Caso não esteja usando proteção, motorista não poderá aceitar viagens pelo aplicativo. Medida semelhante já havia sido implementada pela Uber em maio.
Por G1
01/06/2020 14h04 Atualizado há uma hora
Postado em 01 de junho de 2020 às 15h10m
Sistema de reconhecimento facial vai avaliar se motorista está usando máscara antes de iniciar corridas. — Foto: Divulgação
A empresa de transporte por aplicativo 99 anunciou nesta segunda-feira (1°) que vai passar a exigir que motoristas estejam usando máscaras antes de iniciarem o trabalho com o app. A checagem será feita por um mecanismo de leitura facial e passará a ser obrigatória a partir do dia 9 de junho.
Segundo a companhia, as medidas foram implementadas há 3 meses na China e foram desenvolvidas pela Didi Chuxing, empresa dona da 99. Passageiros receberão, pelo aplicativo, perguntas para saber se os motoristas estão de máscara.
Já os motoristas vão poder cancelar corridas, caso o passageiro não esteja usando proteção facial. Será solicitada ainda uma declaração de temperatura corporal e condição de saúde, além de pedir que haja álcool em gel no carro.
“O condutor deve fazer uma selfie do rosto para mostrar se a máscara está cobrindo nariz, boca e queixo. Caso seja aprovado, poderá dirigir normalmente. Se não, ele pode regularizar a situação pedindo revisão pelo app”, disse a empresa em nota.
Uma medida semelhante foi implementada pela Uber, concorrente global da Didi, em maio. A Uber incluiu ainda, na tela de avaliação da corrida, a possibilidade de motoristas e passageiros apontarem a falta de máscara, o que pode levar à suspensão da conta caso muitas reclamações sejam feitas.
A 99 está entre as empresas que anunciaram auxílio financeiro para motoristas diagnosticados com Covid-19, além de higienização de automóveis e distribuição de máscaras.
Higienização de carros feita pela 99 no Brasil — Foto: Divulgação
Higienização de carros feita pela 99 no Brasil — Foto: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário