por João Kurtz
Para o TechTudo
24/09/2016 07h00 - Atualizado em 24/09/2016 07h00
Postado em 28 de setembro de 2016 às 23h15m
O Muzo é um dispositivo que promete acabar com os problemas de quem vive cercado por barulho. O aparelho é capaz de detectar o som ambiente e produzir ondas sonoras que o abafam, criando um meio mais silencioso e com menos ruídos.
Segundo os desenvolvedores, o gadget também pode criar uma espécie de bolha de privacidade para pessoas estranhas não escutarem sua conversa em restaurantes ou locais públicos.
Sistema de segurança smart cabe na palma da mão e alerta para movimentos
O eletrônico funciona ao ser anexado a janelas ou outras superfícies planas que facilitem a propagação das ondas sonoras. A intensidade pode ser controlada facilmente através de um aplicativo para smartphones Android ou iPhone (iOS).
Muzo cria "bolha" para impedir que conversas sejam ouvidas
por terceiros (Foto: Divulgação/Celestial Tribe)
Toda a tecnologia fica armazenada em uma pequena caixa de 32 x 75 x 165 mm com peso de cerca de 350g. O Muzo se conecta nos smartphones através de Bluetooth 4.0 e possui bateria recarregável através de cabo microUSB com duração estimada de até 20h de uso, segundo a fabricante. O cabo também pode ser usado para atualizar o firmware quando necessário.
Ao ligar o aparelho o usuário pode escolher entre três modos. O primeiro deles, chamado Serenity, é usado para reduzir ruídos externos, criando um ambiente mais silencioso com o sistema de anti-vibração. Já o Sleep pode reproduzir sons que ajudam a dormir e, pela manhã, funcionam como alarme.
Há ainda o modo Secret, criado para funcionar como uma espécie de bolha de privacidade, que permite que duas pessoas conversem sem medo de outros escutarem o que é falado. A área protegida também pode ser regulada através de aplicativo.
Caixa promete bloquear som ambiente usando vibrações
(Foto: Divulgação/Celestial Tribe)
Apesar da proposta interessante, o Muzo despertou desconfiança de alguns internautas. Discussões em fóruns mostram que os usuários não acreditam na funcionalidade, que lembra bastante aparelhos vistos em filmes de ficção científica.
O questionamento principal ocorre em relação a tecnologia usada para o cancelamento de ruídos, que só funcionaria eliminando algumas variáveis, como a posição do usuário, que precisa ser fixa para bloquear os sons corretamente.
Confira no vídeo abaixo o projeto do Muzo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário