Donos de Windows 10 ainda estão atualizando seus dispositivos com o Creators Update, a última grande atualização do sistema. E a próxima já tem data para chegar aos PCs e notebooks: a Windows 10 Fall Creators Update está prevista para o fim deste ano (nos bastidores comenta-se que será em setembro) com quatro pilares importantes, entre eles uma função de continuidade que integra computadores e celulares.
Chamada de Timeline em inglês, a nova função traz uma lista de aplicativos e áreas de trabalho que estiveram em uso recentemente – tanto no PC com Windows 10, quanto no celular com o Windows 10 na versão mobile.
Função Timeline chega com atualização para Windows 10
(Foto: Thássius Veloso/TechTudo)
Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular.
Continuidade
Durante a conferência para desenvolvedores Build, em Seattle, a companhia revelou a função Pick Up From Where You Left, ou Continuar de Onde Parou em português. Os usuários poderão começar uma atividade no computador e depois continuar em um dispositivo móvel.
O exemplo apresentado no palco foi de uma fotógrafa que usa o smartphone para bater fotos de cães em um pet shop. Depois, as mesmas imagens aparecem automaticamente no computador com Windows 10 Fall Creators Update – com direito a um editor de vídeo que busca músicas diretamente do serviço Groove para compor a trilha sonora da produção visual.
Nova interface do Windows 10 (Foto: Reprodução/Twitter)
A Área de Transferência faz muito sucesso, apesar de ser praticamente invisível para os usuários de Windows – é nela que ficam os dados de quando você pressiona a combinação CTRL C e CTRL V, para copiar e colar textos e fotos. O Fall Creators Update permitirá copiar um texto no telefone celular e colar no PC, e vice-versa.
Satya Nadella, diretor executivo da Microsoft, apresenta
próxima atualização do Windows 10 (Foto: Divulgação/Microsoft)
OneDrive e backup dos arquivos
O Microsoft OneDrive também receberá uma uma novidade: o download de arquivos "sob demanda". Na prática, o serviço de arquivos na nuvem vai manter parte dos documentos no PC e parte na nuvem, e vai baixá-los conforme a necessidade do usuário. A ideia por trás disso é evitar que o armazenamento do HD ou SSD fique lotado.
OneDrive agora tem download de arquivos sob demanda
(Foto: Thássius Veloso/TechTudo)
Windows Store com mais apps
A Microsoft atraiu novos aplicativos para a Windows Store, a loja oficial do sistema operacional. A Apple concordou em liberar o iTunes pela plataforma, com direito às assinaturas do Apple Music e todas as funcionalidades do sistema.
Com o movimento, a empresa terá um alcance maior, em especial devido ao Windows 10 S, versão do sistema que não permite a instalação de aplicativos por fora da Windows Store (aqueles com extensão .exe, por exemplo).
O streaming de música Spotify também confirmou sua chegada à Windows Store, e até mesmo outros sistemas operacionais estarão dentro do Windows 10 quando o Fall Creatores Update for lançado. O Ubuntu poderá ser instalado diretamente da Store, assim como a distribuição Linux SUSE. A Microsoft está em conversas para incluir o Fedora na Store também.
500 milhões
O Windows 10 está presente em 500 milhões de dispositivos pelo mundo. Apesar da quantidade massiva de usuários, o sistema provavelmente não baterá a meta de estar em 1 bilhão de equipamentos no ano que vem. O Creators Update, por sua vez, foi instalado até agora em 400 milhões de máquinas.
Vale a pena baixar a atualização do Windows 10? Comente no Fórum do TechTudo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário