Total de visualizações de página

domingo, 5 de março de 2017

Novo robô do Google usa rodas para correr e pular obstáculos como atleta


Isabela Giantomaso
por
Para o TechTudo

03/03/2017 06h00 - Atualizado em 03/03/2017 06h00
Postado em 05 de fevereiro de 2017 às 21h30m
GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013
A Boston Dynamics, empresa de robótica do Google, revelou seu mais novo projeto: o robô híbrido Handle. Com quatro patas, mas duas rodas traseiras, o androide aparenta ser uma mistura entre um hoverboard e o Atlas, modelo apresentado pela fabricante em 2016 capaz de operar sob estresse em situações inesperadas.

O que são redes neurais e como elas podem revolucionar a robótica
Em imagens divulgadas do Handle, o robô corre e pula obstáculos com facilidade, como um atleta de parkour. Além disso, o projeto faz manobras em pistas molhadas e com gelo sem derrapar ou precisar de ajuda dos dois “braços” dianteiros.
Handle pode andar em qualquer superfície e carregar até 50 kg (Foto: Divulgação/Boston Dynamics)
Handle pode andar em qualquer superfície e carregar 
até 50 kg (Foto: Divulgação/Boston Dynamics)

Segundo a Boston Dynamics, o Handle utiliza princípios de dinâmica, equilíbrio e manipulação já encontrados em robôs anteriores, mas agora menos complexo, com apenas dez articulações. Com os braços, o novo androide de 2 metros aguenta objetos de até 50 kg e pode correr por 24 km em uma única carga.

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular.

O andar e o formato do robô da empresa do Google lembram a forma humana, o que pode assustar quem tende a pensar nas atividades em que androides podem substituir homens e mulheres. Com o diferencial das rodas, que entregam velocidade a qualquer atividade necessária, o Handle alcança até 14 km/h em poucos segundos e pode saltar até 1 metro na vertical.
Handle pula obstáculos e corre em até 14 km/h (Foto: Divulgação/Boston Dynamics)
Handle pula obstáculos e corre em até 14 km/h 
(Foto: Divulgação/Boston Dynamics)
Apesar de ainda ser um projeto, assim como outros modelos apresentados anteriormente pela empresa, o Handle pode ajudar a observar como estão os avanços da robótica no mundo e o que esperar dos robôs no futuro. Para os desenvolvedores do androide, as especificações atuais o tornam superior e promissor.

Rodas são eficientes em superfícies planas, enquanto as pernas podem ir praticamente a qualidade lugar: combinando rodas e pernas o Handle pode ter o melhor dos dois mundo, afirma a Boston Dynamics no vídeo de divulgação do novo robô.
Via Boston Dynamics

Nenhum comentário:

Postar um comentário