"RADAR INTERNACIONAL"
A Motorola desenvolve um smartphone que pode ser montado. O Project Ara é uma plataforma aberta de hardware que permite a inclusão ou troca de peças em formatos modulares. Cada módulo terá os componentes responsáveis por uma função do telefone como memória e processador, por exemplo.
Estes blocos poderão ser desenvolvidos por outras companhias, startups e desenvolvedores, e o consumidor poderá reconfigurar o seu aparelho da maneira que achar melhor, apenas trocando os seus módulos por outros.
A Project Ara partiu de um projeto conhecido como Phonebloks, que foi desenvolvido de forma independente por Dave Hakkens. Após apresentá-lo a inúmeras companhias, a Motorola se interessou pela ideia. Nesta semana, um vídeo foi publicados nas redes sociais explicando o conceito ao público.
Além de dar maior liberdade ao consumidor, a ideia do Phonebloks também pretende combater o desperdício na fabricação de componentes e o descarte de peças e aparelhos antigos.
A companhia pretende disponibilizar um kit de desenvolvimento para empresas e desenvolvedores interessados em produzir módulos nos próximos meses, mas ainda não há previsão de quando a nova plataforma chegará ao mercado. Os Phonebloks rodarão o sistema Android. Assista ao vídeo abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário