Total de visualizações de página

quinta-feira, 12 de julho de 2018

Saint Paul inova com tutor que usa inteligência artificial


Redação B!T, 
2018/07/12, 09:28 
Postado em 12 de julho de 2018 às 19h30m 


Em parceria com a Stefanini Scala, modelo adotado pela instituição de ensino permite que os alunos esclareçam dúvidas a qualquer hora do dia e em qualquer lugar.

Em tempos de fake news, está cada vez mais difícil diferenciar informações verdadeiras de notícias falsas na internet. Não é raro digitar uma pergunta em um site de buscas e aparecerem respostas com dados distorcidos ou até mesmo errados. Mas há quem esteja usando a tecnologia em prol da educação de qualidade. É o caso da Saint Paul Escola de Negócios que, em parceria com a Stefanini Scala, empresa da Stefanini, oferece uma plataforma disruptiva que permite que o estudante esclareça dúvidas, a qualquer hora do dia, e em qualquer lugar com ajuda da inteligência artificial (IA). Os nossos professores treinam a ferramenta de IA para responder dúvidas dos conteúdos ensinados, explica Marcos Paulo Sanchez, diretor da área Digital e de TI da Saint Paul.
O projeto teve início há pouco mais de um ano, e o primeiro curso a contar com o Paul, o tutor virtual, foi Contabilidade, seguido por Inovação e Criatividade. Agora, será a vez dos estudantes de Administração e Demonstrativos Financeiros terem acesso à ferramenta capaz de tirar dúvidas e ensinar diversos conceitos, técnicas e relações com a matéria. Concluída essa etapa, a meta é que mais 20 mil alunos possam recorrer a essa plataforma de aprendizado. A nossa expectativa é estender o acesso a mais de 100 cursos em até três anos, beneficiando milhares de alunos, afirma Sanchez. transformação digital é o que nos move. De maneira alguma descartamos a figura do prof essor, acrescenta. Temos dois protagonistas: o aluno e o professor. A tecnologia é só o meio, resume Adriano Mussa, diretor acadêmico da Saint Paul.
Além de oferecer um conteúdo extenso e respostas precisas, a plataforma permite que o aluno acompanhe a sua evolução no curso e compartilhe suas experiências em uma rede social criada exclusivamente para os estudantes. A ideia é que o aluno tome as rédeas da própria aprendizagem, garante Sanchez. Para Filipe Cotait, diretor de tecnologia da Stefanini Scala, a plataforma mostra que a Saint Paul é uma instituição inovadora e disruptiva. 
A Stefanini Scala desenvolveu o chat por meio do qual o aluno pode tirar dúvidas com o Paul. No início, confesso que eu era cético com a possibilidade de a IA aprender os conteúdos, mas o resultado me surpreendeu positivamente, destaca Sanchez.
Esse projeto faz parte de uma plataforma de onlearning chamada LIT, que funciona como uma assinatura do Netflix ao oferecer acesso a um vasto conteúdo e permitir que o aluno direcione seus estudos para as áreas de maior interesse. Ao todo, a plataforma conta com mais de 1.500 exercícios solucionados, 8.000 livros e 10programas de MBA com temas relacionados a negócios, como liderança, marketing, contabilidade, inovação, finanças, entre outros. A ideia é que o aluno receba certificações de acordo com os cursos realizados, de modo que, ao serem conectadas como um Lego, ele consiga obter um diploma de MBA. 
Além disso, a plataforma consegue identificar pontos fortes e pontos fracos de cada estudante e oferecer um caminho educacional personalizado. Também é capaz de traçar a personalidade do aluno, por meio da sua forma de escrever e de suas interações sociais. Sobretudo, é democrática. A assinatura custa R$ 99 mensais, o que possibilita que milhões de brasileiros tenham acesso à educação executiva de qualidade. Você pode aprender lendo livros, assistindo a uma aula ou participando de um estudo de caso. Agora, você pode aprender conversando com o Paul. Sem dúvida, a inteligência artificial baseada em computação cognitiva apresenta elementos fundamentais para a evolução da forma de se aprender, afirma José Securato, diretor-presidente da Saint Paul Escola de N egócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário