Total de visualizações de página

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Conheça as diferenças entre os processadores da sétima geração da Intel


Filipe Garrett
por
Para o TechTudo
09/01/2017 06h00 - Atualizado em 09/01/2017 06h00
Postado em 11 de janeiro de 2017 às 23h30m
GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013
A Intel lançou a linha de seus novos processadores, completando a sétima geração dos Core i, com mais de 40 opções diferentes de CPUs. 

Essa grande quantidade de processadores é dividida em grupos e, ao longo do texto abaixo, você vai descobrir como separar um do outro e entender direitinho para que cada tipo de processador se destina. Dessa forma, na hora de considerar investir num PC novo ou naquele upgrade, você pode focar naquilo que vai atender melhor as suas necessidades.

Saiba o que é processador e qual sua função
Antes de discutir cada um dos grupos, basta entender a fórmula pela qual a Intel nomeia seus produtos: há uma combinação de letras e números formando o nome do chip. Por exemplo, o Core i7 7700K é de sétima geração (primeiro 7) e faz parte da série K.

Série U: ultrabooks com Iris Graphics
Processadores U recebem reforço da GPU Iris Pro em alguns modelos (Foto: Divulgação/Intel)
Processadores U recebem reforço da GPU Iris Pro em 
alguns modelos (Foto: Divulgação/Intel)

Processadores com nomes com a letra U se referem a versões ultra low-voltage, ou seja, de baixo consumo de energia. Por essa razão, são mais comuns em notebooks, especialmente aqueles com pegada mais portátil, como ultrabooks. Os processadores U também aparecem em outros dispositivos em que o calor precisa ser controlado rigorosamente, como mini PCs.

A linha oferece 13 modelos diferentes, dos quais os grandes destaques são o Core i7 7567U, que vai de 3.5 a 4 GHz e tem GPU Iris Plus Graphics. Outro exemplar interessante, e que tem tudo para atingir a mesma popularidade de antecessores diretos, como o i7 5500U e i7 6500U, é o Core i7 7500U, com velocidades de 2.7 a 3.5 GHz.

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular.

Série H: processadores quad-core para notebooks
Série H conta com os processadores parrudos da Intel para notebooks (Foto: Divulgação/Intel)
Série H conta com os processadores parrudos da Intel 
para notebooks (Foto: Divulgação/Intel)

A série H destina-se a notebooks que precisam de maior capacidade de processamento, em detrimento do consumo e do aquecimento. São a família de chips ideal para laptops gamers e workstations.

A linha H conta com sete variações no portfólio da Intel e os mais interessantes são os Core i7 7920HQ (3.1 a 4.1 GHz) e Core i7 7820HQ (2.9 a 3.9 GHz).

Séries K, S e T: para desktops
Processadores para desktop se dividem nas séries K, S e T (Foto: Divulgação/Intel)
Processadores para desktop se dividem nas 
séries K, S e T (Foto: Divulgação/Intel)

Quem procura comprar um processador de sétima geração da Intel terá de escolher, basicamente, entre essas três séries. Os modelos da linha T, por exemplo, se destinam a desktops comuns: baixo consumo e opções de dois ou quatro núcleos fazem parte dessa linha. É uma série de produtos voltada mais para o custo-benefício do que para a performance bruta.
Os processadores S não são uma linha oficial da Intel porque definem aqueles que são batizados apenas com números, como o Core i7 6600 da sexta geração (por conta da forma como a Intel planeja seus lançamentos, chips sem letra na nomenclatura acabam pertencendo a essa série S, que contempla uma grande variedade de opções)

Entre os destaques, o Core i7 7700 e Core i5 7500, processadores que podem ser alternativas de custo-benefício melhor para quem não liga para overclock.

Por fim, há os modelos K. Essa série abriga os processadores top de linha de cada arquitetura da Intel: são sempre os que têm acesso a um conjunto maior de tecnologias e que permitem overclock. Embora o top de linha, Core i7 7700K mereça atenção, o queridinho da família deve ser o dual-core i3 7350K, que promete dar acesso ao overclock para consumidores de orçamento mais restrito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário