Total de visualizações de página

terça-feira, 28 de março de 2017

Hackers aplicam golpes usando falsas promoções no Facebook


Mafalda Freire, 
2017/03/28, 09:15
Postado em 28 de março de 2017 às 14h05m
GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013

A PSafe alerta que os cibercriminosos estão desenvolvendo uma nova forma de aplicar golpes através de falsas ofertas de grandes marcas varejistas, como Casas Bahia e Ponto Frio, no Facebook.

Segundo a empresa de cibersegurança, quando as vítimas clicam no link dessas promoções são direcionados para uma página falsa contendo a oferta. Se o usuário decidir fazer a compra, não só fornece os dados bancários aos criminosos como não vai receber nada em troca. Os hackers chegam a responder na rede social às dúvidas dos usuários para dar uma falsa sensação de segurança e garantia.


Os cibercriminosos ganham, assim, acesso aos dados bancários e ficam aptos a realizar diversas ações que podem causar danos financeiros avultados ao consumidor.

Esse tipo de golpe tem se tornado cada vez mais frequente por não requerer alto nível de conhecimento técnico por parte dos hackers. Além disso, por meio dele, é possível aproveitar-se da popularidade de grandes marcas para atrair um alto número de vítimas.
Para se ter uma ideia, em apenas uma semana a página falsa de ofertas de um dos varejistas conquistou mais de seis mil seguidores, comenta Emilio Simoni, gerente de Segurança da PSafe.

Os especialistas da PSafe recomendam que fique atento a este tipo de promoções. Quando a promoção não for anunciada em canais oficiais da marca ou redirecionar o usuário para outras páginas, desconfie. Se mesmo assim quiser participar, certifique-se de que a promoção é real ao entrar em contato diretamente com a empresa via canais oficiais. Nunca realize a compra, disponibilize dados pessoais ou propague links antes de fazer esta checagem, explica o executivo.

No total, a PSafe identificou mais de 100 perfis falsos com esse tipo de oferta no Facebook e reportou as fraudes para que a rede social efetue o bloqueio das páginas.
---------------------------------------------
----------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário