"Com pouco mais de um ano no Brasil, site fechou 2011 com 72 milhões de visitas e pretende dobrar esse número em 2012. Empresa já expandiu suas atividades para América Latina e México."
*||* Por Leticia Muniz || 05/06/2012
Com mais de 3,6 milhões de visitantes únicos no ano passado, 400 marcas diferentes e um portfólio composto por 25 mil produtos à venda, a Dafiti chega ao posto de uma das maiores varejistas online de moda e acessórios do país. A proposta inicial dos sócios era vender sapatos, no entanto, as linhas de produtos foram ampliadas com as roupas e, desde o mês passado, também com cosméticos e artigos de cama, mesa e banho.
Desconfiança do consumidor
Outro ponto analisado foi a habitual desconfiança do consumidor brasileiro com relação às compras na internet. Para driblar esse entrave, foi estruturado um canal telefônico para os atendimentos de pré e pós venda. Além disso, a loja virtual adotou o frete grátis e a devolução e troca de produtos sem custo para o cliente.
“Fizemos vários estudos e percebemos que no Brasil as pessoas não devolvem tanto as compras, ao contrário dos americanos e europeus. Por isso vimos que podíamos trabalhar com a troca e devolução grátis. Notamos também que o volume de ligações no SAC é bem grande, o que mostra uma certa desconfiança no início. Mas, depois que compra pela primeira vez, o consumidor se torna fiel”, completa Huffmann.
Público Alvo
A Dafiti foi criada para atender, primeiramente, os públicos das classes A e B, no entanto, as vendas já se estenderam para a Classe C, novo foco da loja virtual. O Marketing também deixou de ser apenas digital e chegou à TV.
O desempenho indica que a companhia pode ser considerada um case incomum de sucesso, com crescimento rápido e taxa de aceitação muito alta. “A Dafiti é a empresa online de crescimento mais rápido do Brasil. Um dos pontos é a natureza dos sócios, que não são apenas brasileiros, o que faz com que eles tenham experiência no exterior. Não se trata de um modelo inovador. Eles pegaram um modelo de sucesso no exterior e implantaram no Brasil”, comenta Fernando de La Riva, especialista em Negócios Digitais e Diretor-Executivo da Concrete Solutions, em entrevista ao Mundo do Marketing.
A Dafiti tem uma fórmula europeia de negócios e entrou no país em busca de um mercado que ainda não estava explorado e podia abrigar um grande player. O conceito adotado é o de fast movers, sem focar na inovação, mas baseado em negócios de sucesso já estabelecidos.
“Provavelmente nunca nesse setor alguém conseguiu montar um negócio em tão pouco tempo. Eles começaram com um direcionamento mais focado e isso talvez tenha permitido o primeiro crescimento e, agora, estão ampliando o portfólio. O espaço estava aberto para ser explorado de uma forma brilhante. Vale lembrar que o ano em que eles cresceram foi um período de grande distúrbio para os varejistas do e-commerce brasileiro”, afirma de La Riva.
O objetivo da Dafiti é continuar crescendo no país e fora dele. A empresa já expandiu suas atividades para Argentina, Chile, Colômbia e México, para onde pretende levar o mesmo sucesso do Brasil.
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