Atualização, que chega primeiro aos aparelhos Pixel, do próprio Google, também vai permitir gravar a tela do aparelho e traz melhorias de desempenho.
Por G1
10/06/2020 14h00 Atualizado há 4 horas
Postado em 10 de junho de 2020 às 18h10m
Google libera acesso a versão beta do Android 11 nesta quarta-feira (10) — Foto: Divulgação/Google
O Google anunciou nesta quarta-feira (10) a versão beta do Android 11, o sistema operacional móvel da empresa. A partir desta quarta, usuários do smartphone Pixel (feito pelo próprio Google, mas não vendido no Brasil) terão acesso ao beta. Aparelhos de outras fabricantes devem ter acesso a partir da próxima semana.
A nova versão traz as seguintes novidades:
- Novo formato do sistema de exibição de mensagens;
- Mudanças nos controles de privacidade;
- Mais conectividade com outros aparelhos inteligentes;
- Desempenho melhorado e novos recursos, como a possibilidade gravar a tela.
Uma das novidades do Android 11 é que o sistema vai agrupar as notificações de aplicativos de mensagens em uma parte separada.
"Isso tornará mais fácil visualizar, responder e gerenciar suas conversas num só lugar. Você também poderá marcar uma conversa como prioritária para nunca perder uma mensagem importante", disse o Google em nota. As conversas importantes serão mostradas na tela de bloqueio mesmo com a opção "Não Perturbe" ativada.
Android 11 terá área exclusiva para mensagens na central de notificações e possibilidade de definir conversas como prioritárias — Foto: Divulgação/Google
Outra novidade relacionada a conversas é o lançamento de uma nova função, chamada Bubbles. Esse recurso vai permitir responder a mensagens sem precisar alterar entre o aplicativo que está aberto no momento e o que contém a mensagem.
Mudanças de privacidade
O Android agora passa a adotar o modelo de permissões únicas de acesso aos recursos do telefone. Por exemplo, a partir da nova versão será possível garantir que um app tenha acesso à câmera, contatos, microfone ou local apenas uma vez — uma função que já estava disponível no iOS, sistema operacional do iPhone.
Assim, o acesso precisa ser garantido toda vez que o aplicativo for utilizado. O Android 11 também vai redefinir as permissões de um aplicativo que não for utilizado por um longo período de tempo e vai enviar um aviso ao usuário sobre isso.
Android 11 vai permitir liberar acesso de aplicativos a recursos do aparelho apenas uma vez. — Foto: Divulgação/Google
Outras novidades
A nova versão conta ainda com gravação de tela, recurso também bastante conhecido do iOS, agora passa a estar disponível como função do sistema operacional.
A atualização também contará com uma nova maneira de controlar e acessar dispositivos inteligentes em casa, além de formas de pagamento. Pressionando o botão de energia de forma prolongada, o Android vai garantir acesso aos dispositivos de casa inteligente e também de métodos de pagamento. "Gostamos de pensar nisso como um 'bolso' para sua carteira digital, chaves e muito mais", afirmou o Google.
A empresa também atualizou o sistema de reprodução de mídia, deixando mais fácil enviar um vídeo ou uma música que está sendo exibida no celular para a televisão, por exemplo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário