App que virou febre com filtro que 'envelhece' rebateu questionamentos sobre uso de dados em comunicado enviado à imprensa dos EUA.
Por G1
Postado em 18 de julho de 2019 às 15h00m
Daenerys Targaryen, personagem da atriz Emilia Clarke, na série 'Game of Thrones', com o rosto modificado por filtros do FaceApp — Foto: Reprodução/FaceApp
Postado em 18 de julho de 2019 às 15h00m
Daenerys Targaryen, personagem da atriz Emilia Clarke, na série 'Game of Thrones', com o rosto modificado por filtros do FaceApp — Foto: Reprodução/FaceApp
O FaceApp, aplicativo que envelhece rostos, afirmou em comunicado nesta quarta-feira (17) que deleta a maior parte das fotos dos usuários. "A maior parte das imagens são deletadas dos nossos servidores em 48 horas, a partir da data de upload (quando a imagem é enviada pelo usuário)", diz a nota publicada pelo site de tecnologia Tech Crunch, dos Estados Unidos.
Após virar febre na internet nos últimos dias, o app tem sido alvo de questionamentos sobre o que faz com as imagens e os dados coletados. O Faceapp entrou até na mira de políticos americanos: o senador democrata Chuck Schummer protocolou um pedido à Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) e ao FBI para que investiguem se as fotos submetidas ao aplicativo são compartilhadas com governos estrangeiros, como a Rússia.
Apesar das negativas da empresa, a política de privacidade do Faceapp permite que o aplicativo guarde as imagens indefinidamente. Em entrevista ao jornal "The Washington Post", o presidente da empresa, Yaroslav Goncharov, afirmou que não utiliza as imagens das pessoas para treinar uma ferramenta de identificação e negou que elas sejam compartilhadas com governos. "Não dividimos as informações de usuários com terceiros", disse.
Aplicativo de passagem do tempo que virou febre traz politica de privacidade em inglês
O aplicativo diz que, eventualmente, salva a foto na nuvem com o intuito de otimizar a performance e o tráfego — para que o usuário não suba a imagem repetidamente toda vez que quiser uma edição. Mas negou que possa ver toda a galeria de fotos dos smartphones depois que os usuários permitem o acesso: "Não fazemos isso. Só subimos uma foto selecionada para edição".
O comunicado diz ainda que 99% dos seus usuários não costumam se logar. "Portanto, não temos acesso a nenhum dado que podem identificá-los".
A empresa afirma ainda que não vende e nem compartilha nenhum dado de usuário com terceiros. E que, apesar de o time de desenvolvimento do app estar na Rússia, os dados dos usuários não são transferidos para aquele país necessariamente.
Como apagar as informações?
Como apagar as informações?
Apagar o aplicativo do celular não deleta as informações que foram enviadas. Sobre pedidos de usuários para remover seus dados dos servidores, o FaceApp diz que esta é uma prioridade, mas que a equipe de suporte está "sobrecarregada no momento".
Para acelerar o processo, ele sugere que o usuário que queira que as fotos sejam removidas faça o pedido por meio do aplicado seguindo este passo a passo: "Settings->Support->Report a bug”, usando a palavra “privacy” ("privacidade") no título da mensagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário