Por Raquel Freire, para o TechTudo
Evento de lançamento será transmitido ao vivo pelo Google direto de Nova York.
Android 8 (O) já tem data de lançamento: 21 de agosto, a próxima segunda-feira. O evento começará às 15h40, pelo horário de Brasília, e será transmitido ao vivo pelo Google, diretamente de Nova York. A chegada do novo Android irá coincidir com o primeiro eclipse a cobrir todo o território dos Estados Unidos desde 1918, razão pela qual a página da empresa traz informações sobre o fenômeno.
O anúncio aumentou os indícios de que a versão 8.0 do sistema se chamará Oreo. No início desta sexta-feira (18), o perfil oficial da companhia postou um vídeo no Google+ com nome de "GoogleOreo_Teaser". Depois, a postagem foi substituída por um arquivo chamado "Octopus Teaser", o que aparenta ser uma manobra para despistar os rumores. Veja, a seguir, o que esperar do sistema.
Android O tem data oficial de lançamento para a próxima
segunda, 21 (Foto: Divulgação/Google)
Otimização de bateria
Em sua primeira prévia, lançada em 21 de março, o Google demonstrou uma versão com foco em otimização de bateria e navegação. Para economizar energia, o Android O permitirá que o usuário controle o funcionamento de aplicativos em segundo plano, limitando os recursos de apps com alto consumo, como é o caso do Facebook.
A empresa também incentivou os desenvolvedores a aprimorarem seus programas, de maneira que gastem menos bateria.
Velocidade
De acordo com a gerente de produto do Android, a inicialização do próximo sistema será duas vezes mais rápida do que no Android 7. O recurso para economia de bateria também tende a melhorar o desempenho, já que os aplicativos gastarão menos recursos.
Visual
A interface não sofrerá mudanças radicais, mas a navegação será aprimorada. Já em março o Google adiantou a capacidade de agrupar notificações de acordo com temas, o que deixará a cortina do sistema mais limpa. Dessa forma, alertas de mensageiros distintos, como Allo, Messenger e WhatsApp, poderão ser exibidos em um só grupo.
Android O irá agrupar notificações de acordo com tema
(Foto: Divulgação/Google)
Recursos
O sistema trará um novo modo Picture In Picture (PiP), que já fazia parte do Android TV e de dispositivos com as modificações da Samsung. O recurso inaugura a capacidade de executar aplicativos e vídeos numa miniatura flutuante na tela, permitindo que o usuário veja um conteúdo do YouTube enquanto conversa pelo Messenger, por exemplo.
Outra novidade está no Autofill, um recurso de preenchimento rápido de formulários e senhas. Além disso, o suposto Oreo irá selecionar automaticamente endereços e números de telefone, dispensando o toque longo para copiar e colar.
Preenchimento de formulários e seleção automática de endereços
estarão presentes no Android 8 (Foto: Reprodução/Google)
Google Assistente
A nova geração do sistema vem com a Google Assistente, a versão aprimorada do Google Now. Porém, é importante ressaltar que ela não é exclusividade do Android O: a assistente de voz já começou a ser liberada e funciona também em aparelhos com Android 6 e Android 7.
As principais novidades no software de inteligência artificial estão na capacidade de receber comandos por meio de texto e em conseguir manter conversas com os internautas. A Google Assistente chega ao Brasil falando português, o que é um avanço em relação à versão anterior do serviço.
Google Assistente está presente no Android 8
(Foto: Thássius Veloso / TechTudo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário