"Pesquisa da Shopper Experience, com 1.389 entrevistados, mostra as 46 companhias que se destacam no relacionamento com o público nos setores de consumo, indústria, varejo e serviços."
*\\* Por Letícia Alasse || 13/12/2011
A Nestlé, a Johnson&Johnson, a Apple e a BMW são algumas das empresas que mais respeitam os consumidores brasileiros. É o que aponta uma pesquisa realizada pela Shopper Experience, em parceria com a revista Consumidor Moderno, do Grupo Padrão. O levantamento foi feito com 1.389 pessoas nas cidades São Paulo, Ribeirão Preto, Recife, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte.
Os entrevistados analisaram o índice de respeito ao consumidor de empresas dos segmentos de consumo, indústria, varejo e serviço, qualificando as 46 companhias. A nona edição do estudo ressalta ainda as experiências dos compradores com o e-commerce e atendimento online das marcas. Por meio da opinião do público, também se destacaram Extra, Coca-Cola, Carrefour, Brastemp, Sadia, Natura, Hiper Bom Preço, Petrobras, Bradesco, Correios, Banco do Brasil, Itaú, Nike e C&A.
O estudo analisou os drivers de consumo do brasileiro, agilidade no atendimento, qualidade, correção na data de validade, garantia e condições de embalagem. Os temas avaliados são relacionados à imagem, preços, promoções e ofertas, respeito ao Código do Consumidor, qualidade do vendedor, mecanismo de troca, entrega eficiente, assistência técnica e estrutura física das lojas.
O levantamento apurou ainda quais são as empresas que mais respeitam os consumidores por segmento. Os setores avaliados foram de consumo, indústria/fabricantes, varejo/lojas e serviços. Confira a lista com as companhias mais votadas em cada categoria.
Consumo
Alimentos: Nestlé (93%)
Cerveja: Ambev/ Skol (70%)
Refrigerantes: Femsa/ Coca-Cola (86%)
Higiene e Limpeza: Bombril (82%)
Higiene pessoal e Perfumaria: Johnson&Johnson (96%)
Indústria
Eletrodomésticos: Brastemp (92%)
Eletroeletrônicos: Sony (85%)
Computador pessoal: Apple (94%)
Celular: Nokia (80%)
Carros nacionais: Hyundai (78%)
Carros de luxo: BMW (94%)
Indústria Farmacêutica Medley (85%)
Artigos esportivos: Nike (85%)
Calçados: Arezzo (72%)
Material de construção: Tigre (83%)
Construção e Incorporação: João Fontes (74%)
Varejo
Eletrodomésticos e Eletroeletrônicos: FastShop (86%)
Têxtil / Lojas de Roupas: Marisa (67%)
Hipermercados: Walmart (70%)
Farmácias: Ultrafarma (76%)
Restaurantes/Fast Food/ Quick Service: MC Donald´s (73%)
Loja de Material de Construção: TelhaNorte (71%)
E-commerce: Fastshop (97%)
TV por Assinatura: Sky (81%)
Provedor de Internet: Terra (58%)
Operadora de Telefonia Fixa: TIM (56%)
Operadora de Telefonia Móvel: TIM (58%)
Emissora de TV Aberta: Rede Globo (69%)
Jornais: O Globo (77%)
Editoras/Revistas: Editora Globo (84%)
Serviços
Financeiras/Empréstimo Pessoal: Losango (28%)
Previdência Privada: Caixa (85%)
Bancos de Varejo: Caixa (85%)
Cartão de Crédito (Bandeira): Visa (72%)
Fornecedores de Energia:CEEE – Companhia Estadual de Energia Elétrica (84%)
Gás de Cozinha: Ultragaz (77%)
Gás Encanado: Comgás (66%)
Posto de Combustível: BR Petrobras (84%)
Saúde (Assistência Médica): SulAmérica (63%)
Seguro (Residencial/Automóvel): Caixa Seguros (74%)
Benefício Refeição: VR (66%)
Companhias Aéreas: TAM (63%)
Serviços Públicos: Correios (76%)
Especial
Melhor experiência com as informações obtidas via web: Google (15%)
Melhor Experiência de uso de Redes Sociais via web: Orkut (22%)
Os entrevistados analisaram o índice de respeito ao consumidor de empresas dos segmentos de consumo, indústria, varejo e serviço, qualificando as 46 companhias. A nona edição do estudo ressalta ainda as experiências dos compradores com o e-commerce e atendimento online das marcas. Por meio da opinião do público, também se destacaram Extra, Coca-Cola, Carrefour, Brastemp, Sadia, Natura, Hiper Bom Preço, Petrobras, Bradesco, Correios, Banco do Brasil, Itaú, Nike e C&A.
O levantamento apurou ainda quais são as empresas que mais respeitam os consumidores por segmento. Os setores avaliados foram de consumo, indústria/fabricantes, varejo/lojas e serviços. Confira a lista com as companhias mais votadas em cada categoria.
Consumo
Alimentos: Nestlé (93%)
Cerveja: Ambev/ Skol (70%)
Refrigerantes: Femsa/ Coca-Cola (86%)
Higiene e Limpeza: Bombril (82%)
Higiene pessoal e Perfumaria: Johnson&Johnson (96%)
Indústria
Eletrodomésticos: Brastemp (92%)
Eletroeletrônicos: Sony (85%)
Computador pessoal: Apple (94%)
Celular: Nokia (80%)
Carros nacionais: Hyundai (78%)
Carros de luxo: BMW (94%)
Indústria Farmacêutica Medley (85%)
Artigos esportivos: Nike (85%)
Calçados: Arezzo (72%)
Material de construção: Tigre (83%)
Construção e Incorporação: João Fontes (74%)
Varejo
Eletrodomésticos e Eletroeletrônicos: FastShop (86%)
Têxtil / Lojas de Roupas: Marisa (67%)
Hipermercados: Walmart (70%)
Farmácias: Ultrafarma (76%)
Restaurantes/Fast Food/ Quick Service: MC Donald´s (73%)
Loja de Material de Construção: TelhaNorte (71%)
E-commerce: Fastshop (97%)
TV por Assinatura: Sky (81%)
Operadora de Telefonia Fixa: TIM (56%)
Operadora de Telefonia Móvel: TIM (58%)
Emissora de TV Aberta: Rede Globo (69%)
Jornais: O Globo (77%)
Editoras/Revistas: Editora Globo (84%)
Serviços
Financeiras/Empréstimo Pessoal: Losango (28%)
Previdência Privada: Caixa (85%)
Bancos de Varejo: Caixa (85%)
Cartão de Crédito (Bandeira): Visa (72%)
Fornecedores de Energia:CEEE – Companhia Estadual de Energia Elétrica (84%)
Gás de Cozinha: Ultragaz (77%)
Gás Encanado: Comgás (66%)
Posto de Combustível: BR Petrobras (84%)
Saúde (Assistência Médica): SulAmérica (63%)
Seguro (Residencial/Automóvel): Caixa Seguros (74%)
Benefício Refeição: VR (66%)
Companhias Aéreas: TAM (63%)
Serviços Públicos: Correios (76%)
Especial
Melhor experiência com as informações obtidas via web: Google (15%)
Melhor Experiência de uso de Redes Sociais via web: Orkut (22%)
Nenhum comentário:
Postar um comentário