Proprietário entrou com ação na Califórnia alegando que empresa limitou a bateria de veículos mais antigos. Montadora afirma que "prioridade era oferecer a melhor experiência possível".
Por Reuters
Postado em 10 de agosto de 2019 às 20h20m
Postado em 10 de agosto de 2019 às 20h20m
Um proprietário de um Tesla entrou com uma ação contra a fabricante de veículos elétricos, alegando que a empresa limitou a bateria de veículos mais antigos através de uma atualização de software
De acordo com a acusador, a montadora teria feito isso para evitar um recall para consertar baterias defeituosas.
O processo aberto na quarta-feira em um tribunal da Califórnia alega fraude e busca o status de ação coletiva para os potenciais milhares de proprietários do Model S e X em todo o mundo que viram as suas baterias de gerações mais velhas serem subitamente reduzidas para um alcance de, em alguns casos, 64 quilômetros.
Proprietários reclamam
A redução do alcance tem sido um tema em destaque desde maio nos fóruns online de proprietários, como o TeslaMotorsClub.com, no qual muitos proprietários detalham como o alcance das baterias diminuiu.
Os usuários dizem que a Tesla reduziu o alcance, pelo qual eles pagaram a mais, através da atualização de software, desvalorizando o carro, limitando a distância que eles podem viajar e forçando-os a recarregar com mais frequência.
Um porta-voz da Tesla disse que a prioridade da empresa era oferecer a melhor experiência possível ao cliente, com a mais alta consideração pela segurança.
"Uma porcentagem muito pequena dos proprietários dos veículos Model S e X mais antigos pode ter notado uma pequena redução no alcance ao carregar para um estado máximo de carga após uma atualização de software projetada para melhorar a longevidade da bateria", disse Tesla.
A empresa acrescentou que está trabalhando para mitigar o impacto sobre o alcance da bateria dos proprietários afetados e "estão lançando atualizações para abordar essa questão desde a semana passada".
Alguns proprietários que viram seus carros não poderem ter a bateria carregada até 100% buscaram reparação por meio de arbitragem, enquanto pelo menos três venderam seus carros, de acordo com os posts do fórum Teslamotorsclub.com. Outros desativaram o Wi-Fi para evitar atualizações de software que possam afetar a bateria.
"Sob o disfarce de 'segurança' e aumentar a 'longevidade' das baterias dos veículos, a Tesla manipulou seu software com a intenção de evitar seus deveres e obrigações legais com os clientes para consertar, reparar ou substituir as baterias dos veículos, todos os quais a Tesla sabia que eram defeituosos, ainda sim a Tesla não informou seus clientes sobre os defeitos", escreveu o processo.
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