"Companhia comemora o centenário do primeiro modelo e vive o desafio de transformar a categoria para adaptá-la às necessidades e expectativas dos consumidores."
*//* Por Sylvia de Sá || 16/04/2012
Observar e se adaptar a mudanças
Olhar de perto o comportamento do consumidor e compreender sua relação com o produto foi fundamental para que a Electrolux mantivesse a sustentabilidade dos negócios. Até hoje, a iniciativa é um pilar importante no desenvolvimento do portfólio e na criação de tendências no mercado, por meio de redes sociais ou nos pontos de venda, onde é possível manter o relacionamento com os clientes e demonstrar os benefícios dos produtos.
As características agregadas aos aspiradores de pó ao longo do tempo mostram a preocupação da companhia em perpetuar o negócio, atendendo necessidades que se modificam com o tempo. “O segredo é alinhar o produto às tendências e expectativas. O consumidor de 100 anos atrás é muito diferente do de hoje. A sociedade muda, as necessidades e as experiências das pessoas também mudam e isso faz com que os produtos tenham que reagir e se adaptar”, ressalta Luiz Serafim, Head de Marketing Corporativo da 3M do Brasil e autor do livro “O Poder da Inovação”, lançado pela Editora Saraiva, em entrevista ao portal.
Evolução do portfólio
Em 100 anos, o portfólio evoluiu e mais de 350 milhões de peças foram vendidas globalmente. Em 1921, nove anos após o lançamento do Lux 1, foi introduzido o próximo modelo de aspirador de pó, o V, em formato de trenó, o que facilitava a mobilidade do aparelho. Outro marco, este nos anos 1960, foi o lançamento do Luxomatic. O aspirador tinha como principal atributo a modernidade, baseada em elementos como dispositivo para enrolar o fio, rodas, saco para pó feito de papel auto-selante e indicador de volume de pó.
Destaques como a linha Ergorapido mostram o alinhamento da Electrolux ao mercado. Em 2011, segundo dados da GfK, o mercado de aspiradores de limpeza rápida cresceu 150% no Brasil. Atualmente, a empresa tem como principais focos o pensamento “verde”, a economia de energia e o desenvolvimento ambientalmente responsável, com modelos como o UltraSilencer Green e o Flex Green, constituídos de plástico reciclado, ou a linha conceito “Vac from the Sea”, com aspiradores feitos de resíduos retirados dos oceanos.
Para manter a inovação, os itens devem refletir as mudanças da sociedade e se adaptar à expectativa, sem deixar de surpreender. “Hoje os eletrodomésticos podem se transformar absolutamente, não só em valor agregado e tecnologia, como em design. As empresas fabricantes que conseguem captar as necessidades futuras, às vezes não articuladas pelo consumidor, e identificar as oportunidades para melhorar as experiências saem na frente”, diz Serafim, da 3M.
Nenhum comentário:
Postar um comentário