Total de visualizações de página

quinta-feira, 2 de março de 2017

Existe diferença entre Raspberry Pi fabricado na Inglaterra e na China?


Filipe Garrett
por
Para o TechTudo
27/02/2017 06h00 - Atualizado em 27/02/2017 06h00
Postado em 02 de março de 2017 às 23h10m
GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013
O Raspberry Pi 3 tem sido alvo de uma lenda urbana que diz que a versão da placa fabricada na Inglaterra é superior àquela montada na China. Parecem dar sustentação ao boato de que a versão inglesa é mais cara do que a chinesa e uma série de relatos de difícil comprovação de que a placa européia roda melhor do que aquela produzida em solo chinês.

Google pode desenvolver ferramentas smart para Raspberry Pi em 2017
A seguir, você vai entender porque o boato não tem muita sustentação. Confira nossa análise e fique tranquilo na hora de comprar o Raspberry Pi, seja ele inglês ou chinês.

Existe diferença nas placas?
Raspberrys fabricados na China e Inglaterra não possuem diferenças no hardware  (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)
Raspberrys fabricados na China e Inglaterra não possuem 
diferenças no hardware (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)

A única diferença realmente perceptível está na caixa e nos manuais que seguem em seu interior. Neles constará a informação referente à fabricação no Reino Unido, ou na China.

Mas em relação ao Raspberry Pi em si, não há diferenças: o processador, chip gráfico, demais componentes e módulo de memória RAM são rigorosamente os mesmos para placas fabricadas na China e na Inglaterra.

Origem dos componentes
Para entender melhor, basta considerar que itens como processadores e controladores de diversos tipos, como os que são usados no Raspberry Pi, são produzidos em poucas fábricas do mundo. No caso do processador e GPU da placa, eles são fabricados por diversas indústrias, em sua maioria localizadas na China, como GlobalFoundries (com fabricas na Alemanha e em Cingapura) e TSMC (em Taiwan).
Processador do Raspberry Pi é desenhado pela Broadcom, mas fabricado por companhias localizadas na Ásia, como GlobalFoundries e TSMC  (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)
Processador do Raspberry Pi é desenhado pela Broadcom, 
mas fabricado por companhias localizadas na Ásia, como 
GlobalFoundries e TSMC (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)

Basicamente, a origem da CPU de qualquer Raspberry Pi, seja ele inglês ou chinês, pode ser traçada até alguma fabrica na Ásia. E o mesmo vale para uma série de componentes presentes na placa. 

Quando alguém fala sobre um Raspberry Pi inglês ou chinês, está se referindo ao país em que a placa foi montada, não onde todos os seus componentes e peças foram fabricados. Não existe, por exemplo, Raspberry Pi com processador fabricado no Reino Unido.
A noção de que Raspberrys seriam diferentes conforme a origem é análoga a dizer que o PlayStation 4 fabricado no Brasil é melhor, ou pior, do que aquele fabricado na China – os únicos países do mundo em que a Sony fabrica o console. Em ambos os casos, os componentes, como o processador da AMD e as memórias GDDR5, têm origem em no mesmo complexo industrial asiático de onde saem os processadores do Raspberry.

De onde vem a lenda?
A origem pode ser traçada a relatos antigos (anteriores ao Raspberry Pi 3) de pessoas que supostamente teriam em mãos as versões inglesa e chinesa de um Raspberry e encontraram diferenças de performance entre elas.

Outro argumento recorrente, ainda que mais subjetivo, são os preços: ao importar um Raspberry da Inglaterra, a tendência é um valor mais alto em virtude do câmbio desfavorável em relação à libra esterlina e ao euro. Além disso, em geral, serviços de frete da Inglaterra ao Brasil são sensivelmente mais caros do que aqueles da China.

No Brasil, vendedores acabam explorando essa noção de que mais caro é melhor e de que a origem inglesa da placa lhe confere um padrão de qualidade superior.

Diferenças de performance e qualidade
Ideia de que o Raspberry Pi inglês é melhor é só conversa de vendedor: fique esperto (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)
Ideia de que o Raspberry Pi inglês é melhor é só conversa 
de vendedor: fique esperto (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)

É possível que uma placa comprada na China tenha desempenho inferior à uma comprada na Inglaterra. E vice-versa: o processo de fabricação de eletrônicos e semicondutores, especialmente de baixo custo como é o caso do Raspberry Pi e seu processador, está sujeito a variações de qualidade.

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular.

Entretanto, isso está diretamente relacionado ao meio pelo qual componentes, como processador e memória, são fabricados, muito antes de irem parar em uma placa, quer seja na Inglaterra ou na China.

Nenhum comentário:

Postar um comentário