Na última coluna da série sobre privacidade em redes sociais, Blog ensina a fazer ajustes no Twitter.
Por Ronaldo Prass
Postado em 31 de julho de 2019 às 15h00m
Postado em 31 de julho de 2019 às 15h00m
O Twitter é uma das redes sociais mais populares na internet, uma poderosa ferramenta de compartilhamento de pequenas publicações sobre qualquer assunto, amplamente usado por autoridades, personalidades e veículos de comunicação.
Criado há 13 anos, ele serve como referência sobre a repercussão dos assuntos mais falados na internet com uma lista das tendências do momento. Mas e a privacidade do perfil e das suas publicações?
Na última parte da série sobre privacidade nas redes sociais será apresentado um guia com dicas para proteger a privacidade no Twitter, confira.
- Proteger seus tuítes
- Informações de localização
- Marcação de fotos
- Mensagens Diretas
- Visibilidade de contatos
- Como apagar publicações antigas
1. Proteger seus tuítes
Por padrão, todos os tuítes são públicos, o que significa que qualquer pessoa na rede social pode interagir com eles. No entanto, é possível limitar o acesso direto às publicações, através do filtro de privacidade.
Para acessar as configurações, siga os passos indicados abaixo:
- Abra a sua conta no Twitter e clique no ícone em formato de engrenagem ou clique neste link; marque a caixa de seleção "Proteger seus tuítes".
- Após essa alteração, você receberá uma solicitação sempre que uma nova pessoa quiser seguir o seu perfil.
- Os seguidores anteriores a essa modificação na privacidade ainda poderão ver e interagir com seus tuítes protegidos. Para evitar isso, será necessário bloqueá-los.
Qual é a diferença entre tuítes públicos e protegidos?
Tuítes públicos: são visíveis para todos, independentemente de eles terem ou não uma conta do Twitter.
Tuítes protegidos: visíveis somente para seus seguidores no Twitter. Lembre-se de que seus seguidores ainda poderão capturar imagens dos seus tuítes e compartilhá-las.
2. Informações de localização
Esse item é opcional e vem desativado por padrão. A menos que realmente seja realmente necessário compartilhar a localização de onde o tuíte foi publicado, o ideal é mantê-lo desativado.
Caso queira habilitar essa opção, acesse a página de configurações clique em "Informações de localização" e marque a caixa de seleção "informações de localização a meus tuítes".
3. Marcação de fotos
Desde que o Twitter incluiu a possibilidade de compartilhar imagens, também foi permitido marcar perfis.
Essa opção é semelhante a uma marcação de publicação no Facebook, e pode ser limitada:
- Acesse as configurações;
- Clique em "Marcação de fotos";
- Selecione uma das opções: "Qualquer pessoa pode marcar você" (somente as pessoas que você segue podem marcá-lo) ou "Desligado".
4. Mensagens Diretas
A troca de mensagens internamente é uma maneira de manter contato com os seguidores e o Twitter permite restringir quem poderá se comunicar por meio desse canal.
Para desabilitar essa opção, acesse "Mensagens Diretas" nas configurações e desmarque a caixa de seleção "Receber mensagens de qualquer pessoa".
5. Visibilidade de contatos
A sua conta possui dois tipos de informação pessoal que podem ser usados na autenticação de login: o número do celular ou o e-mail. Essas informações de cadastro também podem permanecer visíveis, como meio de ser encontrado por possíveis seguidores.
Para limitar o acesso à essas informações, localize na página de configurações a opção "Visibilidade e contatos" e desmarque as seguintes caixas de seleção:
- Permitir que outras pessoas encontrem você pelo endereço de e-mail
- Permitir que outras pessoas encontrem você pelo celular
Às vezes expressamos ideias que, depois de algum tempo, deixam de fazer sentido — ou mesmo nos arrependemos de publicações antigas.
Apagar manualmente cada um dos posts no Twitter é uma tarefa árdua, principalmente para os "tuiteiros" de plantão que têm milhares de publicações.
O blog já apresentou em detalhes como apagar publicações em massa no Twitter.
Nenhum comentário:
Postar um comentário