"Trazendo conceito norte-americano e europeu de alimentação saudável, grupo amplia portfólio de negócios com restaurante. Até o fim de 2012 serão mais nove lojas, entre franquias e próprias."
*|\* Por Isa Sousa | 20/06/2012

Hoje, o setor de alimentação saudável no Brasil movimenta R$ 40 bilhões e deve crescer 40% até 2015, atingindo uma marca superior a R$ 50 bilhões, de acordo com dados do Euromonitor. Partindo da análise de mercado, com pesquisa detalhada que ouviu 2.700 consumidores, além da própria experiência, o Verdano abriu a primeira franquia recentemente no Shopping Nova América, em Del Castilho, zona norte carioca, e, em agosto, abre uma loja própria no BarraShopping, também no Rio.
A expectativa do grupo é que até o fim de 2012 oito novas lojas sejam abertas, prioritariamente em shopping centers. O custo inicial para futuros franqueados é de R$ 320 mil, em shopping, e R$ 400 mil, em lojas de rua. A taxa de franquia custa R$ 50 mil.
Apostando em franquias
Até 2016, a expectativa do restaurante com alimentação saudável é que 150 lojas estejam abertas, a princípio, no Rio de Janeiro, Grande São Paulo, interior paulista e, posteriormente, em outros estados do Sudeste e Nordeste. Os pontos de venda serão subdivididos em 120 franquias e 30 lojas próprias.
A expansão das franquias também pode ser exemplificada pela feira ABF Expo Franchising, realizada em São Paulo na última semana. Até então considerada a segunda maior do ramo, em 2012 ela superou a marca de 60 mil visitantes e quase 500 expositores, chegando ao topo do ranking.
“O mercado está muito aquecido e tudo indica que vai continuar crescendo. A participação de 60 mil pessoas em uma feira de franchising é exemplo disso. Embora a situação do Brasil não esteja brilhante economicamente, o fato é que estamos muito melhor do que outros países. Ainda teremos muito movimento nos próximos anos”, avalia Marcelo Cherto, Presidente do Grupo Cherto, em entrevista ao portal.
Conceito internacionalO conceito de fresh food utilizado pelo Verdano buscou inspiração em redes de alimentação saudável nos Estados Unidos e Europa. Com preparação ágil e prática, o restaurante optou por não usar o fast food, relacionado mais à comida pouco saudável do que de fato à alimentação rápida. O londrino Pret a Manger, criado em 1986 e com 300 pontos pelo mundo, foi um dos principais exemplos.
Outro ponto que tem facilitado a visibilidade e aceitação do restaurante saudável é a credibilidade da marca Mundo Verde. Com 25 anos no mercado, a empresa conquistou consumidores e leva os mesmos conceitos ao Verdano.
“O Mundo Verde já tem uma imagem positiva e, atualmente, até mesmo empresas de fast food, como o McDonald’s, têm inserido em seu cardápio saladas e frutas, exemplo claro de que a linha de alimentação saudável está se expandindo. Portanto, o Mundo Verde tem mais razão ainda em lançar o Verdano. Vejo com muitos bons olhos a expansão da rede”, analisa Marcelo Cherto.
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