por Filipe Garrett
Para o TechTudo
Para o TechTudo
Postado em 12 de janeiro de 2017 às 23h00m
A nova linha de televisores da Samsung passa a oferecer uma tecnologia de tela de pontos quânticos aprimorada. Batizada de QLED pela companhia, ela busca atingir os mesmos paradigmas de qualidade e precisão de cor, além de contrastes mais ricos em virtude de tons pretos mais profundos, que você pode encontrar nas soluções equivalentes de outros fabricantes.
Smart TV OLED da LG é ultrafina e se prende à parede por ímãs
A nova linha de televisores da Samsung foi revelada durante a CES 2017, mas ainda não há datas definidas para que os novos aparelhos cheguem ao mercado brasileiro.
QLED é a nova tecnologia de telas de pontos quânticos
da Samsung (Foto: Divulgação/Samsung)
Segundo a Samsung, o ponto forte das novas TVs QLED está em valores altos de volume de cor, uma medida usada para analisar a precisão pela qual uma tela é capaz de mostrar diferentes cores quando submetida a diferentes níveis de brilho. Ou, para simplificar, um índice de quanto o televisor é preciso na hora de mostrar cor, conforme o brilho varia na tela.
Em geral, quanto maior o volume de cor, melhor: isso garante ao display maior capacidade de apresentar tons de cores com grande precisão, sobretudo a altos índices de brilho.
O brilho
O ponto central a respeito do uso dos pontos quânticos, que é o conceito tecnológico aplicado pela Samsung em suas telas QLED, é aumentar os níveis de brilho da tela de forma equilibrada para que o volume de cor seja maior e, consequentemente, a qualidade de imagem da TV acabe superior na outra ponta.
QLED usa o conceito dos pontos quânticos: mais brilho por
toda a área da tela, contraste maior e cores mais precisas.
Na imagem, a comparação da TV QLED com uma convencional
(Foto: Divulgação/Samsung)
Design e reflexos
O reflexo na tela, enquanto você assiste um filme, pode não apenas distrair, mas estragar completamente a experiência: a luz que incide sobre o televisor acaba desmontando o equilíbrio de alta intensidade de brilho e volume de cores, provocando a impressão de que a qualidade de imagem não é tão boa quanto o prometido pelo fabricante.
Segundo a Samsung, na linha 2017 de televisores, esse tipo de problema foi resolvido com decisões de design que visam diminuir o efeito do reflexo. O resultado é que a percepção da imagem exibida na tela é a mesma, não importa o ângulo de visão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário