por Filipe Garrett
Para o TechTudo
Para o TechTudo
Postado em 01 de abril de 2017 às 15h00m
A tecnologia Optane de SSDs e memórias criada pela Intel e Micron passa a chegar aos consumidores domésticos. A Intel lançou módulos de 16 e 32 GB que funcionam como um tipo de memória cache extra de altíssima velocidade para melhorar a performance dos PCs.
SSD ou HDD: saiba qual é o mais potente e barato para ‘guardar memória’
A pesar de a pouca quantidade de espaço tornar o uso desses discos como unidade de armazenamento inviável, a alta velocidade (até 900 MB/s) de leitura deve garantir um aumento perceptível na velocidade de processamento nos sistemas em que essas unidades forem instaladas.
Optanes chegam aos consumidores em versões cache
para acelerar o funcionamento dos PCs com processadores
de sétima geração da Intel (Foto: Divulgação/Intel)
Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular.
Em números, a Intel diz que a diferença de velocidade em favor do computador equipado com o Optane deve chegar a 28%, se comparado com uma máquina que usa discos rígidos convencionais. Com relação à velocidade de acesso dos dados guardados, o aumento é de 14 vezes sobre o desempenho padrão e aplicativos recorrentes, como Chrome e Outlook, devem inicializar 14 vezes mais rápido.
A boa notícias é ainda melhor para quem joga: segundo a Intel, os discos Optane poderão elevar a velocidade de carregamento em até 67%.
A ideia da Intel é permitir que seus novos SSDs sejam adaptados como um tipo de memória de alta velocidade e com preço relativamente competitivo. Entretanto, quem ficou interessado nos Optane precisa de uma placa-mãe com chipset compatível com a tecnologia e processador de sétima geração. Embora os ganhos de performance sejam muito altos, eles acabam restritos aos usuários que possuem hardware mais atualizado.
Via Intel, AnandTech
Por que um computador não funciona em 64bits? Comente no Fórum do TechTudo
Nenhum comentário:
Postar um comentário