confira dicas de como escolher uma boa RAM.

2. Limpar o notebook por dentro
Remover a poeira do hardware do notebook pode ser uma boa forma de preservar o aparelho e até se livrar de alguns problemas causados pelo tempo de uso. 

Não sabe como fazer isso? Veja como fazer uma limpeza no seu laptop neste tutorial. Outra forma de melhorar o aspecto do eletrônico é removendo as sujeiras do teclado, que pode estar prendendo teclas ou dificultando o uso. Veja as dicas neste tutorial.
Veja se o Mac emite sons ou se o teclado acende (Foto: Paulo Alves/TechTudo )
Veja dicas de como limpar os componentes do seu notebook
 (Foto: Paulo Alves/TechTudo )

3. Reinstalar/formatar o sistema operacional
Alguns travamentos ou falhas no notebook podem não se tratar de problemas no hardware ou nas placas, mas sim do sistema operacional. Entre os motivos dos bugs estão vírus, excesso de arquivos salvos ou até problemas em pastas internas. Para evitar gastos desnecessários com assistência técnica, a dica prática é formatar o Windows ou o Mac OS.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone.
Dell Inspiron 15 7000 (Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo)
Baixe um novo Windows e evite problemas no sistema 
(Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo)

Confira neste tutorial como instalar o mais novo sistema operacional da Microsoft, o Windows 10, de forma limpa, ou seja, baixando novamente o arquivo da plataforma da fabricante. Veja também como instalar o Windows 8 ou Windows 8.1 no laptop neste link.

Não tem drive de CD? Descubra como fazer um pendrive bootável para instalar o Windows no notebook ou ultrafino. Tem um MacBook? Veja como formatar o computador da Apple.

4. Trocar o HD interno
O usuário que já lotou seu armazenamento interno pode trocar seu Hard Disk por um mais moderno ou uma opção mais potente. Confira neste tutorial algumas dicas de como substituir o seu HD do notebook por um SSD, que tem tecnologia mais rápida.

Quer apenas mais espaço para seus arquivos com um disco rígido novo? Descubra aqui algumas dicas de como escolher o melhor modelo de HDD para seu notebook e como trocar o HD fisicamente neste tutorial.
HD Barracuda de 4 TB da Seagate custa pouco mais de R$ 800 (Foto: Divulgação) (Foto: HD Barracuda de 4 TB da Seagate custa pouco mais de R$ 800 (Foto: Divulgação))
Usuário pode trocar HD interno do notebook para ter maior 
armazenamento (Foto: Divulgação/Seagate)

5. Trocar ou calibrar a bateria
A maioria dos usuários já reclamou da pouca duração da bateria, longe da tomada, no seu notebook. Há um desgaste natural da quantidade de ciclos da carga, mesmo se o usuário mantiver todos os cuidados para preservar a bateria.

No entanto, é possível fazer a troca do componente do computador. Diversos modelos estão disponíveis no mercado nacional e o preço depende da marca do notebook. Normalmente, a troca é simples: basta remover o dispositivo acoplado na base do PC e substituir.
Remova a bateria e coloque-a novamente (Foto: Daniele Starck/TechTudo)
Usuário pode calibrar bateria para evitar erros ou comprar 
uma nova (Foto: Daniele Starck/TechTudo)

Caso queira economizar dinheiro e tentar recuperar a bateria sem gastar nada, uma forma eficiente é calibrar a carga, o que resolve falhas na porcentagem indicada e evitar apagões. 

Aumentar a autonomia do notebook também é uma forma de não gastar nada. Basta desativar recursos que consomem muita energia utilizando configurações de economia inteligente.

Como corrigir teclado desconfigurado? Comente no Fórum do TechTudo

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Vibe K5 ou Redmi 2 Pro: saiba qual Android leva a melhor em análise

<<>--------------                    -------------____--__  _============____--_____-------------                    ---------------<.>>
Elson de Souza
por
Para o TechTudo

25/04/2016 06h00 - Atualizado em 25/04/2016 06h00
Postado em 25 de abril de 2016 às 23h40m


O Lenovo Vibe K5 e o Redmi 2 Pro são dois celulares com Android que disputam a preferência do consumidor entre os telefones intermediários. Fabricado pela chinesa Lenovo, o Vibe K5 tem preço sugerido de R$ 999, enquanto o Redmi 2 Pro, da Xiaomi, tem preço médio de R$ 750.

Vibe K5, LG K10 e Xperia M4 Aqua: conheça os concorrentes do Moto G 3
Os dois smartphones têm ficha técnica intermediária, tela de alta resolução e câmera frontal com elevado número de pixels.

Disponíveis para comprar no Brasil, os telefones têm especificações próximas e podem deixar os clientes em dúvida. Descubra no comparativo qual celular chinês tem o melhor custo-benefício. 
Vibe K5 ou Redmi 2 Pro: Lenovo e Xiaomi se enfrentam em comparativo (Foto: Arte/TechTudo)
Vibe K5 ou Redmi 2 Pro: Lenovo e Xiaomi se enfrentam em comparativo 
(Foto: Arte/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone.

Design: empate
O Vibe K5 tem corpo de material que lembra alumínio, o que é um visual mais comum em tops de linha. Disponível nas cores prata, dourado e cinza escuro, o celular tem capa traseira e bateria removíveis. 

Já o Redmi 2 Pro tem corpo plástico liso, com bom acabamento, e também permite trocar a tampa traseira e remover a bateria. O smartphone está disponível em preto.
Lenovo Vibe K5 tem corpo metálico e está disponível em três cores (Foto: Rerpodução/Elson de Souza)
Lenovo Vibe K5 tem corpo metálico e está disponível em três cores 
(Foto: Rerpodução/Elson de Souza)

No que diz respeito às medidas, há um certo equilíbrio entre os dispositivos. Apesar de maior, o telefone da Lenovo é mais fino que o Redmi 2 Pro: são 8 mm contra 9 mm do telefone da Xiaomi. Por outro lado, o aparelho concorrente é consideravelmente mais leve, com 133 gramas, contra 142 gramas do modelo da Lenovo. 

Tela: Vibe K5
O telefone da Lenovo tem tela de 5" HD (1080 x 1920 pixels), o que resulta em uma densidade de 441 pixels por polegada (ppi). Já o Redmi 2 Pro apresenta um display de 4,7 polegadas HD (720 x 1280 pixels), resultando em uma densidade de 312 ppi.

Considerando a grande diferença de resolução entre os telefones, é possível dizer que o Vibe K5 deve oferecer o melhor resultado de definição de imagem. Com o celular da Lenovo, o usuário provavelmente terá jogos, apps e vídeos com imagem melhor e letras com contornos mais definidos, além de uma tela maior para a visualização do conteúdo.
Redmi 2 Pro possui tela de 4,7 polegadas com resolução HD (Foto: Reprodução/Elson de Souza)
Redmi 2 Pro possui tela de 4,7 polegadas com resolução HD 
(Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Especificações: Vibe K5
A Lenovo empregou um hardware potente no Vibe K5, com processador octa-core Snapdragon 616 (quad-core de 1,5 GHz e quad-core de 1,2 GHz) funcionando em conjunto com a memória RAM de 2 GB. 

Já o Redmi 2 Pro tem hardware ligeiramente inferior: processador quad-core Snapdragon 410, de 1,2 GHz, e os mesmos 2 GB de memória RAM. Quanto ao armazenamento, os dois smartphones têm capacidade de 16 GB, com possibilidade de expansão de até 32 GB via cartão SD. 
Com essas características, o Vibe K5 pode ser a melhor escolha para quem busca um telefone com bom desempenho a longo prazo e, principalmente, para jogos e atividades mais exigentes. Embora tenha uma boa relação entre hardware e software, é provável que o Redmi 2 Pro demore um pouco mais em telas de carregamento e tarefas do dia a dia.

Para completar, os telefones têm conectividade 4G, Wi-Fi, Bluetooth e rádio FM. Tanto um quanto o outro são dual chip, o que vai facilitar a vida de quem precisa ter duas linhas de celular ao mesmo tempo. 

Sistema operacional: Vibe K5
O Vibe K5 chega de fábrica com o Android 5.1 (Lollipop), que é uma das versões mais recentes, embora seja esperada a atualização para o 6.0 (Android Marshmallow). O sistema da Lenovo tem modificações na interface, o que divide usuários, mas agrada por oferecer o Google Now Launcher com visual do Android puro como uma alternativa.
Vibe K5 tem launchers da Lenovo e do Google disponíveis para usuários (Foto: Reprodução/Elson de Souza)
Vibe K5 tem launchers da Lenovo e do Google disponíveis para usuários 
(Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Já o Redmi 2 Pro traz o MIUI 6.0, atualizável para a versão 7.1. O sistema é baseado no Android, porém altamente modificado, com interface própria e múltiplas funcionalidades introduzidas pela Xiaomi. Apesar de ter muitos fãs, isso faz com que a empresa leve mais tempo para atualizar seus modelos. O último update, por exemplo, saiu cerca de um ano após a liberação do Android 5.0

Câmera: Vibe K5
O Vibe K5 chega com câmera traseira de 13 MP, Flash LED, modo HDR e gravação de vídeos em resolução Full HD (1080p), considerada o padrão do mercado. Já o Redmi 2 Pro conta com resolução menor, de 8 megapixels, também acompanhada de Flash LED único, HDR e vídeos em Full HD.

A câmera frontal do telefone da Lenovo também deve apresentar melhores resultados, pois são 5 MP contra 2 megapixels do rival Redmi 2 Pro. O Vibe K5 ainda traz o diferencial do recurso V-Selfie, que tira fotos automaticamente quando um usuário faz um sinal de “V” com os dedos.

Bateria: empate
Quanto à bateria, os smartphones têm certo equilíbrio. O Vibe K5 tem ficha técnica e configurações que exigem mais do sistema. Portanto, é normal que sua capacidade de bateria seja maior que a do modelo da Xiaomi.

Ainda assim, a diferença não é muito grande: são 2.750 mAh do K5, contra 2.200 mAh do Redmi. Ao considerar as diferenças de tamanho da tela dos dois aparelhos, é possível imaginar que o consumo de bateria seja semelhante. 

Zenfone 2, Moto X Play ou Lenovo Vibe A7010? Confira no Fórum do TechTudo.
Redmi 2 Pro tem bateria removível de 2200 mAh com carregamento rápido (Foto: Reprodução/Elson de Souza)
Redmi 2 Pro tem bateria removível de 2200 mAh com 
carregamento rápido 
(Foto: Reprodução/Elson de Souza)

O Redmi 2 Pro ainda conta com a vantagem do sistema de carregamento rápido, Quick Charge 1.0, que promete entregar 30% de bateria em 30 minutos. Embora não seja a mais avançada, a tecnologia promete deixar o usuário menos tempo com o celular na tomada.

Preço e disponibilidade: Redmi 2 Pro
O Vibe K5 foi lançado há pouco tempo no Brasil e pode ser encontrado pelo preço sugerido de R$ 999 no site da Lenovo, embora haja lojas online com descontos de até R$ 70. Já o Redmi 2 Pro pode ser comprado parcelado no site da Xiaomi por R$ 769 ou à vista por R$ 699. 

Devido ao modelo de vendas da fabricante chinesa, é improvável que você encontre o Redmi 2 Pro com descontos ou ofertas absurdas em outras lojas online.

Conclusão: Vibe K5
O Lenovo Vibe K5 tem se apresentado como um celular intermediário competitivo neste início de ano. O smartphone tem design atraente, ficha técnica satisfatória para o uso de jogos e aplicativos no dia a dia e um preço compatível com o que ele oferece. Com isso, seu custo-benefício tende a ser maior que o do Redmi 2 Pro. 
Vibe K5 é o que oferece melhor custo-benefício em uma ficha técnica poderosa (Foto: Reprodução/Elson de Souza)
Vibe K5 é o que oferece melhor custo-benefício em uma 
ficha técnica poderosa (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

De qualquer forma, é preciso observar a diferença de no mínimo R$ 230 entre os dispositivos comparados. Se este valor for alto demais para os seus planos de comprar um smartphone novo, o Redmi 2 Pro continuará sendo uma boa escolha para o preço sugerido pela Xiaomi, afinal, o gadget tem bom desempenho.

Se você não está satisfeito com as duas opções, há outros modelos que podem ser uma boa escolha. Na mesma faixa de preço, é possível encontrar celulares como Quantum Go, Galaxy J5, LG K10 e Moto G
Tabela comparativa entre Lenovo Vibe K5 e Redmi 2 Pro (Foto: Arte/TechTudo)
Tabela comparativa entre Lenovo Vibe K5 e Redmi 2 Pro 
(Foto: Arte/TechTudo)

domingo, 24 de abril de 2016

IBM Watson compra empresa de analítica Truven

<<>--------------                    -------------____--__  _============____--_____-------------                    ---------------<.>>
Ana Rita Guerra
2016/04/11, 06:15
Postado em 24 de abril de 20q6 às 23h05m


ibm-watson-e1415372871114-650x250
A divisão Watson Health da IBM anunciou a conclusão da aquisição da empresa de analítica Truven, especializada em saúde. Foi um negócio significativo, de 2,28 bilhões de euros, inicialmente anunciado em fevereiro.

A Truven Health Analytics fornece serviços de big data e analítica sobre dados na nuvem. Tem 8500 clientes que vão agora passar para o portfólio da IBM Watson Health, incluindo agências norte-americanas, planos de saúde, hospitais, clínicas e empresas de ciências da vida.


Com a conclusão da integração, os cientistas da IBM e da Truven vão começar o processo de utilização das capacidades cognitivas da Watson Health em cima dos dados clínicos da especialista adquirida. 

A aquisição vai elevar a estrutura da divisão Watson Health para cinco mil empregados, entre centenas de médicos, especialistas em epidemiologia, estatísticos, administradores de saúde, especialistas em políticas de saúde e consultores.

A IBM refere que a Truven lhe dá uma base extensa de informações sobre custos, pedidos, qualidade e resultados. “A IBM antecipa que as organizações de saúde irão utilizar estes dados baseados na nuvem e combiná-los com em parcelas anteriormente dispersas, incluindo vastas quantidades de dados estruturados e não estruturados, para criar conhecimentos únicos que ajudem a tomar decisões e a melhorar a qualidade dos cuidados com menos custos”, explica a empresa. 

“Os dados da Truven, em coordenação com uma série de soluções e serviços, também vai ajudar a otimizar as ofertas da IBM para cuidados de elevado valor.”

Esta é a quarta grande aquisição da IBM na área da saúde desde que lançou a unidade Watson Health, em abril de 2015.  A divisão foi criada para “melhorar a capacidade de médicos, investigadores e seguradoras a inovar acedendo a conhecimentos extraídos da quantidade massiva de dados de saúde pessoais que está sendo criada e partilhada diariamente.” 

A plataforma  Watson Health Cloud permite que a informação seja partilhada e combinada com uma visão agregada de dados clínicos, de pesquisa e sociais.