Total de visualizações de página

quinta-feira, 8 de junho de 2017

Para ministro, governo pode contribuir com segurança cibernética


Tissiane Vicentin, 
2017/06/08, 16:00 
Postado em 08 de junho de 2017 às 21h50
Gipope-Marketing

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, afirmou, nesta quinta-feira (8), que a segurança cibernética é, hoje, uma das grandes preocupações da sociedade brasileira. 

Na abertura do seminário Confiança no Ambiente Digital: os Desafios da Segurança Cibernética na Estratégia Digital Brasileira (EDB), promovido pela Secretaria de Política de Informática (Sepin) do MCTIC, em Brasília, Kassab lembrou a vocação do brasileiro para o mundo digital e citou setores em que o país se destaca na área de tecnologia, como a urna eletrônica nos processos eleitorais, o programa de declaração do Imposto de Renda, da Receita Federal, e o sistema bancário.

Os avanços tecnológicos trazem também seus problemas. E a questão da segurança cibernética é o principal deles, destacou o ministro, acrescentando que a segurança cibernética é importante ferramenta para enfrentar a criminalidade que envolve o uso de tecnologias. Que esse seminário seja o primeiro passo para que a gente possa contribuir como governo para ajudar em parte das soluções.

O secretário de Política de Informática, Maximiliano Martinhão, lembrou que a segurança cibernética ganhou destaque em dois casos recentes: o ataque cibernético em diversos países, inclusive no Brasil, com sequestro de dados de usuários e empresas; e no jogo da Baleia Azul, que utilizou as redes sociais para induzir jovens em todo o mundo à automutilação e ao suicídio.

Segundo ele, o seminário promovido pelo MCTIC tem o objetivo de aprofundar as discussões sobre a segurança no ambiente virtual, que faz parte de um dos eixos temáticos da Estratégia Digital Brasileira.


A confiança no ambiente digital envolve um conjunto amplo de temas que passa pelo respeito a direitos no ambiente cibernético, proteção à privacidade e dados pessoais e também pela segurança e defesa cibernética, explicou.

A elaboração da EDB está sendo conduzida pelo MCTIC em articulação com outros órgãos do governo, sociedade civil, universidades, comunidade científica e setor produtivo e vai definir até o fim deste ano prioridades e metas para os próximos cinco anos.

A cerimônia de abertura do seminário contou também com a participação do secretário de Coordenação de Sistema do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, contra-almirante Noriaki Wada.


* Com informações do MCTIC

Nenhum comentário:

Postar um comentário