Total de visualizações de página

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Cisco: 67% dos varejistas estão investindo na transformação digital


Ana Rita Guerra, 
2017/01/19, 15:00
Postado em 19 de janeiro de 2017 às 21h00m
GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013

A pesquisa The Current State of Digital Readiness in Retail, realizada pela Cisco com executivos do varejo em todo o mundo, incluindo 30 do mercado brasileiro, revela diferenças significativas em estratégia regional nos investimentos atuais em tecnologias e prioridades digitais.

O estudo indica que 67% dos varejistas do Brasil estão investindo a fim de se preparar para a transformação digital, em comparação aos varejistas norte-americanos (51%). 

Os varejistas no mercado brasileiro estão mais focados em investir em tecnologias que possam auxiliá-los nos indicativos para as próximas tomadas de decisão (como a utilização de ativos e gerenciamento de energia) mesmo que eles ainda não estejam prontos para implementar tecnologias mais inovadoras.


Os dados revelam que investimentos em tecnologias que favoreçam a experiência do cliente representam uma tendência maior no Brasil em relação aos EUA (46% contra 40% das prioridades de investimentos). Já em inovação, a fatia maior está na América do Norte (34% contra 19% das prioridades de investimentos).
Outro ponto é que 65% dos investimentos feitos pelo segmento são em tecnologias relacionadas à experiência do consumidor e inovação, enquanto que 6% dos investimentos são dedicados a tecnologias de produtividade dos funcionários.

Tecnologias como data centers, segurança, plataformas tecnológicas simplificadas para lojas, conectividade, cloud computing, colaboração e Xaas (Tudo como Serviço) estão entre as prioridades de investimento em grande parte das varejistas em todo o mundo. 

Isso mostra que os varejistas estão preparadas para a disrupção digital e criando uma base, para que tenham suas estruturas prontas para movimentos de investimentos posteriores para as fases de diferenciação e definição, destaca João Paulo Albuquerque Melo, gerente geral da divisão de indústria de consumo da Cisco para América Latina.

Ainda de acordo com João Paulo, o mercado varejista precisa adaptar sua estratégia. O Brasil é um país que responde muito bem a questão do relacionamento direto com o consumidor. Mesmo em um segmento que busca recuperar seu fôlego, investir em tecnologias que possibilitem a disrupção é fundamental na geração de novas oportunidades e se reinventar em uma época difícil da economia do país, explica.

Dados mundiais
Segundo o estudo, 30% dos varejistas ainda têm atitudes reativas ao invés de serem proativos sobre a transformação digital. E o mais importante é que eles não estão vivenciando totalmente a experiência da digitalização por priorizarem seus investimentos em tecnologias de experiência com consumidor, em maior proporção do que em plataformas de produtividade de seus funcionários. 

Trata-se de uma análise diferenciada em relação ao mercado brasileiro. Segundo a pesquisa, o mercado mundial de varejo está perdendo o equivalente a US$ 187 bilhões com essa postura.

A análise destaca a oportunidade para o varejo mundial em gerar mais de US$ 506 bilhões de movimentação se investido de forma eficiente em transformação digital. Os varejistas precisam progredir na digitalização de suas forças de trabalho e na operação de forma equilibrada, em conjunto com a experiência com o cliente e inovação para se posicionar de forma significativa no mercado varejista, finaliza o executivo da Cisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário